segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Proteção de Deus


“Vós, na verdade, intentaste o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê nesse dia, isto é, conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração.” Gênesis 50:20,21

Eu começo essa mensagem dizendo que não importa o que estejam intentando contra a sua vida, Deus é quem dá a última palavra!

Para entendermos o relatado nessa passagem bíblica, precisamos voltar um pouco no Texto Sagrado. José havia sido vendido como escravo aos egípcios por seus irmãos. Contudo, José se tornou o braço direito do Faraó na terra do Egito. Após isso, veio grande fome em toda a região, e os irmãos de José foram ao Egito atrás de alimento. José acabou por perdoar seus irmãos e acolheu a todos com o melhor da terra, onde por 17 anos tiveram fartura e tudo de bom, quando então Jacó, pai de José, morre, o que traz grande temor ao coração dos irmãos de José; eles temeram que José, após a morte de seu pai, vingasse-se deles. Então José responde como relatado no versículo acima (Gênesis 50:20,21).

É comum, nos dias de hoje, sofrermos diversos tipos de perseguições. No trabalho, na família, etc. Contudo, precisamos agir como José agiu. A Palavra de Deus nos dá duas importantes lições com essa passagem:

(1) que devemos primeiramente confiar plenamente no Senhor, pois só ele nos guardará de todos aqueles que nos perseguem: “Depois disse Faraó a José: porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido ou sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu. Disse mais Faraó a José: vê, eu te ei posto sobre toda a terra do Egito. E Faraó tirou da mão o seu anel-sinete e pô-lo na mão de José, vestiu-o de traje de linho fino, e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. Gênesis 41: 39-42”.

Ora, o Faraó colocou José como governante de toda a terra do Egito. Ele saiu da condição de escravo para de segundo homem do Egito. Esse é o resultado para aqueles que confiam plenamente no Senhor. Faça a sua parte! Entregue para Deus e Ele agirá por você! A peleja que você vive não será mais sua, mas de Deus: “E disse: dai ouvidos todo o Judá, e vós moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: não temais, nem vos assusteis por causa dessa grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus. II Crônicas 20:15”. Deus toma para si a peleja daqueles que confiam Nele. Confie você também e tenha a força que vem de Deus.

(2) que precisamos perdoar nossos ofensores. José tinha tudo para guardar um sentimento cheio de rancor por seus irmãos, mas não o fez: “E José beijou a todos os seus irmãos, chorando sobre eles; Gênesis 45:15a”. Não devemos usar o fato de Deus ser conosco para, em virtude disso, guardarmos rancor e jogarmos na face das outras pessoas que elas não conseguiram nos derrotar. Precisamos perdoar! Precisamos amá-las: “Eu, porém, vos digo: amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; Mateus 5:44”.

Essa situação vivida por José nos faz lembrar do que aconteceu na cruz. Por meio do maior pecado cometido pela humanidade (a crucificação de Cristo), Deus trouxe a maior bênção que a humanidade já recebeu (a salvação da humanidade por meio de Jesus).

Saiba que Deus transformará tudo o que é ruim em bom! Tudo o mal em bem! Confie Nele, Ele pode tudo. Entregue seus problemas e angústias nas mãos de quem pode resolver; entregue nas mãos de quem mais te ama: o Deus Todo Poderoso!

Que você tenha um excelente dia e um ótimo começo de semana, sabendo que Deus não permitirá que aqueles que confiam plenamente Nele sucumbam perante seus opressores: “Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Salmo 91:9”. Que você confie verdadeiramente em Deus, de modo que possa deleitar-se com as bênçãos e proteção de Deus!

O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. (...) O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. Salmo 121:2,7”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.