quinta-feira, 14 de junho de 2012

A Força do Perdão


“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9”.

Queridos amigos, a mensagem de hoje tem como cerne o ato ou atitude de perdão. Mas o que vem a ser perdão? Por que eu preciso me arrepender para que Deus me perdoe?

Primeiramente, precisamos atentar para a verdade bíblica de que todos nós pecamos e que todos nós somos carentes do perdão de Deus: “Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:10”.

O nosso arrependimento é a válvula que Deus analisa em nosso pedido de perdão. Arrependimento não pode ser confundido com remorso. Remorso é a identificação e o reconhecimento do pecado, e nada mais! Já o arrependimento é a identificação do pecado e a DECISÃO de mudar de atitude! O arrependido toma uma decisão de mudar a sua conduta, de modo a não mais cometer aquele pecado.

Quando nos arrependemos de todo nosso coração, ele se enche de alegria, pois o verdadeiro arrependimento traz alegria pela certeza do perdão! Deus é o mesmo de sempre; ele não muda: “Porque eu, o Senhor, não mudo. Malaquias 3:6”.

Assim como Deus está pronto a nos perdoar, devemos estar prontos a perdoar aqueles que nos ofendem. Meus caros, o perdão é um ato de vontade! Aquele que diz: não consigo perdoar, na verdade está dizendo: não quero perdoar! Quando queremos perdoar decidimos perdoar; contudo, às vezes o rancor não deixa que nossas atitudes sejam piedosas. Cristo Jesus, mesmo sendo massacrado pelos soldados romanos disse: “Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem. Lucas 23:34a”.

Observamos, nos dias atuais, que o orgulho tem destruído e adoecido muitas famílias. Pais que não perdoam os filhos; filhos que não perdoam os pais! E a peçonha da vaidade e do orgulho não deixa o exemplo divino de Cristo tomar conta dos nossos corações, de modo que possamos manifestar a vontade de nosso Pai celestial, pedindo perdão a quem ofendemos e a quem nos ofendeu! É isso mesmo! Devemos pedir perdão a quem nos ofendeu. O ato de pedir perdão é, sobretudo, um ato de amor! Quando pedimos perdão declaramos que aquela pessoa vale mais que o nosso sujo orgulho! E que humildemente abrimos mão desse orgulho pela amizade e presença de quem estava afastado!

É tempo de perdoar! É tempo de pedir perdão! Laços familiares devem ser restaurados! Abraços a quem amamos devem ser praticados. Ame a quem te ofendeu e, pró-ativamente, reconcilie-se com esta pessoa e viva a beleza de uma vida em paz e comunhão com quem você ama! Não deixe o tempo passar se alimentando de coisas vis e destrutivas! Encha o seu ser do amor de Deus, e seja como ele foi: perdoador!

Espero que você tenha um excelente dia, e que Deus possa encher o seu coração com a sua essência de amor, de modo que você pare de perder tempo, e vá logo se reconciliar com quem você tem alguma contenda!

Que Deus te abençoe poderosamente!

Hélio Roberto.