“Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que plantou; (...) tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de dançar; (...) Tudo fez formoso em seu tempo;” Eclesiastes 3: 1,2,4,11b
Chame-me atenção a dificuldade que o ser humano tem de esperar. O homem, por achar que é seu próprio senhor, não suporta a idéia de não estar com as rédeas da situação em suas mãos, não suporta a idéia de não ter o controle absoluto de determinada situação.
Existe uma expressão que deveria ser extinta do vocabulário Cristão: “e se...” Essa expressão tão comumente utilizada acaba por minar a nossa fé, gerando dúvida onde não deve haver dúvida e questionamento onde não deve haver questionamento.
No versículo-chave (Eclesiastes 3: 1,2,4,11b) aprendemos que há tempo para tudo! Entretanto, precisamos entender que esse tempo é o tempo de Deus, e não o nosso tempo. Ora, Deus sabe todas as coisas; então por que se preocupar com o que vai acontecer? Por que esse desejo desenfreado de saber o tempo de tudo?
Algumas pessoas colocam a responsabilidade no horóscopo! “Ah, o horóscopo diz que sou inquieto e ansioso!Meu signo é assim mesmo!” Tudo isso não passa de uma mentira descabida e de uma forma de desviar o nosso foco do que realmente interessa: “que precisamos parar de tentar arrumar desculpas esfarrapadas e começar a submeter nossa vontade à vontade de Deus”. Os tempos estão cada vez mais frenéticos. O ser humano tenta achar explicação em tudo; tenta encontrar uma justificativa para algo errado que esteja fazendo; por quê? Porque não querem esperar a vontade de Deus se cumprir. Deus nos responde de três formas: Sim; Não ou Espere. Qualquer uma das três respostas é a melhor possível!
Não se engane, não adianta o que você possa tentar fazer, a vontade de Deus se cumprirá; querendo você ou não! A diferença se dá em você “cooperar” com Deus ou não. Caso você coopere, sua vida será bem mais agradável, ou seja, você receberá o que Deus reservou pra você na hora certa, sem querer antecipar as coisas ou questionar o tempo de Deus. Agora, caso você não coopere, sua vida será repleta de aflições, com as quais você passará, paulatinamente, a começar a entender a vontade de Deus e se dobrar a ela. Depende de você! O que você escolhe? O resultado você não pode mudar! Agora a trajetória depende do seu relacionamento com Deus! Está nas suas mãos! Pense nisso.
Quantas vezes fazemos planos para nossa vida e, de repente, tudo acontece totalmente diferente do que planejamos, e então constatamos que foi bem melhor assim? Isso ocorre constantemente; por quê? Porque “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28”.
Não se iluda; Deus nos conhece até mesmo antes de nascermos. Ele é quem determina a hora de nascer e de morrer! Pode-se até, por pura insensatez, antecipar a hora da morte, mas ninguém tem o poder de adiá-la! A Palavra de Deus nos ensina que Deus nos conhece bem antes de nascermos e já tem escrito no livro da vida o número de dias de nossa vida: “Pois tu formastes os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. (...) Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nenhum deles. Salmo 139: 13,14,16”.
Meus caros, precisamos ser sábios, mas sobretudo, precisamos ser submissos à vontade de Deus que é boa, agradável e perfeita. Romanos 12:2b. Que seja de acordo com o tempo de Deus, e não de acordo com o nosso tempo. Se estamos passando por algo que nos desagrada, saiba, precisamos aprender com tal situação e confiar que Deus proverá! Que Deus, no tempo certo, agirá! Creia nisso, e tenha paz; tenha paz para suportar qualquer situação; ora, você já sabe o resultado: virá algo bom de Deus! Então por que a pressa?
Ouvi certa vez alguém dizer que antigamente, viajava-se para aproveitar o tempo, hoje se viaja para ganhar tempo. Não precisamos ganhar tempo! O tempo é de Deus e não nosso! Espere, e colha os frutos de uma plena confiança no Senhor! Ele nunca nos desaponta, saiba disso!
Desejo verdadeiramente que você tenha um excelente dia e um ótimo fim de semana, sabendo esperar em Deus; na certeza de que Ele é quem efetivamente sabe o que nos é melhor, e como Pai, sempre nos proverá do que necessitamos, mas na hora em que estivermos prontos para recebermos!
“Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?. Mateus 7:9-11”
Grande Abraço,
Hélio Roberto.