sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Por que Jesus Cristo é o único fundamento da nossa fé? Parte 1 - Os Mórmons, A Igreja dos Santos dos Últimos Dias


 
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem a Pai, senão por mim. João 14:6”.

Meus amigos, iniciarei uma série de mensagens que explicam porque Jesus Cristo é o único fundamento da nossa fé, mostrando as inverdades que algumas religiões/seitas pregam, bem como suas armadilhas, de modo que possamos identificá-las sem deixar que elas nos façam duvidar ou questionar o maravilhoso fundamento da nossa fé. Escrevo essas mensagens para que você tenha plena convicção de que somente Jesus Cristo é digno da sua adoração! Quero deixar registrado que não desejo discorrer sobre as pessoas que freqüentam tais igrejas, mas falar da Doutrina das mesmas, mostrando que não podemos trocar o fundamento da nossa fé e Salvação – Jesus Cristo – por quaisquer falácias ou sofismas que venham a nos apresentar.

 A primeira coisa que devemos fazer para identificar uma seita é saber qual a relação dela com Jesus Cristo. Devemos fazer duas perguntas:

·         O que você acha de Jesus Cristo?
·         Para você, quem é Jesus Cristo?

Com essas duas perguntas, conseguiremos identificar uma Doutrina herética. Tais Doutrinas, ou negarão a Divindade de Cristo, ou elas não aceitarão Cristo como suficiente Salvador, dividindo o seu Poder salvador com outrem. Essas são as duas falhas que toda seita herética não deixam de cometer, ou uma ou a outra, mas sempre cometem uma delas.

Trataremos hoje dos Mórmons. Estes são muito fáceis de serem identificados: costumam andar em duplas, sendo geralmente missionários estrangeiros (são financiados pela igreja). As igrejas Mórmons têm o mesmo padrão de arquitetura no mundo, sendo seus templos muito parecidos em qualquer lugar que se instalarem.

A igreja dos Mórmons foi fundada em 1829, por um americano chamado Joseph Smith, o qual disse que um anjo, chamado Moroni, anjo este que viveu em uma civilização dos Estados Unidos em 1.400 anos antes de 1829, o teria entregado as placas que formariam o livro de Mórmons, onde Joseph Smith as teria traduzido, e depois devolvido as mesmas ao tal anjo Moroni. Desse episódio encontramos o primeiro furo da doutrina Mórmon. A Palavra de Deus diz que, mesmo que um anjo viesse a pregar um evangelho além do que já estava sendo pregado - Evangelho de Cristo -, que fosse amaldiçoado! Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Gálatas 1:8”. A Palavra de Deus fala em qualquer evangelho além do já havia sido pregado seria amaldiçoado! Segundo furo: não há nenhuma referência a nenhum anjo chamado Moroni na Bíblia. Encontramos o anjo Gabriel, aquele que assiste diante de Deus, e o arcanjo Miguel, o mais forte dentre os anjos, mas não há qualquer referência a nenhum anjo Moroni.

Além disso, o livro dos Mórmons foi escrito em uma linguagem paupérrima (hoje, depois de diversas atualizações, foi melhorada a tradução do texto, mas sua origem foi com uma gramática bem deficiente). O interessante é que no livro dos Mórmons encontramos transcrições exatamente iguais dos livros do profeta Isaías e do profeta Jeremias. Isso é extremamente paradoxo, uma vez que a Bíblia foi escrita (inspirada pelo Espírito Santo) em uma linguagem extremamente erudita, o que contrastava com a linguagem pobre do autor Joseph Smith. Também encontramos no livro dos Mórmons tratados inteiros da Igreja Anglicana e da Igreja Metodista. Assim, concluímos que o livro dos Mórmons é uma simbiose de textos extraídos da Bíblia como se fosse de Joseph Smith, com textos de uma linguagem deveras deficiente do autor, mais tratados de outras Igrejas. Como pode haver credibilidade num camarada desses? Avalie você!

Joseph Smith proclamou também algumas profecias:

Ele escreveu em 1835, no livro História da Igreja, Volume II, que Jesus Cristo iria voltar em aproximadamente 56 anos. Ora meus caros, coitado dele; deve estar esperando até agora!

Joseph Smith, também no mesmo livro, fala que na lua têm habitantes de 1,83 metros de altura, que se vestem com roupas iguais, padronizadas. Ora, o homem foi à lua em 1969 e não encontrou nada disso! Precisamos ficar atentos a essas mentiras! Não dá pra trocar o fundamento da nossa fé por uma heresia dessas!

Ele também profetizou que seus inimigos seriam derrotados, e que tudo o que ele possuía pertenceria à sua família. Joseph Smith era POLÍGAMO! Ele teve 27 (vinte e sete) mulheres e 44 (quarenta e quatro) filhos. Joseph Smith era tão cheio de falcatruas que no dia 27 de junho de 1844 ele foi arrancado da prisão em Illinois nos Estados Unidos por uma multidão enfurecida, onde foi assassinado.

