quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

As pragas do Egito: um julgamento espiritual



“Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, a não ser por uma forte mão. Portanto estenderei a minha mão, e ferirei o Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele. Depois vos deixará ir. Êxodo 3:19,20”.

Meus amigos, ficamos alguns dias sem postar novas mensagens, mas reassumimos o compromisso de postarmos pelo menos duas mensagens por semana.

O povo de Deus vivia uma forte opressão por parte do Egito. Eram escravos já por 400 anos e viviam sob árdua chibata.

Contudo, Deus ouviu a oração daquele povo e enviou o profeta Moisés para retirar os Hebreus da terra do Egito.

Vou discorrer sobre as 10 pragas do Egito, só que sob uma ótima um pouco diferente, olharemos para o campo espiritual, ou seja, para o julgamento espiritual de um povo idólatra e pagão!

1ª Praga – O Rio Nilo é transformado em sangue
“Fizeram Moisés e Arão como lhes ordenara o Senhor; Arão, levantando a vara, feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue. Êxodo 7:20”.
O Rio Nilo era a fonte de sustento hídrico do povo egípcio. Contudo, por ser uma grande fonte natural de água potável, era adorado como deus. Quando o grande Deus Jeová feriu o Rio Nilo e este, juntamente com todas as lagoas, águas empoçadas, inclusive os vasos de água, foram transformados em sangue matando todos os peixes daquelas águas, Deus estava julgando o deus Api, deus do Nilo e Ísis, também deusa do Nilo. Essa praga durou 7 dias. Deus estava mostrando ao povo Egito, sobretudo, que os deuses deles nada são e que só há um Deus que domina todas as águas: “E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: que havemos de beber? Então clamou Moisés ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, e Moisés lançou-a nas águas, as quais se tornaram doces. Ali Deus lhes deu um estatuto e uma ordenança, e ali os provou, dizendo: se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que sara. Êxodo 15:24-26”.

2ª Praga – A praga das rãs
“Arão, pois, estendeu a mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, que cobriram a terra do Egito. Êxodo 8:6”.
Mais uma vez Moisés e Arão ordenaram ao Faraó dizendo: “deixa ir o meu povo”, e advertiram que mais uma praga estava a caminho! Mas o Faraó não cedeu. Então Deus enviou a praga das rãs. No Egito, a rã era símbolo da fertilidade, sendo a praga das rãs, além de um espinho na carne dos egípcios, um julgamento à deusa egípcia Hecate, deusa da fertilidade e do parto, a qual tinha cabeça de rã! Deus disse mais uma vez: somente eu sou Deus, e todo e qualquer falso deus estará sob o meu julgamento!

3ª Praga – A praga dos piolhos
“Disse mais o Senhor a Moisés: dize a Arão: estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito. Êxodo 8:16”. Ao transformar o pó do deserto em piolhos, Deus estava julgando o deus Set, deus do deserto, tão venerado pelo povo egípcio. O Deus maior desceu a sua mão sobre aquele povo pagão, de modo que até os magos do Faraó admitiram que aquilo era o “dedo de Deus”: “então disseram os magos a Faraó: isto é o dedo de Deus. Êxodo 8:19a”. Meus amigos, só há um Deus de forte mão! E todos, no céu, na terra e debaixo da terra se curvarão diante Dele, Jesus Cristo de Nazaré: Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a Glória de Deus Pai. Filipenses 2:10,11”.

4ª Praga – A Praga das moscas
“O Senhor, pois, assim fez. Entraram grandes enxames de moscas na casa de Faraó e nas casas dos seus servos; e em toda parte do Egito a terra foi assolada pelos enxames de moscas. Êxodo 8:24”.
Deus é bom e longânimo. Contudo, Deus também é Justiça, e chega um ponto em que Deus não tolera mais a insistente desobediência dos pecadores! Se você vem pecando e acha que pode continuar assim porque nada está acontecendo, saiba que Deus, embora seja misericordioso, não tarda com a sua Justiça: “Para com o benigno te mostras benigno, e para com o homem perfeito te mostras perfeito. Para com o puro te mostras puro, e para com o perverso, inflexível. Salmo 18:25,26”. Deus, ao descer a praga das moscas, estava julgando o deus egípcio Uatchit, uma vez que a mosca era um animal sagrado para esse falso deus. Jeová mostrou mais uma vez ao povo egípcio que seus falsos deuses nada eram nas mãos do Criador de todas as coisas!

5ª Praga – A Praga da peste nos animais
“Eis que a mão do senhor será sobre o teu gado, que está no campo: sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois e sobre as ovelhas; haverá uma pestilência muito grave. Êxodo 9:3”.
O povo egípcio era, em sua integridade, um povo zoomorfista; ou seja, cultuavam divindades que se apresentavam com formas de animais. Quando o Senhor dos senhores trouxe a peste sobre os animais do povo egípcio, estava a julgar o simbolismo do zoomorfismo que existia no Egito, mostrando mais uma vez que só há um Deus soberano e poderoso, o qual mede o peso dos planetas em balança de precisão! Cujo Poder existe desde o princípio e que com apenas uma palavra faz surgir o animado do inanimado! Foi um julgamento ao deus Harsaphes, o qual se apresentava com cabeça de carneiro, e Hator, deusa egípcia que se apresentava com cabeça de vaca, dentre outros.

