sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Vida Vitoriosa! O que fazer para alcançá-la?


“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Coríntios 15:57

Quando se houve falar largamente sobre vitória e vida vitoriosa, não raramente se associa essa assertiva aos princípios e balizas trazidas pelo mundo, visto que tal objetivo (vida vitoriosa) é perseguido com afinco sem que se levem em consideração os meios para tal, onde alcançar uma vida vitoriosa é o objetivo principal, mesmo que para isso se tenha que “esmagar” muitos pelo caminho.

Tais princípios não coadunam com a Palavra de Deus, e fogem diametralmente dos princípios trazidos por Jesus Cristo.

Mas como, então, entender o que é uma vida vitoriosa de modo que possamos alcançá-la? Para responder essa questão, seguem 4 pontos extraídos do versículo supracitado:


I.              A vida vitoriosa é um dom de Deus (“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Coríntios 15:57)

É bem sabido que o nosso Deus é um Deus abençoador. De fato, nosso Senhor se agrada em abençoar o seu povo, ainda que, em determinado momento, achemos que o que ocorre ao nosso redor não é para o nosso bem. O profeta Jeremias, inspirado por Deus, trouxe uma afirmação fortíssima da parte de Deus: “Eu é que sei que pensamentos tenho ao vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jeremias 29:11

Ademais, se olharmos para nossa própria vida, constatamos, inevitavelmente, que Deus nos deu e nos dá muito mais do que pedimos ou merecemos. Confirmando tal verdade, a Palavra de Deus diz: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.” Efésios 3:20. Deus se agrada em nos abençoar. Estar com ele, é sinal de que teremos uma vida vitoriosa, ainda que em meio a lutas. Não é privilégio de alguns, mas um presente àqueles que queiram estar com Deus.


II.            Uma vida vitoriosa só vem através de Jesus Cristo (“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Coríntios 15:57)

Ora, sabemos que é Deus quem nos pode dar uma vida vitoriosa. Mas é somente através de Jesus Cristo que podemos chegar até esse Deus: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6. Somente Jesus pode nos levar até Deus, e é somente por meio Dele que temos, efetivamente, a plenitude de uma vida verdadeiramente vitoriosa.

Sabe, enfrentamos muitas lutas em nosso dia-a-dia. Por vezes, sentimo-nos fracos e prestes a sucumbir. Todavia, a fé em Jesus Cristo faz com que vençamos tudo que se tem levantado contra nós, afinal “Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” 1 João 5:5. Veja, o alicerce para a vitória está na crença incondicional em Jesus Cristo, como nosso Senhor e Redentor!


III.           Uma vida vitoriosa é uma vida de gratidão (“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Coríntios 15:57)

O Apóstolo Paulo, à época Saulo de Tarso, era um homem com autoridade e poder, sendo o mais contumaz perseguidor de cristãos. Após conhecer Jesus, passou de perseguidor a perseguido, de rico a pobre, da fartura à fome. Muitos podem dizer que isso não reflete uma vida vitoriosa; entretanto, a vitória está num pleno relacionamento com Deus. Além disso, a gratidão brotava do coração do Apóstolo, pois sabia que em tudo Deus era com ele: “Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Filipenses 4:10-13

A gratidão é o sinal nevrálgico que evidencia um coração rendido ao plano de Deus. Um coração grato efetivamente agrada ao Senhor, pelo fato de não olharmos ao redor, mas para o plano salvívico de Jesus, por meio do qual nossa vitória sobre esse mundo já foi decretada.


IV.          Uma vida vitoriosa é fruto da submissão ao Senhor (“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Coríntios 15:57)

Jesus deu o maior exemplo de submissão presente nas Sagradas Escrituras. Ao se fazer homem e morrer por todos nós naquela cruz, ele se submete à vontade do Pai, triunfando com Glória e majestade, tanto na cruz quanto na ressurreição. Não é à toa que a Palavra de Deus diz que a ele foi dado um nome que está acima de todo nome, justamente àquele que foi o mais humilde e submisso ao seu Pai: “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:6-11


Por fim, esses são quatro preceitos para que possamos ter uma vida efetivamente vitoriosa no Senhor, quais sejam: (1) A vida vitoriosa é um dom de Deus; (2) Uma vida vitoriosa só vem através de Jesus Cristo; (3) Uma vida vitoriosa é uma vida de gratidão; e (4) Uma vida vitoriosa é fruto da submissão ao Senhor.

Que Deus lhe abençoe poderosamente, em nome de Jesus!

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:31-32

Abraços,

Hélio Roberto.

Twitter: @heliorsousa