segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Doutrina do Amor



“Ouvistes que foi dito: amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;” Mateus 5: 43,44

Essa é uma das maiores verdades da personalidade de Deus: o amor! Deus nos ama incondicionalmente. Ele nos ama através da sua graça e misericórdia. Se precisássemos agir de alguma forma para que só a partir dessa ação Deus viesse a nos amar, decerto que não receberíamos o amor de Deus. Nós somos falhos; contudo, Deus nos ama independentemente de nossas falhas.

A Palavra de Deus nos ensina que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16. Ora, o amor de Deus é tão indescritível que não se consegue mensurar: Deus amor o mundo de tal maneira... Esse amor imensurável, que ninguém consegue sequer imaginar, é o que Deus tem por nós!

A partir dessa verdade chegamos à conclusão de que é assim que devemos agir: amando uns aos outros, como Deus nos ama! Alguém pode dizer: mas eu não sou Deus! Tenho meus defeitos e não sou perfeito! Corretíssimo; e nem eu estou dizendo que você é Deus. Mas precisamos entender que fomos criados à sua imagem e semelhança! E essa imagem e semelhança é muito mais interior do que exterior! Deus nos ensina que precisamos seguir o exemplo do seu amor: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mateus 5:48”.

O versículo-chave nos ensina que devemos amar nossos inimigos. Que ensinamento diferente; o qual vai totalmente na contra-mão de tudo o que a humanidade já viu! Mas esse é o divino desejo de Deus. Ora, precisamos ser diferentes do que acontece nesse mundo tão cruel. O pior dos criminosos preza por sua família e entes queridos. Então, o que nos diferencia dessas pessoas tão hostis? O que nos diferencia é o amor pelo próximo e ponto final, independente se é um amigo ou inimigo. Ora, mas isso é, de fato, possível? Com toda certeza que sim! Se não fosse Deus não nos teria ensinado.

Meus caros, quando nós amamos alguém, nós cuidamos, preocupamo-nos, queremos que o bem seja derramado na vida dessa pessoa. Quando amamos alguém, oramos por essa pessoa! Você tem orado pelos que lhe perseguem? Se houvesse um pouquinho só desse amor que Jesus Cristo nos ensina, o mundo não seria tão mau como é nos dias de hoje!

Você já observou o que um boxeador faz quando está apanhando muito? Ele se utiliza de uma técnica chamada clinch, ou seja, ele se abraça com seu oponente para parar de apanhar tanto! Quantos de nós tem se abraçado com aqueles que nos perseguem, com aqueles que nos estão batendo? Quantos de nós tem amado aqueles que nos perseguem?

Alguém disse bem que o amor é o “sistema circulatório” do corpo de Cristo.

Ora, até mesmo com relação aos dons espirituais, há a necessidade do amor, sendo que sem este, tais dons se reduzem a nada: “E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 1 Coríntios 13:3.

O amor é também um fruto do Espírito Santo: “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra essas coisas não há lei. Gálatas 5: 22,23”. Observe que o primeiro fruto do Espírito Santo é o amor! Ele é necessário em todos os outros.

Desejo que você tenha um excelente dia, amando verdadeiramente o seu próximo, fazendo, assim, a vontade de Deus! Ele ama a todos nós! Devemos seguir a sua perfeita vontade, para que conheçamos cada vez mais esse Deus maravilhoso que nos criou! Esse Deus maravilhoso que nos ama incondicionalmente!

Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:14”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Humildade: Sentimento em Extinção!



“O galardão da humildade e do temor do Senhor é riquezas, e honra e vida.” Provérbios 22: 4

Infelizmente, em nossos tempos atuais, ser humilde, para a maioria das pessoas, é ser fraco! É ser indefeso! Nos dias de hoje, pedir desculpas ou ter a humildade de assumir um erro é sinal de fragilidade, de incapacidade de ter “brio próprio”, como se agir de maneira humilde fosse o maior dos deméritos.

A Palavra de Deus nos ensina, em diversos momentos, que devemos ser humildes de coração. Isso não quer dizer que devemos ser fracos, ou indefesos; nem que devemos adotar uma postura de falsa humildade, onde as pessoas se fazem de coitadinhas e de incapazes pra vender a seguinte imagem: Nossa! Como ele é uma pessoa humilde!

Humildade, na verdade, é a virtude pela qual reconhecemos efetivamente as nossas capacidades, sem a necessidade de constantemente as exaltarmos! Sem que seja necessário que joguemos confetes em nós mesmos para que nossas virtudes sejam devidamente reconhecidas.

