"Então o rei deu ordem, e trouxeram Daniel, e o lançaram na cova dos leões. Daniel 6:16a".
A mensagem de hoje fala das lições que tiramos desse episódio que aconteceu na vida do Profeta Daniel.
Daniel vivia em um reino pagão; contudo, em virtude de sua eminente sabedoria vinda de Deus, ele se destacava em tudo o que fazia. Assim, o rei o tinha como um dos seus principais homens, ou seja, Daniel era um dos sábios do reino, o qual gozava de grande respeito por parte de todos. Entretanto, havia alguns outros que tinham o mesmo status de Daniel, os quais, consumidos pela inveja, conspiraram contra a vida de Daniel.
A Palavra de Deus fala que Daniel se destacava dentre os presidentes (título dado a determinado grupo de sábios) e aos sátrapas (espécie de governador de um província do reino), ao ponto de o rei desejar colocar Daniel sobre todo o reino: "Então o mesmo Daniel sobrepujava a estes presidentes e aos sátrapas; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constitui-lo sobre todo o reino. Daniel 6: 3". Todavia, os presidentes e sátrapas foram envenenados com o veneno da inveja e passaram a conspirar contra a vida de Daniel!
Agora eu pergunto: Isso é diferente do que acontece hoje? Quantos de nós somos perseguidos pura e simplesmente por fazermos o que temos que fazer da melhor forma possível? Quantas vezes você foi ou está sendo perseguido porque você faz as coisas com excelência? No caso de Daniel, os outros tinham inveja de sua sabedoria, a qual provinha de Deus! E no seu caso? Qual tem sido o dom que Deus lhe deu que tem acendido o furor nos invejosos?
Daniel era um homem de reputação e conduta ilibada. Os invejosos reconhecem que não achariam erro na conduta de Daniel e decidem atentar contra o relacionamento de Daniel com Deus: "Pelo que estes homens disseram: nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, a menos que a procuremos no que diz respeito à lei do seu Deus. Daniel 6:5". Será que você tem tido uma conduta ilibada perante aqueles que o cercam? Será que se alguém tentar acusá-lo de algo errado, conseguirá legitimidade nas suas atitudes? Reflita você!
Então os sátrapas persuadiram o rei a baixar um decreto determinando que, por 30 dias, nenhum deus poderia ser adorado, senão o próprio rei, sob pena de o descumpridor do decreto ser lançado na cova dos leões: "Todos os presidentes do reino, os prefeitos e os sátrapas, os conselheiros e os governadores, concordaram em que o rei devia baixar um decreto e publicar o respectivo interdito, que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, exceto a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões. Daniel 6:7"; ou seja, aqueles homens sabiam que Daniel era temente e tinha um relacionamento diário com o Senhor. Será que você tem sido perseguido por causa da sua fé em Deus? Meu amigo, será que você tem sido perseguido porque você tem cultivado um relacionamento com Deus?
Daniel não deixou o Deus Todo-Poderoso por causa da perseguição! E você? Deixará?
Então Daniel, como de costume, estava a clamar pelo Senhor, quando aqueles homens o viram orando indo até o rei para o imediato cumprimento da pena estabelecida no decreto: que Daniel fosse lançado na cova dos leões!
Pela cultura e lei Persa, um rei, por mais que estivesse arrependido de quaisquer de suas determinações, não poderia voltar atrás, motivo pelo qual o rei, com pesar no coração, porque não tinha persebido a malícia no coração daqueles homens, teve que cumprir a pena estabelecida no decreto e lançar Daniel à cova dos leões.
Então Daniel foi lançado como comida aos leões. O rei passou a noite em jejum e sem conseguir dormir, pois sabia que a vida de Daniel corria risco. Contudo, aquele rei, que não era temente nem seguidor de Deus, confia na provisão do Deus vivo e proclama as seguintes palavras a Daniel, antes de lançá-lo na cova dos leões: "O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. Daniel 6:16b".
Meu caro, você pode estar sendo jogado para junto dos leões; confie que Deus te livrará!
Quando passou a noite, o rei foi diretamente àquela cova, e chamou pelo nome de Daniel, quando então Daniel sai ileso daquele lugar, e testemunha que o Senhor o havia guardado! Daniel sabia que o livramento não vinha dele! Daniel sabia que não podia lutar com leões famintos! Daniel sabia que era hiposuficiente naquele momento! Mas Daniel também confiou no Deus vivo, o qual o livrou da morte certa!!!
Talvez você esteja vivendo uma morte certa! Talvez os leões da depressão, da incredulidade, da prostituição, das fobias ou da avareza estejam querendo te tragar, mas saiba que Deus está a enviar o anjo do Senhor para amarrar a boca desses leões, de modo que você tenha livramento, salvação e uma felicidade plena para honra e glória do nome de Jesus Cristo de Nazaré!
Confie no Senhor meu irmão, e saiba que não há leão nesse mundo que possa com o Leão da Tribo de Judá: o Cristo Filho único de Deus!
Espero que você tenha um lindo o maravilhoso dia, sabendo que as lutas sempre existirão, mas que Deus está a enviar o seu anjo para poder lhe guardar e dá-lhe a verdadeira vitória!
"Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33".
Grande Abraço,
Hélio Roberto.