terça-feira, 17 de abril de 2012

Valiosas Lições da Parábola do Filho Pródigo



“Disse-lhes mais: certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres, poucos dias depois, o filho mais moço, ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente (...). Lucas 15:11-32”.(clique aqui para ver a parábola completa, a partir do versículo 11)

Esta parábola dita por Jesus nos traz valiosíssimos ensinamentos. Nesta situação, um homem rico tem dois filhos. O mais moço chega ao pai e pede a sua parte da herança. Para a cultura dos judeus, pedir a herança estando o pai ainda vivo é gravíssimo, uma vez que denota a ideia de que o filho deseja ver o pai morto, para que possa ter parte ao que lhe cabe como herança.

O pai desse jovem, com o coração apertado, divide os seus bens e dá a parte do filho mais moço, conforme este, impetuosamente, tinha solicitado. O jovem recebe a sua parte da herança e viaja para outro país, gastando todo o seu patrimônio, de forma desordenada e imprudente. Qual o resultado disso? Não poderia ser outro: o dinheiro acabou em pouco tempo, ao ponto deste jovem passar grande fome e necessidade!

Então, movido pela grande necessidade, este jovem procurou arrumar um trabalho, situação na qual começou a cuidar de porcos. Para os judeus, os porcos são considerados animais impuros, motivo pelo qual eles não comem carne de porco. Esse jovem passou tanta fome que chegou a desejar se alimentar do que era dado aos porcos! E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam. Lucas 15;16a”.

Até que o filho pródigo percebe o seu grande pecado, e decide voltar para casa. Esse é um grande ensinamento para nossas vidas; quantos de nós estamos comendo lavagem de porcos movidos pelo orgulho de não reconhecer que erramos e humildemente voltarmos para casa? Quantos de nós temos sido afligidos pela incapacidade de admitir nossos erros?

O primeiro passo para reconstituição de sua vida começa com você admitindo para Deus que pecou, e a partir daí passar a receber da misericórdia do Senhor!

O filho pródigo volta para casa e pede para ser empregado de seu pai, como os demais que lá trabalhavam: Já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. Lucas 15:19”.

Ao contrário do que o filho tinha solicitado, o pai manda buscar a melhor roupa para vestir o filho, coloca um anel em seu dedo e sandálias nos seus pés, e para comemorar o retorno do filho, manda matar um bezerro gordo para que todos se alegrem com aquele grande dia. Assim é como Deus se sente quando nos arrependemos de nossos pecados! Deus nos quer de volta; ele não quer que vivamos comendo lavagem de porcos, Ele quer nos vestir com a melhor das roupas e nos honrar como filhos! A Palavra de Deus fala que há festa nos céus quando um pecador se arrepende de seus pecados: Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Lucas 15:7”. Talvez você esteja precisando voltar para casa do seu Pai celestial; Deus te espera para que haja alegria em Seu coração amoroso, com o seu retorno! Deus quer fazer uma grande festa pela volta de seu filho que tinha se perdido! Volte para os braços do Senhor, e seja honrado pelo Deus Todo-Poderoso.

Nesta parábola, o pai fica feliz pelo retorno do filho e diz: Porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se. Lucas 15:24”.  Se você está morto para Deus, está na hora de largar essa vida que vai te levar a comer lavagem de porcos e voltar para o colo de Deus! Ele quer te ressuscitar! Ele quer te restaurar! Ele quer restituir tudo que lhe foi tirado! Volte para Deus e tenha novamente uma vida de plena felicidade!

No começo da mensagem, falamos que este pai tinha dois filhos. O mais velho, vendo toda a festa que o pai fez com o retorno do filho mais moço, encheu o seu coração de ciúmes e disse que aquela festa era injusta, uma vez que o filho pródigo havia desonrado o pai e gastado toda a sua parte da herança, enquanto ele (o mais velho) estava sempre ao lado do pai e nunca tinha tido uma festa daquelas: “Ele, porém, responde ao pai: eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com meus amigos. Lucas 15:29”.

Assim somos nós! Gostamos de julgar o pecado dos outros e esquecemos de que Deus é o único que tem essa autoridade! Deus não olha com os maliciosos olhos humanos; Deus quer arrependimento! Deus quer nos perdoar! Deus não quer corações duros! Ele quer corações arrependidos! Arrependa-se diante do Senhor, e VIVA! O irmão do filho pródigo estava preocupado com os bens materiais, e estava se esquecendo de seu irmão. Ora meus amigos, a sociedade atual vende exatamente isso: ame as coisas e use as pessoas; mas a mensagem de Cristo é totalmente contrária a esta falaciosa mentira! Cristo ensina o seguinte: ame as pessoas e use as coisas! Deus não ama as coisas! Deus ama seus filhos; então pare de olhar os pecados cometidos pelos outros, e passe a se alegrar com o milagre do arrependimento e da redenção diante de Cristo! Ame as pessoas e se alegre com o retorno do filho pródigo aos pés do Pai! E se você é esse filho pródigo, e acha que o Pai celestial está enfurecido com a sua conduta, saiba que Ele quer o seu arrependimento, para que possa te perdoar e restituir tudo aquilo que te foi tirado!