6ª Praga – A praga das úlceras
“E eles tomaram cinza do forno, e apresentaram-se diante de Faraó; e Moisés a espalhou pelo céu, e ela se tornou em tumores que arrebentavam em úlceras nos homens e no gado. Êxodo 9:10”.
Dessa vez não houve aviso; Moisés e Arão foram até os fornos de cal, pegaram as cinzas e lançaram-nas no ar, e onde as cinzas tocaram, seja em homens ou em animais, dolorosas úlceras brotariam da pele. Esse também foi mais um julgamento de Deus a um falso deus do Egito, o deus Imhotep, deus dos curandeiros. Meus caros, só há um Deus que cura leprosos e quaisquer tipos de doentes, e o nome dele é Jesus Cristo! A quem você tem entregado a sua saúde? Em quem você tem confiado a sua vida? Cuidado meu irmão, Deus não divide a Glória dele com ninguém e o julgamento do Senhor não tardará: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas. Isaías 42:8”.

7ª Praga – A praga da saraiva
“Então disse o Senhor a Moisés: estende a tua mão para o céu, para que caia saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre os animais, e sobre toda a erva do campo na terra do Egito. Êxodo 9:22”.
Saraiva aqui corresponde à chuva de granizo, chuva de pedras! O Senhor desceu sobre as plantações do povo egípcio uma chuva de pedras que destruiu grande parte das ervas do campo. Esse também foi um julgamento ao deus Hórus, deus do céu, onde o povo do Egito via cair, sob a destra do Deus maior, pedras do céu, tornando incapaz de qualquer coisa aquele deus pagão o qual cultuavam. A destra do Senhor mostrou que nada nem ninguém podem coisa alguma diante do Deus Todo-Poderoso!

8ª Praga – A praga dos gafanhotos
“Então estendeu Moisés sua vara sobre a terra do Egito, e o Senhor trouxe sobre a terra forte vento oriental todo aquele dia e toda aquela noite; e, quando amanheceu, o vento oriental trouxe os gafanhotos. Êxodo 10:13”.
Mais uma vez o Senhor agia em prol do seu povo! Essa não era uma batalha do povo israelita, mas uma batalha de Deus! Quando você está com Deus, Ele é quem peleja a sua luta! Deus mais uma vez mostrou ao povo egípcio que seus falsos deuses nada podiam; Deus derramou seu julgamento sobre o deus Osíris, um dos mais cultuados entre os egípcios, então deus da colheita. Contudo, meus caros, só há um Deus, seja da plantação, seja da colheita, seja do dia, seja da noite; ele é chamado de EU SOU, porque tudo dele veio, sendo Ele o princípio de tudo!

9ª Praga – Praga das trevas
“Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. Êxodo 10:22”.
Ao contrário do que alguns dizem, essa praga não se tratou de um eclipse, uma vez que houve luz junto ao povo de Israel: “Não se viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas para todos os filhos de Israel havia luz nas suas habitações. Êxodo 10:23”. Deus nesse momento julgava o deus , então deus sol. Deus mostrou que está sob controle de todas as coisas; afinal, o que seria apagar o sol para aquele que criou o próprio sol?

10ª Praga – A morte de todos os primogênitos
E aconteceu que à meia-noite o Senhor feriu todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava em seu trono, até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. Êxodo 12:29”.
Por fim, Deus estendeu a sua mão sobre todos os primogênitos da terra do Egito, derramando seu julgamento sobre a deusa Ísis, deusa da ressurreição. Somente um pode ressuscitar, mesmo que depois de 4 dias como no caso de Lázaro, e o nome dele é Jesus Cristo, o nazareno! Deus desmoralizou todos os falsos deuses egípcios e mostrou que só há um Deus capaz de todas as coisas, e que toda adoração que não for para Ele, nada é, senão um grande erro!   

A quem você tem adorado? O vudu? O espiritismo? O esoterismo? O dinheiro? Às imagens esculpidas? A feitiçaria? O horóscopo? As cartomantes?

Saiba que tudo isso é nada diante do Deus todo poderoso! Que somente há um Deus capaz de todas as coisas, e que todo o resto se curva diante do Deus Altíssimo! Entregue sua vida ao Deus verdadeiro, e experimente a companhia daquele que luta por você, que se preocupa com você, que ama você, que cuida de você! Esse é o Deus Todo-Poderoso, o qual temos livre acesso por meio do seu Filho amado: Jesus Cristo de Nazaré!

Espero que você tenha um ótimo dia, sabendo que Deus não está de olhos fechados para essa podre idolatria que nos cerca; entretanto, Deus honrará àqueles que O adoram de todo seu coração, não buscando nada diferente Dele!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. 1 Timóteo 2:5”.

Grande Abraço,

Hélio Roberto.