Com relação a Jesus Cristo, Joseph Smith dizia que Jesus Cristo era apenas o irmão mais velho da Humanidade, o primeiro a ser criado. Nada de deidade (posição de Deus) a Jesus. Essa é a base da Doutrina Mórmon.

Eles se apresentam com a Bíblia, só que com o livro de Mórmons colado nela, e antes que você se dê conta, eles esquecem a Bíblia e colocam todo o foco no tal livro de Mórmons.

Os Mórmons não entram em discussão com você sobre Jesus Cristo. Contudo, de maneira ardilosa, descaracterizam toda a obra expiatória e redentora de Cristo ao afirmarem que Jesus é apenas o irmão mais velho da Humanidade, pelo fato de ser apresentado como primogênito na Bíblia. Mas essa é uma interpretação fraquíssima, porque quando a Bíblia fala que Jesus Cristo é o primogênito, quer dizer que ele tem preeminência em tudo, que Ele é o primeiro de tudo, não em um sentido exclusivo de nascimento, mas no sentido de que Ele é o herdeiro e Senhor de todas as coisas! Afinal, Jesus existe juntamente com o Pai e o Espírito Santo desde o princípio! Ele não foi criado por Deus, Ele é Deus: Deus Filho!

Uma coisa é verdade: o caráter de uma religião é, de certa forma, o caráter do seu líder! Não falo das pessoas de determinada religião/seita, mas da própria religião/seita em si!

A partir do que foi apresentado meus amigos, não dá pra trocar o fundamento da nossa fé por uma farsa dessas!

Desejo que você tenha um excelente dia e um ótimo final de semana, na certeza de somente Jesus Cristo é o Senhor dos senhores e Rei dos reis! Entregue sua vida nas mãos do verdadeiro Deus e sinta as maravilhas de uma vida plena no Senhor!

Respondeu-lhe Jesus: todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. João 6:13,14”.

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

Fonte: Estudos do Pastor Silas Malafaia

P.S.: Participe! Deixe o seu comentário!


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Tempo da Colheita se Aproxima



“Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. Mateus 13:30”.

Meus amigos, a mensagem que Deus colocou no meu coração fala do tempo da colheita!

Jesus Cristo propôs uma parábola dizendo o seguinte: “O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Quando, porém, a erva cresceu e começou a espargir, então apareceu também o joio. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? Respondeu-lhes: algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, disse: não, para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. Mateus 13:24b-30”.

Que grandes lições Jesus Cristo nos transmitiu com essa parábola. Jesus fala dos tempos apocalípticos; fala do dia em que serão separados os justos dos ímpios! Meu caro, vou fazer uma pergunta que tem uma resposta simples, porém, por vezes, difícil de responder: você tem sido justo ou ímpio? Você tem sido trigo ou joio?

Nessa parábola o trigo e o joio são as pessoas; ou seja, pessoas boas e pessoas más. Quem semeia a semente boa é Jesus Cristo, e quem semeia a semente má é Satanás. O campo é o mundo, a ceifa é o fim dos tempos e os ceifeiros são os anjos de Deus. E assim é nos tempos de hoje: sementes boas rodeadas de sementes más! E o pior, sementes más que se fazem de sementes boas. Assim é no trabalho, na escola, na Igreja, enfim, em nosso convívio social.

Contudo meus amigos, uma hora essas ervas vão ser separadas. Cristo, em toda Sua onisciência, utiliza uma perfeita analogia. O joio e o trigo são muito parecidos enquanto semente, enquanto ervas em crescimento, mostrando as suas diferenças apenas quando já estão desenvolvidos; contudo, o trigo e o joio crescem com suas raízes emaranhadas, não sendo possível arrancar o joio, sem também arrancar o trigo, uma vez que ambos estão ligados pela raiz! Então, Cristo nos advertiu que o joio cresce junto ao trigo, não se podendo, arrancar o joio, sem que se perda o trigo.

Mas por que Cristo disse isso? Ora meus amigos, muitas pessoas seguem um joio sem saberem! Quantas pessoas são enganadas por um falso profeta? Quantas pessoas seguem doutrinas que rumam para um caminho totalmente avesso à mensagem de Cristo?

Contudo, a Palavra de Deus tem o Poder de anular esse laço e transformar qualquer semente má em semente boa, porque não existem impossíveis para Deus! Nenhum ser humano está eternamente condenado, pois o amor de Deus está pronto para receber aquele que se arrepender de seus erros!

Meus amigos, vou falar no mais límpido português: aquele que não tiver relacionamento com Deus, que não tiver entregue a sua vida a Jesus irá para o fogo como joio! Isso lhe escandaliza? Não ache que o inferno é ficção meu caro; apesar do que muitos dizem, o inferno existe e será o destino final dos joios desse mundo! Então comece a pensar e analisar em que tem consistido a sua vida; se ela tem sido um retrato de uma semente boa, ou se tem sido retrato de uma semente má.

