terça-feira, 1 de novembro de 2011

As conseqüências da Embriaguez


“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio.” Provérbios 20:1

Infelizmente, o Brasil está em 1º lugar no consumo de bebidas destiladas no mundo!

Esse é um tema bem recorrente nos dias atuais. De fato, a indústria do álcool está cada vez mais forte no mundo, e milhares de pessoas estão incluindo o álcool em suas vidas cada vez mais cedo.

Algumas pessoas proclamam a seguinte tese: mas a Bíblia não proíbe a bebida! Isso é, em partes, verdade. O que a Bíblia Sagrada, ou seja, a Palavra de Deus condena é a embriaguez. Somente há proibição total do vinho em duas situações: (1) nos casos de sacerdotes servindo em santuários: “Falou também o Senhor a Arão, dizendo: não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da revelação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso pelas vossas gerações. Levítico 10:8-10” e (2) quando as pessoas tivessem feito voto de nazireu: “Disse mais o Senhor a Moisés: fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: quando alguém, seja homem, seja mulher, fizer voto especial de nazireu, a fim de se separar para o Senhor, abster-se-á de vinho e de bebida forte. Números 6: 1-3b”.

Entretanto, seguindo raciocínio de que não é proibido beber, precisamos entender que nem eu nem você temos uma válvula em nossos corpos que possa mensurar exatamente a hora de parar de beber para que não nos embriaguemos. Na verdade, isso é apenas uma falácia daqueles que querem justificar atitudes das quais não conseguem se afastar.

Como diz o provérbio japonês: “Primeiro o homem toma um trago, depois o trago toma outro trago; por fim, o trago toma o homem”.

Quantas pessoas perdem suas vidas diariamente por causa do excesso de bebida? Quantas famílias são exterminadas em virtude do álcool? Quantas mortes ocorrem por causa da mistura álcool x direção? Quantos filhos têm o seu maior exemplo, o de seu pai, simplesmente destruído em virtude do álcool? Meus amigos, esses não são motivos suficientes pra que repensemos nossos conceitos quanto à embriaguez?

Segundo a Associação Brasileira de Alcoolismo, somente no ano de 2009, o Brasil já registrava mais de 10 milhões de alcoólatras, fora aqueles que consumiam álcool, sem desenvolver, ainda, uma doença! É muita gente escrava desse mal!

Também é impressionante a quantidade de pessoas que começam a fazer uso excessivo de álcool a partir do exemplo que viram durante toda a vida. Viam seus pais constantemente embriagados, tomando aquele cenário como verdade e exemplo, infelizmente! Saiba que o que fazemos dentro e fora de casa é o exemplo que damos a nossos filhos!

A Palavra de Deus nos adverte que devemos nos afastar da embriaguez: “E não vos embriagueis com o vinho, mas enchei-vos do Espírito. Efésios 5:18”. A Palavra de Deus também nos mostra as conseqüências do uso de bebidas alcoólicas:

Causa desequilíbrio: “Balançam e cambaleiam como ébrios, e perdem todo o tino. Salmo 107:27”

Leva à pobreza: “Quem ama os prazeres empobrecerá, quem ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá. Provérbios 21:17”

Faz com que o bebedor se afaste da obra de Deus: “Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! Têm harpas e alaúdes, tamboris e pífanos, e vinho nos seus banquetes; porém não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das mãos dele. Isaías 5:11,12”

A bebida causa nudez: “Regozija-te, e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz; o cálice te passará a ti também; embebedar-te-ás, e te descobrirás. Lamentações 4:21”.

A Palavra de Deus nos traz o mandamento de jamais sermos bêbados: “Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. Romanos 13:13”.

Meus caros, essas passagens estão na minha Bíblia e na sua Bíblia também! Não podemos nos enganar com a idéia de que a Palavra de Deus nos foi dada apenas para nos confortar. É principalmente um manual de vida, com disposições que devemos cumprir! Afinal, esses são os preceitos do nosso Deus! Quem você deseja realmente seguir? Deus? Ou os prazeres desse mundo? O que você acha que vale mais a pena para sua vida? A decisão é sua!

Fanatismo! Esse é o discurso de muita gente com relação à postura de não mais beber. Contudo, eu afirmo que não é fanatismo, é submissão e amor em cumprimento dos preceitos de Deus! Isso é ser um cristão verdadeiro! Seja um cristão verdadeiro e se livre das algemas da bebida!

Talvez essas palavras não agradem muita gente. Eu não me importo! Não escrevo para agradar, mas para esclarecer sobre os preceitos de Deus!

Desejo verdadeiramente que você tenha um excelente dia! Abstendo-se de toda e qualquer espécie de bebedeira, como também ajudando àqueles que já se encontram escravos desse mal, levando a mensagem de Deus e o seu poder transformador!

“Olhai para vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha como um laço. Lucas 21:34”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.