domingo, 23 de dezembro de 2012

Então é Natal...



“Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo do pecado deles. Mateus 1:21”

Meus amigos, o natal vem chegando e grande é a alegria em nossos corações por estarmos comemorando, lembrando e reverenciando o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

De fato, Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro; entretanto, ele nasceu um dia, e independentemente da exatidão do dia de seu nascimento, é motivo de grande regozijo lembrar e comemorar o nascimento de nosso Salvador, o Deus que se fez carne para tirar o pecado do mundo.

Desde a criação dos séculos, Deus já tinha um plano de redenção por meio de Cristo, e no dia de seu nascimento os anjos no céu explodiam de alegria, louvavam e davam glórias ao Deus vivo: “E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, e paz a terra entre os homens, a quem ele quer bem. Lucas 2:14”.

Costumamos ser “mais” solidários em épocas natalinas; e isso me preocupa. Imagine só se Deus fosse misericordioso conosco apenas no natal... Ao contrário disso, a Sua Palavra diz que Suas misericórdias se renovam a cada manhã.

Será que devemos amar o nosso próximo apenas no natal? Será que devemos ser pessoas mais caridosas, atenciosas, amorosas e gentis apenas no período natalino? Ou na verdade queremos afagar o nosso ego e retirar um peso da consciência fazendo atos isolados de filantropismo?

Meus irmãos, cristianismo é forma de vida! Devemos ser cristãos todos os dias de nossas vidas, e não apenas no natal!

Vencida esta questão conceitual e fatual relacionada à mudança de postura para com o próximo apenas em dezembro, devemos entender o verdadeiro significado do nascimento de Cristo, afinal, Ele é o cerne dessa comemoração, embora a questão mercadológica atual seja o papai noel e ganhar presentes.

Trazendo o foco para quem de fato é merecedor da Glória e do louvor, Jesus Cristo, entendamos o que significa esse nascimento dentro do plano da salvação orquestrado por Deus.

A Palavra de Deus diz que todos pecaram e foram destituídos da Glória de Deus: “Porque todos pecaram e carecem da Glória de Deus. Romanos 3:23”; assim, o homem não usufruía da presença e da glória de Deus em virtude de seus pecados, e isso é fácil de entender: (1) Deus é Santo; (2) O Homem é pecador; (3) Deus não coaduna com o pecado. Todavia, inobstante Deus não aceite o pecado, Ele ama esse homem, que acaba reiteradamente pecando. Assim, de modo que o homem pudesse ser reconciliado com Deus, o próprio Deus vem à Terra encarnado como homem, para servir e ensinar o caminho até Deus.

Certa feita, Galileu Galilei disse que “todo homem quer ser rei, todo rei quer ser Deus, mas somente Deus quis ser homem”. A vinda de Cristo a esta Terra é bem mais importante do que imaginamos; é por meio Dele que pudemos alcançar a Deus novamente! Foi por meio de seu sacrifício naquela cruz que nossos pecados foram remidos! Jesus, sendo Deus, abriu mão da sua Glória, veio à Terra em um corpo mortal, para nos fazer imortais! Queridos, estamos falando de Deus! Deus, em seu trono de Glória, poderia simplesmente acabar com a humanidade e refazer tudo novamente! Mas não, por amor a minha e a sua vida, Ele preferiu pagar um preço altíssimo para que fôssemos resgatados: preço de sangue!

“Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado em carne foi justificado em Espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória. 1 Timóteo 3:16”.

Esse foi o sacrifício de Cristo! Ele fez tudo isso por mim e por você. Mas o que você tem feito como forma de gratidão a Ele? Como tem sido a sua vida? Essa mesma vida que foi resgatada com preço de sangue? Reflita se sua vida tem sido motivo de satisfação ou de tristeza por parte de Deus!

Foi por meio do nascimento de Cristo que a humanidade pôde verdadeiramente entender o caráter amoroso, digno, supremo e absoluto de Deus.

Peço ao Espírito Santo que, nesse natal, você possa verdadeiramente entender o plano de salvação de Deus para sua vida, sem hipocrisias positivadas por meio de filantropias temporais e efêmeras, mas por meio do verdadeiro amor Cristão, reconhecendo o sacrifício de Cristo na cruz do calvário, e dando glórias pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre todo mal!

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.