A ceifa não tardará! Então comece a agir de modo a desenvolver uma verdadeira comunhão com Deus, para que você possa desfrutar da segurança espiritual que somente pode ser obtida por meio de Jesus Cristo!

Não estou fazendo terrorismo espiritual ou coisa do tipo. Muitos acham que a Bíblia só deve ser lida e citada para trazer uma palavra de conforto em um momento difícil. Que gravíssimo engano! Meus amigos, a Bíblia nos conforta sim, mas também traz tudo aquilo que Deus deseja que façamos; Deus nos revela por meio da Sua palavra verdades tremendas que estão acontecendo e que acontecerão; contudo, como nos tempos de Noé, as pessoas vivem como se nada fosse acontecer, e acabam dormindo no ponto, até o dia em que não haverá mais oportunidade!

Como um mensageiro da Palavra de Deus, tenho um compromisso com o Senhor de levar aquilo que está na Sua Palavra, sem ponderar se isso vai agradar ou desagradar alguém; afinal, o meu compromisso é com Deus! “Se eu disser ao ímpio: ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho, morrerás esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão. Todavia se advertirdes o ímpio do seu caminho, para que ele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade; tu, porém, terás livrado a tua alma. Ezequiel 33:8,9”. Então, com um sentimento de dever a cumprir, tenho que levar a mensagem de Cristo, quer agrade ou não. Entretanto, tenho certeza de que o Espírito Santo de Deus agirá com o perfeito entendimento de modo que você possa compreender o mais profundo sentido dessa mensagem!

Não ache que a Bíblia somente nos conforta; ela faz isso com toda certeza, mas, sobretudo, nosso Pai teve o cuidado de nos advertir sobre os perigos desse mundo! Então, meu irmão, vejas as coisas de Deus com mais seriedade, amor e compreensão, e então você perceberá o imensurável amor e cuidado que Deus tem para conosco!

A mensagem de hoje tem como cerne que todos nós nos lembremos do que Jesus nos ensinou: que há uma conseqüência para o justo, como também há uma conseqüência para o ímpio! Então, escolha o lado do bem, o lado de Deus, e viva a plenitude da Salvação obtida por meio de Jesus Cristo de Nazaré, de maneira que você possa ser guardado no celeiro do Senhor!

Desejo que você tenha um maravilhoso dia, sendo trigo nesse mundo! Sendo a erva amada e cuidada pelas mãos do grande Semeador, Jesus Cristo!

Mas quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Apocalipse 21:8”.

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Deus de Aliança



“Ora, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas ligou-se com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. I Samuel 18:1”.

Muitos questionam o que vem a ser a ligação de Davi com Jônatas. Na verdade, essa ligação de almas tratava-se de uma aliança. E esse é um ponto muito importante! Quem são as pessoas com quem você tem feito as suas alianças? Josué fez uma aliança com os gibeonitas, foi enganado e obrigado a comer pão bolorento e vinho rôto! Cuidado meus amigos com quem vocês estão fazendo as suas alianças!

Deus é um Deus de Aliança! Deus fez 04 alianças no Antigo Testamento: com Noé, com Abraão, com Moisés e com Davi.

Deus derramou seu julgamento sobre o povo daquele tempo através do Dilúvio. Após esse Dilúvio, Deus chegou a Noé e fez uma Aliança com ele! Deus disse que nunca mais exterminaria a raça humana por meio de chuvas, e que toda vez que viesse um grande temporal, após esse temporal surgiria no céu um arco colorido, e que esse arco era o sinal da Aliança de Deus com Noé! Assim, toda vez que vinham grandes chuvas, e que Noé ficava atemorizado, após isso, lá estava o maravilhoso arco-íris como prova da Aliança de Deus com seu amigo Noé!

Deus também fez uma Aliança com Abraão. A Palavra de Deus diz que o Senhor falou para Abraão pegar uma novilha, um carneiro e uma cabra de três anos, mais uma pomba e uma rolinha; e disse pra Abraão partir a novilha, o carneiro e a cabra ao meio, separar as suas carnes em duas partes. Contudo não era pra partir as aves, uma vez que a pomba é sinal representativo do Espírito Santo de Deus, e onde o Espírito Santo de Deus está, ali não há divisão!

Esse era um cerimonial que somente reis faziam! Quando dois reis queriam fazer um pacto, eles partiam um animal ao meio, separavam as suas partes uma de frente à outra, espargiam o sangue desse animal no meio das duas partes e caminhavam por cima desse sangue com os pés descalços. Eles iam e voltavam; ambos faziam isso como sinal de que se um deles quebrasse o pacto firmado, este acabaria como aquele animal imolado!

