quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Testemunho Que Não Utiliza Palavras



“Tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.” 1 Pedro 2:12

O testemunho é a maneira mais usual para se contar algo que aconteceu em nossas vidas. Os testemunhos de curas, milagres, livramentos são de fato impressionantes e acabam por nos tocar profundamente. Isso porque a nossa pouca fé precisa ver realmente a promessa acontecer para ser impactada por ela.

Contudo, o maior testemunho é aquele prestado sem proclamar uma palavra!

Refiro-me ao testemunho de vida! Com uma vida reta e no centro da vontade de Deus, conseguiremos impactar verdadeiramente os corações que, por algum motivo, precisam crer realmente que Deus age diariamente na vida de seus filhos.

Quando estive no Exército – fui sargento de carreira do Exército Brasileiro – aprendi uma frase que nunca mais saiu da minha cabeça: a hierarquia convence, mas o exemplo ARRASTA! E assim também é na vida cristã! O nosso exemplo arrasta aqueles que nos observam. Precisamos ter uma vida reta sob a vontade e os preceitos de Deus, para que não sejamos motivo de retaliações de pessoas que querem colocar em dúvida a credibilidade de nossa fé e de nossos valores cristãos!

Certa feita, comecei a observar um colega de trabalho (hoje é um dos meus melhores amigos). Ele tinha paz! Não se exaltava! Era uma pessoa prudente. Tinha domínio próprio, tranqüilidade. Para falar a verdade, nunca o vi tratando alguém com hostilidade. E aquilo me intrigou muito! Sempre fui um pouco impulsivo, mas queria mudar! Então pensei comigo: “eu quero essa paz e essa tranqüilidade pra mim”. Ora, não foi religião, não foram discursos retóricos e eloqüentes cheios de refutações fundamentadas; foi um exemplo diário de verdadeiro cristão! É disso que estou falando! Alguém pode afirmar: vocês têm temperamentos diferentes. E eu afirmo: não há temperamento que resista ao poder transformador de Deus! Digo isso porque comigo foi assim: transformador!

Mas, humanamente, isso não é fácil! Estou falando de uma luta diária. Uma luta interior: contra a inveja, a avareza, o orgulho, a cobiça, o preconceito! Disse D. L. Moody: “Tenho mais dificuldades com D. L. Moody do que com qualquer outra pessoa que eu conheço.”

Mas com Cristo isso é muito mais fácil. Quando estamos com Cristo Jesus isso é conseqüência da comunhão com Deus. Precisamos buscar isso, e nossa vida passará a ser exemplo aos demais: “Vós sois a luz do mundo. Mateus 5:14a”.

Ética. Hoje se fala tão pouco de ética quanto se fala de Deus! Ouso dizer que ética é o sobrenome de cristão! O verdadeiro cristão é ético. É triste vermos quantas pessoas que se dizem cristãs enganam outras pessoas; roubam; trapaceiam e acabam servindo de medida de julgamento no que tange aos demais cristãos, sendo causa de uma perigosa generalização.

Com relação à parte final do versículo-chave (1 Pedro 2:12), acredito que o dia da visitação retrata o dia em que Deus visita cada um de nós, fazendo-nos cair sobre os ombros o “peso” de nossos pecados, convencedo-nos de coisas feitas e que nunca havíamos sentido quaisquer arrependimentos; derramando sobre nós a salvação por meio de sua infinita graça. E nesse dia, aqueles que tinham e continuam tendo uma vida reta serão lembrados por aqueles que o apedrejavam e que agora estão verdadeiramente experimentando a Graça de Deus. Serão lembradas por não revidarem a agressões, por não se envolverem em contendas, por perdoarem, por amarem ao próximo verdadeiramente, por seguirem os preceitos de Deus.

Desejo verdadeiramente que você tenha um maravilhoso dia. Que você reflita sobre qual tem sido o seu exemplo de vida. Como têm sido suas condutas junto à sua família? Junto aos seus amigos? Junto àqueles que lhe perseguem? Ame-os, como Cristo nos amou e faça a diferença nesse mundo tão cruel e egoísta!

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:16”.

Grande abraço,

Hélio Roberto.