quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Agir de Deus



“A filha de faraó desceu para banhar-se no rio, e as suas criadas passeavam à beira do rio. Vendo ela a arca no meio dos juncos, mandou a sua criada buscá-la. E abrindo-a, viu a criança, e eis que o menino chorava; então ela teve compaixão dele, e disse: este é um dos filhos dos hebreus.” Êxodo 2: 5,6

Esse trecho bíblico relata o início da vida de Moisés. O Faraó à época havia decretado que toda criança hebréia, se fosse do sexo masculino, deveria morrer; ou seja, as parteiras deveriam matar as crianças hebréias que fossem do sexo masculino: “Falou o rei do Egito às parteiras das hebréias, das quais uma se chamava Sifrá e a outra Puá, dizendo: quando ajudardes no parto as hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matá-lo-eis; mas se for filha, viverá. Êxodo 1:15,16”.

O Faraó queria extinguir os Hebreus da terra do Egito. Para isso, decretou que toda criança que nascesse e fosse do sexo masculino deveria morrer. Contudo, os planos de Deus sempre prevalecem sobre os planos humanos! Deus está sob controle de todas as coisas e a Sua vontade sempre se cumprirá: “Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:9”.

Não importa pelo que estejamos passando, a resposta final sempre será de Deus.

Precisamos seguir o exemplo da mãe de Moisés. Ela confiou plenamente que o senhor cuidaria de seu filho. Quanta fé essa mulher demonstrou nesse momento! Qual de nós faria o que ela fez? Qual de nós confiaria plenamente no Senhor? Precisamos vivenciar a nossa fé e confiar que temos um Deus que realiza o impossível!

Moisés foi o profeta escolhido por Deus para libertar o povo hebreu da escravidão egípcia. Ora, Deus usou as lágrimas de um bebê para cumprir o seu propósito! Deus utilizou da forma mais frágil possível, ou seja, um inofensivo bebê chorando foi a porta de entrada para o cumprimento da vontade de Deus, pois foi a partir desse bebê que Deus libertou o povo hebreu dos egípcios!

Meus caros, às vezes queremos ensinar a Deus como agir. É comum em orações darmos “a fórmula” para Deus. Queremos a bênção e ainda dizemos como Deus deve proceder! Deus não precisa desse tipo de auxílio. O que Ele quer é que confiemos plenamente Nele. Deixe a forma a cargo de Deus; pode ter certeza que será a melhor possível!

A Palavra de Deus nos ensina que as coisas de Deus são loucura para o homem: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14”; contudo a loucura de Deus é mais sábia que os homens: “Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens. Romanos 1: 25”.

Não importa se vai ser com uma lágrima ou com um sorriso, se vai ser hoje ou daqui a 5 anos, se vai ser instantaneamente ou se vai ser paulatinamente, o que sabemos é que, com toda certeza, a vontade de Deus é soberana e se cumprirá para honra e glória do Senhor! Descanse em Deus! Deus tomará para si a sua luta: “Assim vos diz o Senhor: não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus. II Crônicas 20:15b”. Apenas confie que a vontade de Deus sempre se cumprirá; e saiba que a vontade Deus nunca será algo ruim: “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-nos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2”.   

Que você tenha um excelente dia, sabendo que nada é impossível para Deus, e que Ele sempre utiliza a melhor forma para fazer algo, não cabendo à nossa limitada cognição querer interpelar a Deus como fazer determinada coisa, afinal ele sabe o antes, o agora e o porvir!

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus. Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos. Romanos 11:33”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.