E a Palavra de Deus diz que as aves de rapina vinham para cima daquela carne, e que Abraão as enxotava: “E as aves de rapina desciam sobre as carnes; Abrão, porém, as enxotava. Gênesis 15:11”. Você tem enxotado as aves de rapina que têm tentado acabar com a sua Aliança com Deus? Ou você tem simplesmente deixado elas impedirem que seu pacto com Deus seja concluído?

E após Abraão enxotar as aves de rapina, Deus fez esse pacto com Abraão! Contudo, Deus fez Abraão cair em profundo sono: “Ora, ao pôr-do-sol, caiu um profundo sono em Abrão; Gênesis 15:12a”.

Que coisa maravilhosa! Deus não permitiu que Abraão passasse por entre as carnes, porque sabia que Abraão era humano e que iria falhar; Deus sabia que Abraão mais à frente mentiria no Egito, dizendo que Sara era sua irmã ao invés de esposa, e se Deus permitisse que Abraão passasse por meio das carnes, teria que matá-lo quando ele quebrasse a sua parte do pacto. Mas Deus passou por meio daquelas carnes, porque Ele nunca falha! Porque Ele sempre cumpre com as suas promessas! “Quando o sol já estava posto, e era escuro, eis um fogo fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre aquelas metades. Gênesis 15:17”. Deus estava passando por meio daquelas metades porque naquele momento Ele estava dizendo que nunca falharia com as Suas promessas, que nunca se esqueceria da sua Aliança com o seu amigo Abraão! Esse mesmo Deus que fez todas as coisas; que tem o universo com descabelo de seus pés; que mede as grandezas do mundo em uma balança de precisão! Esse mesmo Deus quer fazer uma Aliança com você! Esse Deus maravilhoso que nunca falha e que nunca mente te ama e quer ser parte em uma Aliança contigo!

Deus fez também uma aliança com Moisés! Aquele povo andava no deserto orientado por uma coluna de fumaça durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite! Eles não sabiam de onde vinha aquela fumaça, mas mesmo assim a seguiam! A mesma coluna de fumaça e de fogo que passaram por aquelas metades orientava o povo Hebreu na marcha pelo deserto! Que Deus maravilhoso! Mesmo depois de 400 anos não se esqueceu de sua Aliança com Abraão e sua descendência! Deus que conversava com Moisés em um monte fumegante, entrega as tábua dos mandamentos e sela mais uma Aliança com um servo Seu!

Meu irmão, Ele também quer Aliança com você! Aceite esse Deus, porque a palavra esquecimento não existe nesse pacto!

Espero que você tenha um excelente dia e um ótimo final de semana, sabendo que Deus é e sempre será DEUS DE ALIANÇA!

Grandes coisas fez o Senhor, pelas quais ficamos alegres. Salmo 126:3”.

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

P.S.: Escute essa música que fala desse Deus de Aliança: clique aqui!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

As pragas do Egito: um julgamento espiritual



“Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, a não ser por uma forte mão. Portanto estenderei a minha mão, e ferirei o Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele. Depois vos deixará ir. Êxodo 3:19,20”.

Meus amigos, ficamos alguns dias sem postar novas mensagens, mas reassumimos o compromisso de postarmos pelo menos duas mensagens por semana.

O povo de Deus vivia uma forte opressão por parte do Egito. Eram escravos já por 400 anos e viviam sob árdua chibata.

Contudo, Deus ouviu a oração daquele povo e enviou o profeta Moisés para retirar os Hebreus da terra do Egito.

Vou discorrer sobre as 10 pragas do Egito, só que sob uma ótima um pouco diferente, olharemos para o campo espiritual, ou seja, para o julgamento espiritual de um povo idólatra e pagão!

1ª Praga – O Rio Nilo é transformado em sangue
“Fizeram Moisés e Arão como lhes ordenara o Senhor; Arão, levantando a vara, feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue. Êxodo 7:20”.
O Rio Nilo era a fonte de sustento hídrico do povo egípcio. Contudo, por ser uma grande fonte natural de água potável, era adorado como deus. Quando o grande Deus Jeová feriu o Rio Nilo e este, juntamente com todas as lagoas, águas empoçadas, inclusive os vasos de água, foram transformados em sangue matando todos os peixes daquelas águas, Deus estava julgando o deus Api, deus do Nilo e Ísis, também deusa do Nilo. Essa praga durou 7 dias. Deus estava mostrando ao povo Egito, sobretudo, que os deuses deles nada são e que só há um Deus que domina todas as águas: “E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: que havemos de beber? Então clamou Moisés ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, e Moisés lançou-a nas águas, as quais se tornaram doces. Ali Deus lhes deu um estatuto e uma ordenança, e ali os provou, dizendo: se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que sara. Êxodo 15:24-26”.

