sábado, 26 de novembro de 2016

O Céu recebe um grande homem: Pr. Russell Shedd morreu


Irmãos, meu coração dói com a notícia da morte do Pr. Russell Shedd. Eu e minha família tivemos a honra de conviver dois dias inteiros com o Dr. Shedd, quando ele esteve em abril desse ano em nossa igreja para nos edificar em um Congresso Teológico sobre Discipulado na Vida Cristã.

Humildade: essa é a palavra que retrata esse Gigante de Cristo! Glorifico a Deus pelo exemplo desse homem, e peço ao Senhor Jesus que as maravilhosas lembranças dos momentos que passamos com o Pr. Shedd nunca se apaguem de nossa memória. Em breve, escreverei, o que pode virar um livro, um detalhado relato desses dois dias que passamos juntos, dias estes que marcaram a minha vida cristã.

Com toda certeza esse é o dia mais glorioso da vida desse arauto da Palavra de Deus: o Dia em que ele se encontrará com o Amado de sua alma: Jesus Cristo. Imagino o Dr. Shedd sendo recebido pelo Senhor Jesus com um grande abraço e sorriso do nosso Mestre...


Segue a nota oficial da Editora Vida Nova sobre a morte do Pr. Shedd:

Com enorme pesar, informamos que nosso fundador e presidente emérito, o Dr. Russell Phillip Shedd, faleceu na madrugada de hoje.
Juntamente com a igreja brasileira, lamentamos profundamente a perda deste servo valoroso, que deixará uma lacuna irreparável. Ainda assim, alegramo-nos no Senhor por saber que ele, tal como o Apóstolo Paulo, combateu o bom combate, terminou a carreira, guardou a fé e tem reservada para si a coroa da justiça.
Fiel mensageiro da Palavra, o Dr. Shedd foi incansável em seu ministério, tendo percorrido todo o Brasil como conferencista e professor, pregando e palestrando em congressos, igrejas, seminários e faculdades de Teologia. Foi exemplo extraordinário de uma vida de amor à Palavra. A literatura e o ensino teológicos no Brasil devem muito à incansável, inspiradora e comovente dedicação desse grande servo de Deus.
Ele deixa a esposa, dona Patricia Shedd, com quem foi casado por 59 anos, além de 5 filhos (Timothy, Nathanael, Pedro, Helen e Joy), 14 netos (Laura, Kelley, Rebecca, Katherine, Leander, Cayenne, Henry, Jonathan, Michael, Stephanie, Evelyn, Scott, Susan e Katie) e uma bisneta (Izabella).
O velório será a partir de amanhã (27/11) na Igreja Bíblica Evangélica da Comunhão, Rua Tito 240, Vila Romana – São Paulo. O enterro será na próxima quarta-feira (30/11) no Cemitério da Paz, Rua Doutor Luiz Migliano, 644, São Paulo.
Um breve relato da vida e da obra de Russell Shedd
Russell Phillip Shedd nasceu em Aiquile, pequena cidade boliviana, no ano de 1929. Aos dez anos de idade, já falava espanhol, inglês e aprendera também o dialeto local. A semente de seu amor à Palavra germinou já na mais tenra infância, quando o menino acompanhava os pais, Leslie e Della Shedd, ambos missionários, em percursos evangelísticos pelas aldeias da Bolívia.
No início da adolescência, volta com os pais e irmãos para os Estados Unidos e cursa o segundo grau em duas instituições: Westervelt Home e Wheaton College Academy. Depois disso, a profunda sede pelo conhecimento da Palavra leva o jovem Shedd a uma intensa jornada de cursos. Primeiro, estuda Teologia no Wheaton College, onde recebe o grau de bacharel com especialização em Bíblia e Grego. Depois, decide fazer um mestrado em estudos do Novo Testamento na Wheaton College Graduate School. Muda-se então para o estado da Filadélfia e matricula-se no Faith Seminary, onde adquire o título de mestre em Teologia, em 1953. Dois anos depois, aos 25 anos de idade, conquista o grau de doutor em Filosofia (PhD) na renomada Universidade de Edimburgo, na Escócia. Em 1955, volta para os Estados Unidos e aceita o cargo de professor no Southeastern Bible College, em Birmingham, no estado do Alabama, onde conhece uma aluna, Patricia Dunn, com quem viria a se casar em 22 de junho de 1957.
Tendo os olhos e o coração voltados para a obra missionária, em 1959 o jovem casal é enviado pela Conservative Baptist Foreign Mission Society (CBFMS) para Portugal. Ali, Russell Shedd recebe com grata satisfação o encargo de acompanhar um ministério de literatura em formação. Denominado “Edições Vida Nova”, esse ministério fora fundado com o propósito de fornecer textos teológicos básicos e obras de referência bíblica para estudantes, professores e pastores.
Passados três anos, Russell Shedd e os demais missionários notaram que o programa de publicações sofria duas sérias limitações: os altos custos de impressão e a baixa e lenta demanda dos livros na minúscula comunidade evangélica portuguesa. Após muitas orações e deliberações, os olhos dos missionários voltam-se para um país do outro lado do Atlântico, com uma comunidade evangélica maior e em franco crescimento, contando ainda com a possibilidade de baixos custos na produção editorial. O plano inicial era que Russell Shedd ficasse dois anos no Brasil com o objetivo de implantar uma ação editorial em São Paulo e depois voltasse para Portugal.
Em agosto de 1962, o casal Shedd chega ao Brasil, onde permanece, sem retornar a Portugal, e onde Russell Shedd passa a ensinar e a inspirar amor à Palavra de Deus, dando continuidade ao ministério de Edições Vida Nova. Ele sempre se dedicou de corpo e alma ao estudo e ao ensino das Escrituras, seja na área do ensino teológico, seja na área de publicação de livros evangélicos que facilitassem a compreensão e o conhecimento das Escrituras, sendo mais de 25 deles de sua autoria. Por muito tempo esteve à frente do ministério de Edições Vida Nova e, embora há vários anos tivesse passado a presidente emérito, jamais deixou de amar e participar dessa obra. Também atuou como consultor da Shedd Publicações. Sua influência perdura até hoje mesmo depois de aposentado, sendo um ativo influenciador de líderes e membros da igreja brasileira.
Na Faculdade Teológica Batista de São Paulo foi professor de Novo Testamento e diretor do Departamento de Novo Testamento e Exegese. Lecionou também em outras renomadas instituições ao redor do mundo.
Somos profundamente gratos a Deus pela forma maravilhosa em que usou o dr. Shedd para influenciar e impactar a todos a quem ele teve a oportunidade de discipular, usando-o também por meio de aulas e palestras e dos muitos livros escritos ou editados por ele. Com certeza, seu exemplo e ensino serão seguidos por muitos anos. Todos os que o conheceram só podem dizer, juntamente com ele, Soli Deo gloria!

