quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vivendo sob a baliza da mentira



“Há quem se faça rico, não tendo coisa alguma; e quem se faça pobre tendo grande riqueza.” Provérbios 13:7

O Livro dos Provérbios foi registrado pelo Rei Salomão por volta do ano 900 a.C. e seus ensinamentos, devidamente inspirados pelo Espírito Santo de Deus, batem à nossa porta com verdades e situações nas quais muitos vivenciam no seu dia-a-dia, em 2.900 anos depois que foram escritos!

Infelizmente, existem pessoas que vivem de mentiras e em mentiras. Fazem-se de ricas para agradar determinada camada social, tentando vender uma posição na qual não se encontram. Por outro lado, existem aqueles verdadeiramente abastados que se travestem de pobres para que não hajam investidas contra os seus “amados” bens. Essas pessoas mentem tanto, que até elas mesmas começam a acreditar em suas mentiras.

Não precisamos provar nada para ninguém, principalmente quanto a nossos bens. Se você, para freqüentar determinado grupo social, precisa se vestir de uma posição na qual você verdadeiramente não se encontra, saiba que esse grupo não é o seu lugar e não merece a sua companhia! Nossos verdadeiros amigos não olham para nossas posses, eles gostam de nossa companhia e nós gostamos da companhia deles. O Cristão verdadeiro não se esconde atrás de uma falsa posição social para ser “aceito” em determinado grupo. Quantas pessoas se enchem de dívidas para ostentar uma posição na qual não se podem manter? Enchem-se de artefatos de luxo, faltando o básico, como a alimentação, em suas casas. Isso é triste!

Ontem assisti uma reportagem que falava das mentiras de homens e mulheres nas redes sociais com a finalidade de se mostrarem mais atraentes a outras pessoas. Homens e mulheres mentiam quanto aos seus empregos e forma física. Alguém pode dizer: Ah, eles só querem se sentir melhor! E eu digo: qualquer coisa ou situação que faça você se sentir melhor a partir de uma mentira não vem de Deus! Deus é a face da verdade: “Respondeu-lhes Jesus: eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; João 14:6a”; sabemos que o diabo é o pai da mentira: “vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44”. Essas foram as palavras de Jesus Cristo para os judeus que se diziam filhos de Deus, mas viviam alicerçados em mentiras!

Precisamos fazer da Palavra de Deus o verdadeiro alicerce para nossas vidas e de nossas famílias: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mateus 7:24,25”. Essa rocha é a Palavra de Deus; ela deve ser o alicerce para nossas vidas. Saiba que da Palavra de Deus não provém mentiras! Então, viver de acordo com a verdade é nada mais que seguir a vontade daquele que nos criou, o qual abomina a mentira.

Eu mesmo tinha um problema sério com mentiras. Entretanto, quando vi na Palavra de Deus que essa era uma atitude que desagrava a Deus, procurei viver de acordo com a verdade, independentemente das conseqüências. Esqueça as mentiras já contadas: Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17”, e passe a viver sob a baliza da verdade. Peça perdão a Deus pelas mentiras que já saíram de sua boca e não cometa o mesmo erro novamente. Viva sob os preceitos de Deus, e a verdade é um deles. Você pode ter toda certeza de que as pessoas te admirarão muito mais pelo que você verdadeiramente é!

Desejo que você tenha um ótimo dia, decidindo não mais ser escravo da mentira, onde o maior enganado é você mesmo! Deus quer que você seja quem você é. Isso é motivo de orgulho, não de vergonha! Você tem grande valor para Deus, e Ele te conhece em cada milímetro; então, por que querer parecer ser, para os outros, algo que você não é?

 Melhor é o que é estimado em pouco e tem servo, do que quem se honra a si mesmo e tem falta de pão. Provérbios 12:9”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.