2ª Praga – A praga das rãs
“Arão, pois, estendeu a mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, que cobriram a terra do Egito. Êxodo 8:6”.
Mais uma vez Moisés e Arão ordenaram ao Faraó dizendo: “deixa ir o meu povo”, e advertiram que mais uma praga estava a caminho! Mas o Faraó não cedeu. Então Deus enviou a praga das rãs. No Egito, a rã era símbolo da fertilidade, sendo a praga das rãs, além de um espinho na carne dos egípcios, um julgamento à deusa egípcia Hecate, deusa da fertilidade e do parto, a qual tinha cabeça de rã! Deus disse mais uma vez: somente eu sou Deus, e todo e qualquer falso deus estará sob o meu julgamento!

3ª Praga – A praga dos piolhos
“Disse mais o Senhor a Moisés: dize a Arão: estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito. Êxodo 8:16”. Ao transformar o pó do deserto em piolhos, Deus estava julgando o deus Set, deus do deserto, tão venerado pelo povo egípcio. O Deus maior desceu a sua mão sobre aquele povo pagão, de modo que até os magos do Faraó admitiram que aquilo era o “dedo de Deus”: “então disseram os magos a Faraó: isto é o dedo de Deus. Êxodo 8:19a”. Meus amigos, só há um Deus de forte mão! E todos, no céu, na terra e debaixo da terra se curvarão diante Dele, Jesus Cristo de Nazaré: Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a Glória de Deus Pai. Filipenses 2:10,11”.

4ª Praga – A Praga das moscas
“O Senhor, pois, assim fez. Entraram grandes enxames de moscas na casa de Faraó e nas casas dos seus servos; e em toda parte do Egito a terra foi assolada pelos enxames de moscas. Êxodo 8:24”.
Deus é bom e longânimo. Contudo, Deus também é Justiça, e chega um ponto em que Deus não tolera mais a insistente desobediência dos pecadores! Se você vem pecando e acha que pode continuar assim porque nada está acontecendo, saiba que Deus, embora seja misericordioso, não tarda com a sua Justiça: “Para com o benigno te mostras benigno, e para com o homem perfeito te mostras perfeito. Para com o puro te mostras puro, e para com o perverso, inflexível. Salmo 18:25,26”. Deus, ao descer a praga das moscas, estava julgando o deus egípcio Uatchit, uma vez que a mosca era um animal sagrado para esse falso deus. Jeová mostrou mais uma vez ao povo egípcio que seus falsos deuses nada eram nas mãos do Criador de todas as coisas!

5ª Praga – A Praga da peste nos animais
“Eis que a mão do senhor será sobre o teu gado, que está no campo: sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois e sobre as ovelhas; haverá uma pestilência muito grave. Êxodo 9:3”.
O povo egípcio era, em sua integridade, um povo zoomorfista; ou seja, cultuavam divindades que se apresentavam com formas de animais. Quando o Senhor dos senhores trouxe a peste sobre os animais do povo egípcio, estava a julgar o simbolismo do zoomorfismo que existia no Egito, mostrando mais uma vez que só há um Deus soberano e poderoso, o qual mede o peso dos planetas em balança de precisão! Cujo Poder existe desde o princípio e que com apenas uma palavra faz surgir o animado do inanimado! Foi um julgamento ao deus Harsaphes, o qual se apresentava com cabeça de carneiro, e Hator, deusa egípcia que se apresentava com cabeça de vaca, dentre outros.

6ª Praga – A praga das úlceras
“E eles tomaram cinza do forno, e apresentaram-se diante de Faraó; e Moisés a espalhou pelo céu, e ela se tornou em tumores que arrebentavam em úlceras nos homens e no gado. Êxodo 9:10”.
Dessa vez não houve aviso; Moisés e Arão foram até os fornos de cal, pegaram as cinzas e lançaram-nas no ar, e onde as cinzas tocaram, seja em homens ou em animais, dolorosas úlceras brotariam da pele. Esse também foi mais um julgamento de Deus a um falso deus do Egito, o deus Imhotep, deus dos curandeiros. Meus caros, só há um Deus que cura leprosos e quaisquer tipos de doentes, e o nome dele é Jesus Cristo! A quem você tem entregado a sua saúde? Em quem você tem confiado a sua vida? Cuidado meu irmão, Deus não divide a Glória dele com ninguém e o julgamento do Senhor não tardará: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas. Isaías 42:8”.

7ª Praga – A praga da saraiva
“Então disse o Senhor a Moisés: estende a tua mão para o céu, para que caia saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre os animais, e sobre toda a erva do campo na terra do Egito. Êxodo 9:22”.
Saraiva aqui corresponde à chuva de granizo, chuva de pedras! O Senhor desceu sobre as plantações do povo egípcio uma chuva de pedras que destruiu grande parte das ervas do campo. Esse também foi um julgamento ao deus Hórus, deus do céu, onde o povo do Egito via cair, sob a destra do Deus maior, pedras do céu, tornando incapaz de qualquer coisa aquele deus pagão o qual cultuavam. A destra do Senhor mostrou que nada nem ninguém podem coisa alguma diante do Deus Todo-Poderoso!