Percebam que a humildade está estritamente relacionada ao temor do Senhor: O galardão da humildade e do temor do Senhor (...). Quando reconhecemos a postura do Cristo em sua vinda à Terra, verificamos quão humilde Jesus Cristo foi. Ora, ele era o Filho de Deus, e mesmo assim lavou os pés de seus discípulos: “levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. João 13:4,5”. Os servos judeus não lavavam os pés de seus senhores; às vezes, os escravos gentios faziam esse serviço. No entanto, o Filho do Deus Altíssimo que criou tudo o que existe, estava lavando os pés dos seus discípulos. Que lição maravilhosa de humildade!

Quantas vezes nós “lavamos” os pés daqueles que nos cercam? Meus caros, não falo de hipocrisias, falo da verdadeira humildade! Quantas vezes, você, por ocupar uma posição hierarquicamente superior a outra pessoa, simplesmente a trata com arrogância e prepotência? Será que você acha que tratá-la com urbanidade e humildade o tornará inferior a ela? Será que isso fará com que ela perca o respeito hierárquico por você? É claro que não! Pelo contrário, você será mais honrado pelos que o cercam: O galardão da humildade e do temor do Senhor é riquezas, e honra e vida. Provérbios 22: 4”.

A Palavra de Deus nos ensina que não há vaga no céu pra orgulhosos e soberbos: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Mateus 5:3”.

Quantas pessoas ficam por anos desentendidas com entes queridos e grandes amigos porque simplesmente não conseguem admitir que estavam erradas? Porque não conseguem ter a humildade de reconhecer que erraram! Precisamos despertar para condutas segundo a vontade e os ensinamentos de Deus! Se o Filho de Deus, que irá julgar o mundo, colocou-se em uma posição de humildade, quem sou eu ou você para fazer diferente? Pense nisso!

Espero sinceramente que você tenha um excelente dia, na convicção de que nossas condutas devem ser balizadas pelos preceitos de Deus, e a humildade é um deles!

Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graças aos humildes. 1 Pedro 5:5”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Morte... Para onde iremos?”



“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se crermos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. (...) Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com ele, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicenses 4: 13,14,16,17

Eis um tema que assusta cristãos e não-cristãos: a morte! (1) Para onde iremos? (2) O que será feito de nosso corpo? (3) Para onde irão nossa alma e espírito? (4) Será que um dia reveremos nossos entes queridos?

Esses são questionamentos que batem à porta de muita gente, e várias são as tentativas de responder tais perguntas. Busca-se explicação na ciência, com pessoas que passaram por experiência de morte e retorno à vida; busca-se explicação no espiritismo, achando-se que “espíritos” virão para nos contar o “segredo” da morte; enfim, pra que buscar respostas onde não se encontrarão respostas? A Bíblia nos dá todas as respostas para estes questionamentos! Deus já nos revelou o seu plano. Onde está? Em sua Palavra!

Passarei a discorrer sobre cada um dos questionamentos supramencionados, sempre com a devida fundamentação bíblica.

(1)   A Palavra de Deus nos ensina que nossa alma vai para junto do Senhor: “temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos com o Senhor. 2 Coríntios 5:8”, ao contrário do do sono eterno em que muitos acreditam. Ora, nossa alma irá para a companhia do Senhor: Porque, se crermos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 1 Tessalonicenses 4:14”; não poderá trazê-los em sua companhia se não estiverem com Ele, ou seja, se Deus os traz em sua companhia é porque, antes, estavam com Ele.

(2)   O que de fato dorme é o corpo. O conceito bíblico para morte está em Tiago 2:26b: “Porque assim como o corpo sem espírito é morto”. O corpo aguardará a ordem de Cristo para se levantar: “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Tessalonicenses 4:16” . Mas nosso corpo não ressuscitará como o conhecemos, até porque a matéria já se decompôs, mas sim com um corpo glorificado. O corpo da morte (físico) é a semente, e o corpo da ressurreição (glorificado) é a flor que nasce dessa semente: “Mas Deus lhe dará um corpo como lhe aprouve, e a cada uma das sementes um corpo próprio. (...) Assim também é a ressurreição dos mortos; semeia-se o corpo em corrupção, é ressuscitado em incorrupção. 1 Coríntios 15: 38,42”. Ou seja, o corpo adormece até a voz de Cristo ordenando que todos ressurjam!

