sexta-feira, 30 de setembro de 2011

É Hora de Calar


“Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus.” Romanos 3:19

Por vezes nos pegamos em discussões, contendas, intrigas ou coisas do tipo, sempre querendo, de maneira eloqüente/contundente, refutar o que nos é dito de modo que possamos trazer a nós a opinião alheia de que realmente temos razão sobre algo.

E da mesma maneira tentamos dialogar com Deus. Tentamos justificar nossos pecados ao invés de confessá-los; tentamos encontrar uma justificativa para determinado erro, como se Deus precisasse de nossas justificativas; como se nossa limitada cognição pudesse penetrar no entendimento de Deus, e sabemos que isso é impossível: “quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Romanos 10:33b”.

Na verdade, é hora de calar!

É hora de nos despirmos de quaisquer máscaras, de quaisquer tentativas de ludibriar a Deus. É hora de simplesmente nos calarmos diante do Senhor, reconhecendo que de fato somos nada mais que pó! Que somos, por essência, pecadores em potencial.

“Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Romanos 7: 19-23”.

Deus não quer nossas retóricas explicações. O que Ele quer é um coração quebrantado! “Buscar-me-eis, e me achareis, quando buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:13”. Quebrante seu coração diante do Senhor, e Ele o ouvirá!

Duas perguntas precisam ser feitas: sua boca já foi calada diante do Senhor? Você continua jogando confetes diante da sua própria justiça e se defendendo de Deus? Se esse é o seu caso, digo eu que você deve buscar mudar essa postura o quanto antes. Deus só pode nos salvar quando nos calamos diante Dele como pecadores que somos (falo calar no sentido de não querer justificar nossos pecados). Enquanto estivermos nos defendendo de Deus e vangloriando nossos próprios esforços, não podemos ser atingidos pelo sobrenatural de Deus. Todo o mundo é culpado diante de Deus, e isso inclui você e eu!

Deus não divide a glória dele com ninguém. “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas. Isaías 42:8”. É momento de pararmos de argumentar com Deus, para que possamos permitir que Ele haja! Caso contrário, se a manifestação de Deus acontecesse enquanto tentávamos alcançar nossos objetivos a partir de nossos próprios esforços, no final, daríamos a honra e a glória a nós mesmos, e não a Deus! E já vimos que Deus não divide Sua glória com ninguém.

Que você tenha um excelente dia, calando-se diante do Senhor dos senhores. Confessando sua essência pecaminosa, e clamando pelo renovo de Deus; declarando que somente Ele pode lhe restaurar completamente.

Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus, enviando a seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. (...) E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8: 3,11”.

Grande abraço,

Hélio Roberto.