8ª Praga – A praga dos gafanhotos
“Então estendeu Moisés sua vara sobre a terra do Egito, e o Senhor trouxe sobre a terra forte vento oriental todo aquele dia e toda aquela noite; e, quando amanheceu, o vento oriental trouxe os gafanhotos. Êxodo 10:13”.
Mais uma vez o Senhor agia em prol do seu povo! Essa não era uma batalha do povo israelita, mas uma batalha de Deus! Quando você está com Deus, Ele é quem peleja a sua luta! Deus mais uma vez mostrou ao povo egípcio que seus falsos deuses nada podiam; Deus derramou seu julgamento sobre o deus Osíris, um dos mais cultuados entre os egípcios, então deus da colheita. Contudo, meus caros, só há um Deus, seja da plantação, seja da colheita, seja do dia, seja da noite; ele é chamado de EU SOU, porque tudo dele veio, sendo Ele o princípio de tudo!

9ª Praga – Praga das trevas
“Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. Êxodo 10:22”.
Ao contrário do que alguns dizem, essa praga não se tratou de um eclipse, uma vez que houve luz junto ao povo de Israel: “Não se viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas para todos os filhos de Israel havia luz nas suas habitações. Êxodo 10:23”. Deus nesse momento julgava o deus , então deus sol. Deus mostrou que está sob controle de todas as coisas; afinal, o que seria apagar o sol para aquele que criou o próprio sol?

10ª Praga – A morte de todos os primogênitos
E aconteceu que à meia-noite o Senhor feriu todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava em seu trono, até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. Êxodo 12:29”.
Por fim, Deus estendeu a sua mão sobre todos os primogênitos da terra do Egito, derramando seu julgamento sobre a deusa Ísis, deusa da ressurreição. Somente um pode ressuscitar, mesmo que depois de 4 dias como no caso de Lázaro, e o nome dele é Jesus Cristo, o nazareno! Deus desmoralizou todos os falsos deuses egípcios e mostrou que só há um Deus capaz de todas as coisas, e que toda adoração que não for para Ele, nada é, senão um grande erro!   

A quem você tem adorado? O vudu? O espiritismo? O esoterismo? O dinheiro? Às imagens esculpidas? A feitiçaria? O horóscopo? As cartomantes?

Saiba que tudo isso é nada diante do Deus todo poderoso! Que somente há um Deus capaz de todas as coisas, e que todo o resto se curva diante do Deus Altíssimo! Entregue sua vida ao Deus verdadeiro, e experimente a companhia daquele que luta por você, que se preocupa com você, que ama você, que cuida de você! Esse é o Deus Todo-Poderoso, o qual temos livre acesso por meio do seu Filho amado: Jesus Cristo de Nazaré!

Espero que você tenha um ótimo dia, sabendo que Deus não está de olhos fechados para essa podre idolatria que nos cerca; entretanto, Deus honrará àqueles que O adoram de todo seu coração, não buscando nada diferente Dele!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. 1 Timóteo 2:5”.

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Comunhão com o Espírito Santo


“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Atos 1:8”.

Meus amigos, escrevo esta mensagem que Deus colocou no meu coração, às 03:00 horas da manhã de hoje, após um momento de íntimo diálogo com o Espírito Santo.

Antes de falar da comunhão com o Espírito Santo, precisamos entendê-lo verdadeiramente. O Espírito Santo, ao contrário do que alguns acreditam, não é uma fumaça; não é uma pomba branca (Ele se apresentou como pomba, mas não é uma pomba); não é um vulto; não é um fantasma. O Espírito Santo é uma PESSOA! O Espírito Santo ouve, fala, vê; o Espírito Santo tem sentimentos. O Espírito Santo se magoa com aqueles que o entristecem, Ele fala com aqueles que o buscam, Ele aconselha aqueles que o clamam, Ele é o maior parceiro que alguém pode ter! Esse é o Espírito Santo de Deus.

Mas por que devemos ter comunhão com Ele? E afinal o que vem a ser comunhão? O termo comunhão não significa apenas estar junto; significa, na verdade, “ter em comum”, ou seja, quando temos comunhão com algo, esse algo passa a ser parte de nós, passa a ter em comum conosco, passa a compartilhar das nossas coisas, e nós compartilhar das suas. E com o Espírito Santo não é diferente, quando temos comunhão com Ele, Ele passa a “ter em comum” as nossas coisas, e isso significa a presença da sua voz e do seu poder em tudo o que fazemos!