(3)   Como apresentado na primeira resposta, nossa alma-espírito irá para junto do Senhor! Como pode, então, essa alma voltar para contar coisas espirituais? A Palavra de Deus é expressa: tais almas retornarão no dia da ressurreição de todos: “Porque, se crermos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 1 Tessalonicenses 4:14”, não antes! A revelação das verdades espirituais cabe ao Espírito Santo de Deus. Ele é o canal de revelação ao homem! O que vier além dele é para nos enganar e escravizar. Precisamos conhecer a Palavra de Deus, de modo que possamos separar o que vem de Deus, e o que é uma armadilha para acreditarmos que está vindo de Deus, mas, na verdade, não o está! A Palavra de Deus revela que nossa alma-espírito vai para a presença do Senhor; não há na Bíblia nenhuma espécie de “escala” até chegar a Deus! O purgatório, por exemplo, não encontra nenhuma fundamentação bíblica! Repito, precisamos conhecer a Palavra de Deus para entendermos a Sua revelação.

(4)   A revelação de Deus também nos dá a resposta para esse questionamento! A Palavra de Deus em 1 Tessalonicenses 4:17 nos mostra que seremos arrebatados (aqueles que estivem vivos quando Cristo voltar) junto com eles. Eles quem? Aqueles que dormem! “Depois de nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:17”

Não precisamos temer a morte! Nem deixar a dúvida nos martirizar a partir da saudade de nossos entes queridos, na incerteza de um reencontro! Como mostrado acima, no item 4, seremos reencontrados em Cristo Jesus!

Saiba, Deus não nos deixa na dúvida! Ele esclarece tudo que precisamos saber! A mim e a você!

Que você tenha um excelente dia, com a convicção de Deus não nos deixa sem resposta, basta sabermos onde procurar: na Sua Palavra! E que a morte não é tão misteriosa quanto se prega, já que o próprio Deus nos revelou Suas verdades!

Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. João 5:24”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Tempo de Deus


“Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que plantou; (...) tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de dançar; (...) Tudo fez formoso em seu tempo;” Eclesiastes 3: 1,2,4,11b

Chame-me atenção a dificuldade que o ser humano tem de esperar. O homem, por achar que é seu próprio senhor, não suporta a idéia de não estar com as rédeas da situação em suas mãos, não suporta a idéia de não ter o controle absoluto de determinada situação.

Existe uma expressão que deveria ser extinta do vocabulário Cristão: “e se...” Essa expressão tão comumente utilizada acaba por minar a nossa fé, gerando dúvida onde não deve haver dúvida e questionamento onde não deve haver questionamento.

No versículo-chave (Eclesiastes 3: 1,2,4,11b) aprendemos que há tempo para tudo! Entretanto, precisamos entender que esse tempo é o tempo de Deus, e não o nosso tempo. Ora, Deus sabe todas as coisas; então por que se preocupar com o que vai acontecer? Por que esse desejo desenfreado de saber o tempo de tudo?

Algumas pessoas colocam a responsabilidade no horóscopo! “Ah, o horóscopo diz que sou inquieto e ansioso!Meu signo é assim mesmo!” Tudo isso não passa de uma mentira descabida e de uma forma de desviar o nosso foco do que realmente interessa: “que precisamos parar de tentar arrumar desculpas esfarrapadas e começar a submeter nossa vontade à vontade de Deus”. Os tempos estão cada vez mais frenéticos. O ser humano tenta achar explicação em tudo; tenta encontrar uma justificativa para algo errado que esteja fazendo; por quê? Porque não querem esperar a vontade de Deus se cumprir. Deus nos responde de três formas: Sim; Não ou Espere. Qualquer uma das três respostas é a melhor possível!

Não se engane, não adianta o que você possa tentar fazer, a vontade de Deus se cumprirá; querendo você ou não! A diferença se dá em você “cooperar” com Deus ou não. Caso você coopere, sua vida será bem mais agradável, ou seja, você receberá o que Deus reservou pra você na hora certa, sem querer antecipar as coisas ou questionar o tempo de Deus. Agora, caso você não coopere, sua vida será repleta de aflições, com as quais você passará, paulatinamente, a começar a entender a vontade de Deus e se dobrar a ela. Depende de você! O que você escolhe? O resultado você não pode mudar! Agora a trajetória depende do seu relacionamento com Deus! Está nas suas mãos! Pense nisso.

Quantas vezes fazemos planos para nossa vida e, de repente, tudo acontece totalmente diferente do que planejamos, e então constatamos que foi bem melhor assim? Isso ocorre constantemente; por quê? Porque “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28”.

Não se iluda; Deus nos conhece até mesmo antes de nascermos. Ele é quem determina a hora de nascer e de morrer! Pode-se até, por pura insensatez, antecipar a hora da morte, mas ninguém tem o poder de adiá-la! A Palavra de Deus nos ensina que Deus nos conhece bem antes de nascermos e já tem escrito no livro da vida o número de dias de nossa vida: “Pois tu formastes os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. (...) Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nenhum deles. Salmo 139: 13,14,16”.

