segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Paz no Caminhar

“Assim, despediu seus irmãos e, ao partirem eles, disse-lhes: não contendais pelo caminho.” Gênesis 45:24

Como inquietamos nosso coração no itinerário de nossas vidas! Na verdade, temos a impressão de estarmos sempre remando contra uma maré incessante. Dificuldades surgem no trabalho, nos estudos, na família, nas emoções, nos sentimentos, enfim, nos relacionamentos em geral. Nosso caminho, seja em quaisquer dos ramos supracitados, é árduo e, por vezes, cheio de ataques de outras pessoas. É como se marchássemos em uma estrada cercada de emboscadas.

No versículo acima citado, José, filho de Jacó, despediu seus onze irmãos para que buscassem seu pai de modo que pudessem viver todos juntos no Egito. José havia sido vendido como escravo aos egípcios por seus irmãos vinte e dois anos atrás, e através de sua fidelidade a Deus, tornou-se como pai do Faraó: “Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador sobre toda a terra do Egito. Gênesis 45:8”. José perdoou seus irmãos, e mandou que eles buscassem seu pai Jacó, de modo que todos de sua família vivessem a fartura do Egito, em uma época de extrema fome. Assim, a mensagem de não contendais pelo caminho significa: não estraguem tudo que conseguimos conquistar (a paz entre eles)!

Não podemos deixar nossa natureza humana estragar, durante nosso caminho, as vitórias que conquistaremos. Quantas vezes vivemos esse tipo de situação? Quantas vezes, no afã do momento em nossa trajetória simplesmente tropeçamos e caímos?

A Palavra de Deus nos ensina que não contender não quer dizer covardia, mas sim prudência.

O prudente vê o mal e se esconde; mas os insensatos passam adiante e sofrem a pena. Provérbios 27:12”.

Precisamos ser mais pacíficos e menos passionais! Jesus Cristo nos ensina que devemos ser pacificadores: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9”.

Se alguém tenta criar alguma espécie de desavença com você, seja em qualquer ramo de sua vida, simplesmente não retribua a agressão! Coloque tudo diante de Jesus Cristo e descanse Nele: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei sobre mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus 11:29,30”.

Precisamos descansar no Senhor e ter paz! Jesus nos ensinou que neste mundo teremos aflições, mas que venceríamos: “Neste mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33b”

Se Jesus venceu o mundo, e estamos com Ele, também podemos vencer toda e qualquer aflição que venha a nos acometer. Não vencemos por meio de nós mesmos, mas por meio de Cristo! E essa vitória não vem retribuindo uma ofensa ou reagindo a uma agressão; vem, na verdade, ao se entregar tudo diante do leão da tribo de Judá Cristo Jesus, para que possamos carregar o Seu fardo que é leve e suave.

Quando se derruba um dominó em uma fila de dominós, o resultado são todos os dominós caídos no chão! Mas quando um dominó simplesmente “segura” a agressão do dominó anterior, além de ele mesmo não cair, acaba evitando a queda de todos os demais que vêm após ele! Que você seja esse dominó, que suporta a agressão alheia, confiando em Cristo, não encaminhando tais agressões e não sendo responsável pela queda dos que o cercam! Como servo de Deus, seja a diferença de amor e pacificação nesse mundo tão hostil.

Grande abraço,