Mas por que devemos ter comunhão com Ele? Por vários motivos: Porque é o Espírito Santo quem está conosco nos lembrando dos ensinamentos de Cristo: “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. João 14:27”. Porque quando recebemos o Espírito Santo, nós recebemos poder de Deus: Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Atos 1:8”. Porque Ele foi enviado diretamente pelo Pai, no nome de Jesus, para nos Consolar e fortificar perante todas as coisas desse mundo.

Certa vez, ouvi um mestre de karatê dizer o seguinte: “Se você está sentindo dor, é sinal de que você está vivo”. Os cientistas fisiológicos dizem que a dor é um alerta de que algo está errado em nosso corpo, apontando justamente onde há o erro. Assim também é o Espírito Santo! Ele não te faz sentir dor, mas ele te mostra com toda clareza o teu pecado, e te convence que esse pecado precisa ser curado e apagado a partir do teu arrependimento perante o Rei dos reis Jesus de Nazaré: E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. João 16:8”. Meus caros, o convencimento do pecado por parte do Espírito Santo significa que você está vivo em Cristo! Não estou fazendo apologia ao pecado, mas me refiro ao dom do arrependimento provocado pela presença do Espírito Santo, a partir do convencimento do pecado!

Esse mesmo Espírito Santo é capaz de fazer coisas tremendas na vida daqueles que o buscam. Pedro viveu três anos na presença de Jesus Cristo diariamente, mas nem esses três anos de convivência com Cristo o fizeram mudar tanto como ele mudou em apenas um dia quando recebeu o Espírito Santo de Deus! Os Apóstolos estavam amedrontados e chorosos após a crucifixão de Cristo: “Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente à Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. Foi ela anunciá-lo aos que haviam andado com ele, os quais estavam tristes e chorando; Marcos 16:9,10”. Entretanto, quando veio sobre eles o Espírito Santo de Deus, eles se encheram de destemor e Poder de Deus, declarando a tudo e a todos o evangelho de Cristo, sem qualquer receio ou dúvida: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Atos 2:1-4”.

Aqui eu vejo que a comunhão com o Espírito Santo e a perfeita intimidade com Deus são a solução para toda e qualquer fobia! A Bíblia nos ensina que o amor de Deus lança fora todo o medo; ora, por que outro motivo Deus nos enviaria seu Divino Espírito Santo, senão por amor a nós? Então, por amor a nós, Deus nos envia o seu Espírito Santo, pelo qual recebemos poder e destemor, lançando fora todo medo!

Você ainda não buscou essa comunhão com o Espírito Santo? Não se tarde, a hora de buscar é agora! Deus nos dá várias oportunidades, mas não sabemos se receberemos outra oportunidade depois da última que recebemos. Então, aproveite essa oportunidade e se renda diante de Cristo e do Espírito Santo de Deus e clame, prostre-se diante Dele, implore por sua presença! Faça a seguinte oração no interior do seu coração, pode ser aí mesmo onde você está; o que Deus quer é a sua submissão: “Maravilhoso e amado Espírito Santo, quero a tua companhia; quero aprender contigo; quero ouvir a tua voz; quero sentir o teu calor; quero sentir o teu mover na minha vida. Faz um raio-x da minha alma, de modo que haja apenas Cristo em minha vida; restaura os meus pensamentos, de modo que na minha mente só haja espaço para Deus; veda os meus ouvidos, para que eu somente ouça a tua voz; lava a minha boca, para que dela saiam apenas palavras que glorifiquem ao nome de Jesus, pois a boca fala o que tem no coração. Entrego-me aos teus cuidados e às tuas orientações! Seja comigo em cada segundo da minha vida, e eu creio que grandes coisas serão realizadas pela tua provisão e pelo teu poder, e que a minha vida, a partir de hoje, nunca mais será a mesma, pois eu conheço agora o Espírito Santo de Deus, o qual estará comigo por toda a minha vida, para honra e glória do nome do Senhor Jesus Cristo de Nazaré!”

 Meus queridos amigos, desejo que vocês decidam buscar e querer conhecer mais e mais o Espírito Santo de Deus, e possam desfrutar da companhia diária de Deus em suas vidas.

Logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio. Lembrei-me então da palavra do Senhor, como disse: João, na verdade, batizou em água; mas vós sereis batizados no Espírito Santo. Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus? Atos 11:15-17”.

Grande Abraço e que Deus os abençoe poderosamente,

Hélio Roberto.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Masturbação



“Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:28”.

A masturbação existe desde o início da humanidade, havendo registros de tal ato desde a época da Antiguidade até os dias atuais.

A masturbação é vastamente conceituada como onanismo, fazendo-se referência a Onã, filho de Judá, na situação em que ele teve que se casar com a esposa de seu irmão Er, este que havia sido morto por Deus, por ter desagradado ao Senhor. Esse tipo de casamento é intitulado de casamento levirato, ou seja, casar-se com a esposa do irmão falecido. O termo “levirato” provém da palavra “levir” que significa cunhado.

