sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Comunhão com o Espírito Santo


“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Atos 1:8”.

Meus amigos, escrevo esta mensagem que Deus colocou no meu coração, às 03:00 horas da manhã de hoje, após um momento de íntimo diálogo com o Espírito Santo.

Antes de falar da comunhão com o Espírito Santo, precisamos entendê-lo verdadeiramente. O Espírito Santo, ao contrário do que alguns acreditam, não é uma fumaça; não é uma pomba branca (Ele se apresentou como pomba, mas não é uma pomba); não é um vulto; não é um fantasma. O Espírito Santo é uma PESSOA! O Espírito Santo ouve, fala, vê; o Espírito Santo tem sentimentos. O Espírito Santo se magoa com aqueles que o entristecem, Ele fala com aqueles que o buscam, Ele aconselha aqueles que o clamam, Ele é o maior parceiro que alguém pode ter! Esse é o Espírito Santo de Deus.

Mas por que devemos ter comunhão com Ele? E afinal o que vem a ser comunhão? O termo comunhão não significa apenas estar junto; significa, na verdade, “ter em comum”, ou seja, quando temos comunhão com algo, esse algo passa a ser parte de nós, passa a ter em comum conosco, passa a compartilhar das nossas coisas, e nós compartilhar das suas. E com o Espírito Santo não é diferente, quando temos comunhão com Ele, Ele passa a “ter em comum” as nossas coisas, e isso significa a presença da sua voz e do seu poder em tudo o que fazemos!

Mas por que devemos ter comunhão com Ele? Por vários motivos: Porque é o Espírito Santo quem está conosco nos lembrando dos ensinamentos de Cristo: “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. João 14:27”. Porque quando recebemos o Espírito Santo, nós recebemos poder de Deus: Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Atos 1:8”. Porque Ele foi enviado diretamente pelo Pai, no nome de Jesus, para nos Consolar e fortificar perante todas as coisas desse mundo.

Certa vez, ouvi um mestre de karatê dizer o seguinte: “Se você está sentindo dor, é sinal de que você está vivo”. Os cientistas fisiológicos dizem que a dor é um alerta de que algo está errado em nosso corpo, apontando justamente onde há o erro. Assim também é o Espírito Santo! Ele não te faz sentir dor, mas ele te mostra com toda clareza o teu pecado, e te convence que esse pecado precisa ser curado e apagado a partir do teu arrependimento perante o Rei dos reis Jesus de Nazaré: E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. João 16:8”. Meus caros, o convencimento do pecado por parte do Espírito Santo significa que você está vivo em Cristo! Não estou fazendo apologia ao pecado, mas me refiro ao dom do arrependimento provocado pela presença do Espírito Santo, a partir do convencimento do pecado!

Esse mesmo Espírito Santo é capaz de fazer coisas tremendas na vida daqueles que o buscam. Pedro viveu três anos na presença de Jesus Cristo diariamente, mas nem esses três anos de convivência com Cristo o fizeram mudar tanto como ele mudou em apenas um dia quando recebeu o Espírito Santo de Deus! Os Apóstolos estavam amedrontados e chorosos após a crucifixão de Cristo: “Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente à Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. Foi ela anunciá-lo aos que haviam andado com ele, os quais estavam tristes e chorando; Marcos 16:9,10”. Entretanto, quando veio sobre eles o Espírito Santo de Deus, eles se encheram de destemor e Poder de Deus, declarando a tudo e a todos o evangelho de Cristo, sem qualquer receio ou dúvida: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Atos 2:1-4”.

Aqui eu vejo que a comunhão com o Espírito Santo e a perfeita intimidade com Deus são a solução para toda e qualquer fobia! A Bíblia nos ensina que o amor de Deus lança fora todo o medo; ora, por que outro motivo Deus nos enviaria seu Divino Espírito Santo, senão por amor a nós? Então, por amor a nós, Deus nos envia o seu Espírito Santo, pelo qual recebemos poder e destemor, lançando fora todo medo!

Você ainda não buscou essa comunhão com o Espírito Santo? Não se tarde, a hora de buscar é agora! Deus nos dá várias oportunidades, mas não sabemos se receberemos outra oportunidade depois da última que recebemos. Então, aproveite essa oportunidade e se renda diante de Cristo e do Espírito Santo de Deus e clame, prostre-se diante Dele, implore por sua presença! Faça a seguinte oração no interior do seu coração, pode ser aí mesmo onde você está; o que Deus quer é a sua submissão: “Maravilhoso e amado Espírito Santo, quero a tua companhia; quero aprender contigo; quero ouvir a tua voz; quero sentir o teu calor; quero sentir o teu mover na minha vida. Faz um raio-x da minha alma, de modo que haja apenas Cristo em minha vida; restaura os meus pensamentos, de modo que na minha mente só haja espaço para Deus; veda os meus ouvidos, para que eu somente ouça a tua voz; lava a minha boca, para que dela saiam apenas palavras que glorifiquem ao nome de Jesus, pois a boca fala o que tem no coração. Entrego-me aos teus cuidados e às tuas orientações! Seja comigo em cada segundo da minha vida, e eu creio que grandes coisas serão realizadas pela tua provisão e pelo teu poder, e que a minha vida, a partir de hoje, nunca mais será a mesma, pois eu conheço agora o Espírito Santo de Deus, o qual estará comigo por toda a minha vida, para honra e glória do nome do Senhor Jesus Cristo de Nazaré!”

 Meus queridos amigos, desejo que vocês decidam buscar e querer conhecer mais e mais o Espírito Santo de Deus, e possam desfrutar da companhia diária de Deus em suas vidas.

Logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio. Lembrei-me então da palavra do Senhor, como disse: João, na verdade, batizou em água; mas vós sereis batizados no Espírito Santo. Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus? Atos 11:15-17”.

Grande Abraço e que Deus os abençoe poderosamente,

Hélio Roberto.