Meus caros, precisamos ser sábios, mas sobretudo, precisamos ser submissos à vontade de Deus que é boa, agradável e perfeita. Romanos 12:2b. Que seja de acordo com o tempo de Deus, e não de acordo com o nosso tempo. Se estamos passando por algo que nos desagrada, saiba, precisamos aprender com tal situação e confiar que Deus proverá! Que Deus, no tempo certo, agirá! Creia nisso, e tenha paz; tenha paz para suportar qualquer situação; ora, você já sabe o resultado: virá algo bom de Deus! Então por que a pressa?

Ouvi certa vez alguém dizer que antigamente, viajava-se para aproveitar o tempo, hoje se viaja para ganhar tempo. Não precisamos ganhar tempo! O tempo é de Deus e não nosso! Espere, e colha os frutos de uma plena confiança no Senhor! Ele nunca nos desaponta, saiba disso!

Desejo verdadeiramente que você tenha um excelente dia e um ótimo fim de semana, sabendo esperar em Deus; na certeza de que Ele é quem efetivamente sabe o que nos é melhor, e como Pai, sempre nos proverá do que necessitamos, mas na hora em que estivermos prontos para recebermos!

Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?. Mateus 7:9-11”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Agir de Deus



“A filha de faraó desceu para banhar-se no rio, e as suas criadas passeavam à beira do rio. Vendo ela a arca no meio dos juncos, mandou a sua criada buscá-la. E abrindo-a, viu a criança, e eis que o menino chorava; então ela teve compaixão dele, e disse: este é um dos filhos dos hebreus.” Êxodo 2: 5,6

Esse trecho bíblico relata o início da vida de Moisés. O Faraó à época havia decretado que toda criança hebréia, se fosse do sexo masculino, deveria morrer; ou seja, as parteiras deveriam matar as crianças hebréias que fossem do sexo masculino: “Falou o rei do Egito às parteiras das hebréias, das quais uma se chamava Sifrá e a outra Puá, dizendo: quando ajudardes no parto as hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matá-lo-eis; mas se for filha, viverá. Êxodo 1:15,16”.

O Faraó queria extinguir os Hebreus da terra do Egito. Para isso, decretou que toda criança que nascesse e fosse do sexo masculino deveria morrer. Contudo, os planos de Deus sempre prevalecem sobre os planos humanos! Deus está sob controle de todas as coisas e a Sua vontade sempre se cumprirá: “Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:9”.

Não importa pelo que estejamos passando, a resposta final sempre será de Deus.

Precisamos seguir o exemplo da mãe de Moisés. Ela confiou plenamente que o senhor cuidaria de seu filho. Quanta fé essa mulher demonstrou nesse momento! Qual de nós faria o que ela fez? Qual de nós confiaria plenamente no Senhor? Precisamos vivenciar a nossa fé e confiar que temos um Deus que realiza o impossível!

Moisés foi o profeta escolhido por Deus para libertar o povo hebreu da escravidão egípcia. Ora, Deus usou as lágrimas de um bebê para cumprir o seu propósito! Deus utilizou da forma mais frágil possível, ou seja, um inofensivo bebê chorando foi a porta de entrada para o cumprimento da vontade de Deus, pois foi a partir desse bebê que Deus libertou o povo hebreu dos egípcios!

Meus caros, às vezes queremos ensinar a Deus como agir. É comum em orações darmos “a fórmula” para Deus. Queremos a bênção e ainda dizemos como Deus deve proceder! Deus não precisa desse tipo de auxílio. O que Ele quer é que confiemos plenamente Nele. Deixe a forma a cargo de Deus; pode ter certeza que será a melhor possível!

A Palavra de Deus nos ensina que as coisas de Deus são loucura para o homem: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14”; contudo a loucura de Deus é mais sábia que os homens: “Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens. Romanos 1: 25”.

Não importa se vai ser com uma lágrima ou com um sorriso, se vai ser hoje ou daqui a 5 anos, se vai ser instantaneamente ou se vai ser paulatinamente, o que sabemos é que, com toda certeza, a vontade de Deus é soberana e se cumprirá para honra e glória do Senhor! Descanse em Deus! Deus tomará para si a sua luta: “Assim vos diz o Senhor: não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus. II Crônicas 20:15b”. Apenas confie que a vontade de Deus sempre se cumprirá; e saiba que a vontade Deus nunca será algo ruim: “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-nos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2”.   

Que você tenha um excelente dia, sabendo que nada é impossível para Deus, e que Ele sempre utiliza a melhor forma para fazer algo, não cabendo à nossa limitada cognição querer interpelar a Deus como fazer determinada coisa, afinal ele sabe o antes, o agora e o porvir!

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus. Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos. Romanos 11:33”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.