“Depois Judá tomou para Er, o seu primogênito, uma mulher, por nome Tamar. Ora, Er, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, pelo que o Senhor o matou. Então disse Judá a Onã: toma a mulher do teu irmão, e cumprindo-lhe o dever de cunhado, suscita descendência a seu irmão. Gênesis 38: 6-8”.

A lei Mosaica dizia que o filho de um casamento levirato era, na verdade, não descendência do pai biológico, mas do marido falecido anteriormente, ou seja, do tio biológico: “E o primogênito que ela lhe der sucederá ao nome do irmão falecido, para que o nome deste não se apague de Israel. Deuteronômio 25:6”.

Contudo, a utilização do termo Onanismo com relação à masturbação é empregada de maneira equivocada, uma vez que o ato desagradável aos olhos do Senhor, naquela situação, foi o que se chama hoje de coito interrompido, ou seja, é o ato sexual com ejaculação no chão, com a intenção de evitar a gravidez: “Onã, porém, sabia que tal descendência não havia de ser para ele; de modo que, toda vez que se unia à mulher de seu irmão, derramava o sêmen no chão para não dar descendência a seu irmão. Gênesis 38:9”.

Registros consideravelmente antigos, no que tange à masturbação, remontam à civilização Egípcia. O povo egípcio adorava o deus Atum, o qual criava outros deuses se masturbando. Assim, a masturbação era uma prática coletiva realizada em santuários de adoração ao deus Atum. Podemos então observar que a masturbação era um ato, desde o princípio, pagão, onde um deus criava outros deuses a partir da sua masturbação.

Meus amigos, depois desse relato histórico-literário sobre a masturbação, vamos adentrar na Palavra do nosso Deus Todo-Poderoso, e refletir sobre esse tema.

A Palavra de Deus não prevê expressamente que a masturbação é pecado. Contudo, precisamos entender a origem e as consequências da masturbação e ponderar se estas também não são consideradas pecado diante de Deus.

Portanto, o que origina a masturbação? De pronto afirmo que é o desejo sexual à pessoa do sexo oposto. E onde esse desejo se inicia? Ora, não poderia ser em outro lugar senão na mente. Então começamos a dissecar verdadeiramente a masturbação: é a partir do desejo sexual, iniciado na mente, que se origina a masturbação. Observamos também que a masturbação é vastamente praticada por pessoas solteiras, ou seja, estariam, em sentido amplo, desejando a mulher de outrem. Aí começam as complicações da masturbação: Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:28”. E quem comete adultério é adúltero! E sabe o que está reservado aos adúlteros? Aí vai a resposta: “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. 1 Coríntios 6:9,10”. Pois é, aquele que deseja a mulher de outrem, mesmo que em pensamento, é adúltero. Então eu pergunto: como seria possível se masturbar sem desejar outra pessoa? Ou mesmo sem imaginar cenas de sexo? Em que uma pessoa que se masturba está pensando? Na queda da Bolsa de São Paulo, ou no índice Dow Jones? Claro que não! Pensa no sexo em si propriamente dito!

Outro ponto a ser observado é que a masturbação gera lascívia e luxúria. A lascívia e a luxúria significam: "Gratificação dos sentidos e indulgência para com o apetite; dedicado ou preocupado com os sentidos" e "desejo sexual intenso". É possível se praticar a masturbação sem lascívia ou sem luxúria? Não vejo como isso seria possível!

Ora, a Palavra de Deus nos ensina que a lascívia é obra da carne: “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, Gálatas 5:19”.

O sexo foi criado e instituído por Deus. Se o sexo não foi instituído por Deus, então o livro Cântico dos Cânticos deve ser retirado da Bíblia, pois o mesmo retrata várias cenas de sexo de Salomão com sua esposa. E esse é o ponto crucial: o sexo foi criado para ser usufruído dentro do casamento! E quando se pratica a masturbação, cria-se uma farsa, uma mentira, na qual se pratica sexo consigo mesmo; e sexo fora do casamento é abominação ao Senhor! A Palavra de Deus nos ensina que o corpo do marido pertence à esposa e que o corpo da esposa pertence ao marido: A mulher não tem autoridade sobre seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. 1 Coríntios 7:4.”.

A Bíblia também fala que honrado seja o leito sem mácula: “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois os devassos e adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:4”. O termo traduzido por leito, corresponde efetivamente ao sexo entre o casal. Ou seja, o sexo realizado na vigência do casamento, entre o casal, é honrado perante Deus! Um casal em harmonia e consagrado a Deus é a coisa mais parecida com o céu que se pode experimentar na terra.

Todavia, não se engane, todo pecado gera uma consequência: “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Apocalipse 21:8”.

Desejo que você tenha um excelente dia, podendo refletir sobre o que é a masturbação segundo os preceitos de Deus.

Digo, porém: andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:16,17”.

Grande Abraço,

Hélio Roberto.