Meus queridos, ouçam este louvor, e sintam a mensagem que Deus tem para vocês! Deus quer devolver em dobro tudo aquilo que lhes tiraram! Creia no Senhor, e volte para os braços de Deus! (clique aqui para ouvir o louvor).

Desejo que você tenha um lindo e maravilhoso dia, reconciliando-se com Deus, e rendendo-se diante do infinito amor e misericórdia do Senhor!

 “A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Lamentações de Jeremias 3:22,23”.

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Daniel na Cova dos Leões


"Então o rei deu ordem, e trouxeram Daniel, e o lançaram na cova dos leões. Daniel 6:16a".

A mensagem de hoje fala das lições que tiramos desse episódio que aconteceu na vida do Profeta Daniel.

Daniel vivia em um reino pagão; contudo, em virtude de sua eminente sabedoria vinda de Deus, ele se destacava em tudo o que fazia. Assim, o rei o tinha como um dos seus principais homens, ou seja, Daniel era um dos sábios do reino, o qual gozava de grande respeito por parte de todos. Entretanto, havia alguns outros que tinham o mesmo status de Daniel, os quais, consumidos pela inveja, conspiraram contra a vida de Daniel.

A Palavra de Deus fala que Daniel se destacava dentre os presidentes (título dado a determinado grupo de sábios) e aos sátrapas (espécie de governador de um província do reino), ao ponto de o rei desejar colocar Daniel sobre todo o reino: "Então o mesmo Daniel sobrepujava a estes presidentes e aos sátrapas; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constitui-lo sobre todo o reino. Daniel 6: 3". Todavia, os presidentes e sátrapas foram envenenados com o veneno da inveja e passaram a conspirar contra a vida de Daniel!

Agora eu pergunto: Isso é diferente do que acontece hoje? Quantos de nós somos perseguidos pura e simplesmente por fazermos o que temos que fazer da melhor forma possível? Quantas vezes você foi ou está sendo perseguido porque você faz as coisas com excelência? No caso de Daniel, os outros tinham inveja de sua sabedoria, a qual provinha de Deus! E no seu caso? Qual tem sido o dom que Deus lhe deu que tem acendido o furor nos invejosos?

Daniel era um homem de reputação e conduta ilibada. Os invejosos reconhecem que não achariam erro na conduta de Daniel e decidem atentar contra o relacionamento de Daniel com Deus: "Pelo que estes homens disseram: nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, a menos que a procuremos no que diz respeito à lei do seu Deus. Daniel 6:5". Será que você tem tido uma conduta ilibada perante aqueles que o cercam? Será que se alguém tentar acusá-lo de algo errado, conseguirá legitimidade nas suas atitudes? Reflita você!

Então os sátrapas persuadiram o rei a baixar um decreto determinando que, por 30 dias, nenhum deus poderia ser adorado, senão o próprio rei, sob pena de o descumpridor do decreto ser lançado na cova dos leões: "Todos os presidentes do reino, os prefeitos e os sátrapas, os conselheiros e os governadores, concordaram em que o rei devia baixar um decreto e publicar o respectivo interdito, que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, exceto a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões. Daniel 6:7"; ou seja, aqueles homens sabiam que Daniel era temente e tinha um relacionamento diário com o Senhor. Será que você tem sido perseguido por causa da sua fé em Deus? Meu amigo, será que você tem sido perseguido porque você tem cultivado um relacionamento com Deus?

Daniel não deixou o Deus Todo-Poderoso por causa da perseguição! E você? Deixará?

Então Daniel, como de costume, estava a clamar pelo Senhor, quando aqueles homens o viram orando indo até o rei para o imediato cumprimento da pena estabelecida no decreto: que Daniel fosse lançado na cova dos leões!

Pela cultura e lei Persa, um rei, por mais que estivesse arrependido de quaisquer de suas determinações, não poderia voltar atrás, motivo pelo qual o rei, com pesar no coração, porque não tinha persebido a malícia no coração daqueles homens, teve que cumprir a pena estabelecida no decreto e lançar Daniel à cova dos leões.

