segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Honrar Pai e Mãe



“Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale e devorados pelos filhos da águia.” Provérbios 30:17

Realmente me assusta o que vem acontecendo nos dias atuais com relação à atitude de filhos para com seus pais. Acabou o respeito! Acabou a honra que o filho deve a seus pais! Acabou a admiração dos filhos para com os seus pais; hoje em dia, os filhos admiram os colegas, porque “pegam” mais e mais mulheres; admiram o brigão do bairro, porque ele é o valentão que agride todo mundo; admiram tudo, menos a seus pais.

Contudo, esse tipo de atitude tem sérias conseqüências. A Palavra de Deus instituiu como mandamento honrar pai e mãe: Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dará. Êxodo 20:12”.

Na antiga aliança, os filhos que maldiziam aos seus pais eram penalizados com a morte. Não defendo que devemos instituir a pena capital para o desacato aos pais, mas a Bíblia nos mostra com clareza a importância que Deus dá a este assunto: “Qualquer que amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele. Levítico 20:9” e “Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedeça à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e que, embora o castiguem, não lhes dê ouvidos, seu pai e sua mãe, pegando nele, o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; e dirão aos anciãos da cidade: este nosso filho é contumaz e rebelde; não dá ouvidos à nossa voz; é comilão e beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; Deuteronômio 21:18-21a”.

Certamente, um filho que não respeita os seus pais, não respeitará um professor, ou um policial, ou quem quer que seja. É chocante constatar que vivemos em tempos de desrespeito total, ao ponto de uma criança de 10 anos atirar em uma professora na sala de aula. Que mundo é esse no qual vivemos? Que tempos terríveis são esses?

Na verdade, o que falta é a presença de Deus nas famílias da atualidade. Falta o pai chegar para o filho e ensinar sobre a vontade de Deus! Sobre a importância de se obedecerem aos preceitos divinos! Confluindo com essa ausência, a Sociedade ovaciona aqueles que, deliberadamente, desrespeitam seus pais. Hoje não está na moda não discutir com o pai; não está na moda acatar a decisão do pai; não está na moda se submeter à autoridade do pai. Que pena, em virtude disso, os lares estão cada vez mais estraçalhados.

Outra situação que me faz amargar por dentro é saber que um filho teve a coragem de internar seu pai em um asilo só para não ter o “trabalho” de cuida daquele que doou sua vida inteira para lhe sustentar, educar e ajudar a ser alguém na vida. É digno de pena um filho que toma uma atitude dessas. Mas Deus não está de olhos fechados, e a sua Palavra será cumprida no dia do julgamento final! Amém!

A Palavra de Deus nos ensina, na posição filhos, o tipo de atitude que devemos sustentar perante nossos pais: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. Efésios 6: 1-3”.

Nossos pais aqui na terra foram designados por Deus para nos amar e cuidar. Precisamos honrá-los, respeitá-los e amá-los verdadeiramente!

São inadmissíveis situações em que filhos passam anos brigados com seus pais. Simplesmente estão desprezando a vontade e os preceitos de Deus! O Deus Todo Poderoso é repleto de amor por todos nós, mas também é juiz para aqueles que desdenham da sua Palavra.

Que você tenha um excelente dia e uma ótima semana, na certeza de que Deus dá grande importância ao relacionamento entre pais e filhos, devendo estes honrarem e respeitarem os seus pais, assim como preconiza a Palavra de Deus.

 O insensato despreza a correção de seu pai; mas o que atende à admoestação prudentemente se haverá. Provérbios 15:5”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.