sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Será que Deus pode nos transformar?


“Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. (...) Moisés disse ainda: rogo-te que me mostre a tua glória.” Êxodo 3:6; 33:18

A primeira parte dos versículos de hoje (Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. Êxodo 3:6) retrata o primeiro encontro de Moisés com Deus. Deus escolheu Moisés para resgatar o povo de Israel que sofria sob a chibata dos egípcios. Já a segunda parte dos versículos (Moisés disse ainda: rogo-te que me mostre a tua glória. Êxodo 33:18) nos mostra um dos diversos diálogos de Moisés com Deus, já durante à travessia do deserto.

Em um primeiro momento, quando Deus revela a Moisés que ele foi o escolhido por Deus para libertar o povo de Israel da servidão imposta pelos egípcios, sua primeira reação foi a de recusa. Recusa não por maldade ou por desinteresse, mas sim por medo! Moisés temeu a missão que Deus o estava designando. E isso não é tão diferente do que ocorre nos tempos de hoje não! Quantas pessoas recusam se aproximar de Deus temendo, quem sabe, uma espécie de julgamento, em virtude de seus erros, por parte de Deus? A verdade é que Deus espera que nos rendamos aos seus pés, não que venhamos a sentir medo dele.

Moisés temeu não conseguir realizar a vontade de Deus. Contudo, quer queiramos, quer não, a vontade de Deus sempre se cumprirá. Que certeza maravilhosa!

Já em um segundo momento, observamos um Moisés totalmente diferente do relatado no primeiro encontro com Deus. Vemos um Moisés querente da presença do Senhor, ao ponto de pedir para ver a face de Deus! O que aconteceu? Como pode alguém mudar tanto? Como pode um homem ser transformado dessa forma?

Deus tem poder para mudar qualquer pessoa!

No ínterim entre esses dois momentos, observamos que Deus foi agindo na vida de Moisés constantemente. Moisés foi desenvolvendo uma intimidade com o Senhor; e à medida que essa intimidade crescia, ele queria cada vez mais estar na presença de Deus, ao ponto de querer contemplar a Sua face! Quantos de nós desejamos cada vez mais estar na presença de Deus? Quantos de nós já desejou ver a face de Deus? Poucos, infelizmente! Por quê? Talvez por medo, ou por não semearem um relacionamento com o Senhor.

Saiba que Deus transforma qualquer pessoa! Não importa a condição que ela esteja. Deus pode curar qualquer enfermidade; pode transformar o medroso em corajoso; pode resgatar a vida de um ébrio; pode mudar totalmente a vida daqueles que praticam pecados sexuais, sendo, portanto, escravos deles; pode curar um dependente químico; enfim, Deus pode resgatar e transformar totalmente a vida de qualquer um de seus filhos. Mas tem uma coisa que Deus não pode fazer: mentir! Deus nunca mente; e se Ele não mente, concluímos que o que Ele fala é verdade. Assim, acredite nas promessas de Deus e permita que Ele possa transformar você! A Palavra de Deus diz: “Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Tiago 4:8a”. Você quer ser transformado pelo poder de Deus? Chegue-se a ele, que ele se chegará a você! Jesus Cristo nos revelou que há imensa alegria nos céus quando um pecador que se arrepende de seus pecados: “Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende. Lucas 15:10”; arrependa-se de seus pecados e goze da Misericórdia de Deus!

Deus está à espera de nossa humildade e de nossa confissão! Confissão de que dependemos incondicionalmente dele; confissão de que não somos nada sem Ele; confissão de que renunciamos a tudo que o desagrada; confissão de que queremos conhecer o seu amor por nós e ter intimidade e relacionamento com ele!

Que você tenha um maravilhoso dia, pensando se você quer ou não ser transformado por aquele que verdadeiramente pode te moldar com um oleiro molda o barro informe, transformando-o em um belo e maravilhoso vaso. Desejo verdadeiramente que você decida não ser um monte de barro sem forma, mas um maravilhoso vaso moldado diretamente pelas mãos do maior oleiro, e que este vaso permaneça sempre cheio da Glória de Deus!

“Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. Jeremias 18:6b”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.