Último vídeo gravado pelo Pr. Shedd, em que ele fala da graça de sofrer e estar mais perto de Jesus:

Hélio Roberto.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Billy Graham pede que cristãos não usem a Bíblia para fazer “adivinhações”


Em sua já conhecida sessão de perguntas e respostas publicada no site da Associação Evangelística que leva o seu nome, Billy Graham foi questionado sobre a veracidade do chamado “Código da Bíblia” e se os cristãos devem segui-lo.
Além do livro polêmico com esse nome, publicado em 2003 pelo matemático israelense Eliyahu Rips e o jornalista americano Michael Drosnin, o método de procurar “previsões” nas letras do texto original da Torá com certa frequência é mencionado por rabinos. Ele faz parte de uma antiga tradição mística judaica, relacionada com a Cabala.
O leitor do site perguntou ao evangelista: “Meu amigo acredita que a Bíblia foi escrita em algum tipo de código secreto e que contém todo tipo de mensagem oculta sobre o futuro. Até me mostrou um livro que supostamente explica tudo isso. Ele poderia estar certo?”
O pregador de 98 anos respondeu que as reivindicações da existência de um “Código da Bíblia” são falsas, pedindo também que os cristãos não depositem sua confiança nessas ideias.
“Não, essas especulações não são verdadeiras. Você não deve acreditar nelas – por mais convincentes que pareçam”, escreveu Graham. “Um especialista em computação disse-me certa vez que poderia fabricar uma” mensagem secreta “em quase qualquer texto de literatura, se ele apenas tentasse um número suficiente de vezes e tivesse um computador poderoso o suficiente para isso!”
Em seguida, Graham explicou que “Quando os profetas do Antigo Testamento entregavam a mensagem que Deus tinha lhes dado, seus ouvintes a compreendiam (mesmo que nem sempre a obedecessem). Quando Jesus pregou aos milhares que se aglomeravam para ouvi-Lo, usou palavras que todos podiam facilmente entender”.
Citando trechos da Bíblia, lembrou que Deus disse ao profeta Habacuque que escrevesse a revelação e que ela fosse compreensível (Hb 2:2), enfatizando também que quando Paulo e os outros apóstolos escreveram cartas aos primeiros cristãos, sua mensagem era clara.
Finalizou dizendo que a mensagem clara da Bíblia é sobre Jesus Cristo e seu amor por nós. Se há algum empecilho para se entender a mensagem ele deixa de existir quando abrimos nosso coração para Deus.

Previsões certas e erradas
Nos meses que antecederam a eleição, defensores do Código da Bíblia fizeram diferentes previsões sobre quem seria eleito o próximo presidente dos EUA. Um especialista afirmava que Donald Trump iria vencer, enquanto outro insistia que Hillary Clinton seria vitoriosa.
Matt Slick, fundador e presidente do Christian Apologetics and Research Ministry, afirmou ao The Christian Post: “Definitivamente há padrões numéricos nas Escrituras, que às vezes são muito interessantes e convincentes. No entanto, o conceito de um código da Bíblia, na minha opinião, parece um pouco exagerado”.
“Pelo que eu entendo, o mesmo conceito aplicado em outros livros, como Moby Dick, por exemplo, pode produzir resultados semelhantes… Então, eu não coloco muita credibilidade nele.”
Fonte: GospelPrime