Então Daniel foi lançado como comida aos leões. O rei passou a noite em jejum e sem conseguir dormir, pois sabia que a vida de Daniel corria risco. Contudo, aquele rei, que não era temente nem seguidor de Deus, confia na provisão do Deus vivo e proclama as seguintes palavras a Daniel, antes de lançá-lo na cova dos leões: "O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. Daniel 6:16b".

Meu caro, você pode estar sendo jogado para junto dos leões; confie que Deus te livrará!

Quando passou a noite, o rei foi diretamente àquela cova, e chamou pelo nome de Daniel, quando então Daniel sai ileso daquele lugar, e testemunha que o Senhor o havia guardado! Daniel sabia que o livramento não vinha dele! Daniel sabia que não podia lutar com leões famintos! Daniel sabia que era hiposuficiente naquele momento! Mas Daniel também confiou no Deus vivo, o qual o livrou da morte certa!!!

Talvez você esteja vivendo uma morte certa! Talvez os leões da depressão, da incredulidade, da prostituição, das fobias ou da avareza estejam querendo te tragar, mas saiba que Deus está a enviar o anjo do Senhor para amarrar a boca desses leões, de modo que você tenha livramento, salvação e uma felicidade plena para honra e glória do nome de Jesus Cristo de Nazaré!

Confie no Senhor meu irmão, e saiba que não há leão nesse mundo que possa com o Leão da Tribo de Judá: o Cristo Filho único de Deus!

Espero que você tenha um lindo o maravilhoso dia, sabendo que as lutas sempre existirão, mas que Deus está a enviar o seu anjo para poder lhe guardar e dá-lhe a verdadeira vitória!

"Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33".

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Intimidade com Deus



“Uma coisa pedi o Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. Salmos 27:4”.

Olá meus queridos amigos. A mensagem de hoje nos traz a refletir sobre quais são os desejos de nossos corações.

No versículo-chave, encontramos uma verdadeira e poderosa oração do Rei Davi. Davi já tinha tudo! Era o rei de Israel; tinha filhos; tinha esposa; tinha toda espécie de abastança; era um homem poderoso, rico e realizado!

Contudo, Davi queria algo mais que o imediatismo das coisas materiais! Davi queria contemplar a beleza de Deus, como também desejava conversar com Deus em seu templo.

Quantos de nós tem verdadeiramente procurado uma intimidade com Deus? Quantos de nós só pedimos bens materiais e esquecemos de buscar um relacionamento cada vez mais estreito com o Senhor? Quantos de nós temos tido sede e fome de Deus? Quantos de nós temos lido a Palavra de Deus? Como você quer conhecer a Deus, se você não conhece a Sua vontade? E como conhecer a Sua vontade se você não lê a Sua Palavra?

O salmista desejava contemplar a face de Deus! Não há bem material, ou situação prazerosa aos olhos humanos que se compare à grandeza de se deleitar com a presença do Deus Todo Poderoso!

O salmista escreveu que sua alma tinha anseio pela presença de Deus: Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! Salmo 42:1”.

Cristo Jesus nos ensinou que devemos buscar primeiro o Reino de Deus, que todas as outras coisas nos serão acrescentadas! Não digo para você deixar de lutar por seus objetivos, mas digo que quaisquer coisas que você venha a conquistar são passageiras, e que a única coisa que é perene em nossas vidas é o nosso relacionamento com Deus!

Como tem sido o seu relacionamento com Deus? Você só tem buscado a Deus quando está precisando? Você só tem se lembrado de Deus na hora da angústia? Deus não é bobo! Ele quer um relacionamento verdadeiro com você; Deus não quer interesseiros! Deus quer filhos que o adorem em Espírito e em verdade! “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:23, 24”.

Não se prenda a práticas ritualísticas! Ou a cerimônias ou a tradições. Não digo que as cerimônias não são importantes, mas o que vai te levar a contemplar a face de Deus é o seu coração sincero e a sua busca incessante pelas maravilhas do Senhor! A Palavra de Deus nos ensina que o encontraremos quando o buscarmos de todo o nosso coração: Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:13”.
Não tente se enganar, e nem enganar a Deus, vendendo uma imagem que te faça parecer o santo dos santos, mas por dentro esteja seu coração cheio de sentimentos que desagradam a Deus! Quebre e derrube tudo aquilo que esteja te afastando de Deus e viva a verdadeira e plena presença do Deus vivo: Jesus Cristo, o Nazareno!

Desejo que você tenha um excelente dia, refletindo que o Senhor não quer palavras eloquentes, ou perfeitas construções verbais; o que Deus quer é um coração humilde e contrito diante Dele, ainda que uma única lágrima revele a essência desse coração!

 “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33”.

Grande Abraço,

Hélio Roberto.