quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Eficácia da Oração

“Ou qual de vós é o homem que, se seu filho lhe pedir um pão, lhe dará um pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” Mateus 7:9-11

O que é oração? Orar é nada mais do que dialogar com Deus. E quando falo em diálogo, não estou falando de monólogo, mas de uma conversa onde nós falamos, clamamos, invocamos; e Deus, sabiamente, responde-nos! Esse é o Deus em quem devemos crer, o Deus que responde a seus filhos: “E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. Salmo 50:15”.

Algumas pessoas acham que a oração é uma espécie de fardo; que ela é demasiadamente cansativa; que por vezes se torna até mecânica, repetitiva, etc. Contudo, a verdadeira oração, ou seja, a oração que efetivamente move o mundo espiritual é aquela realizada com pureza de coração. Não são necessárias palavras eruditas, construções verbais complexas; o que realmente interessa é a pureza de coração, é uma oração sem falácias, sem máscaras, sem sofismas, sem enganações! A Palavra de Deus nos ensina que quando buscarmos a Deus de todo coração, O encontraremos: “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 28:13”

Precisamos derrubar todas as máscaras que nos afastam de Deus. Ele nos conhece, e quer que nos dispamos de toda e qualquer falsidade ao dialogar (orar) com Ele. Sinceridade, é o mínimo que devemos oferecer a Deus: a nossa pureza de coração. Não adianta reverência, adoração, louvor, se estes não partirem de um coração sincero e sedento da presença de Deus.

Cristo nos ensina que Deus a toda hora está disposto a nos ouvir, e que tudo que pedirmos a Deus, com fé no coração, receberemos! “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebeis, e tê-lo-eis. Marcos 11:24”. Com relação a essa afirmação, precisamos, primeiramente, submeter nossas vontades à vontade de Deus, afinal, quem dá a palavra final em tudo em nossas vidas é Deus, e não nós!

O problema ocorre quando tentamos barganhar com Deus; quando tentamos negociar com Deus, com frases do tipo: “Se o Senhor fizer isso, farei tal coisa” Precisamos entender que Deus nos conhece de ponta a ponta; por dentro e por fora; no passado, presente e também como estaremos no futuro. É uma tolice tentar enganar a Deus!

Algumas pessoas clamam a Deus visando a seus próprios deleites, seus próprios prazeres, com coisas do tipo: “Senhor, ajuda-me na balada! Senhor, faz com que eu ganhe naquele jogo de azar, etc”. Mas a Palavra de Deus também nos adverte quanto a isso: Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago 4:3”.

Como bem colocou o pregador Warren W. Wiersbe: Quem está em guerra consigo mesmo por causa de desejos egoístas é sempre infeliz. Se há guerra do lado de dentro, também acabará havendo do lado de fora. Alguém disse bem que o objetivo da oração não é fazer com que a vontade do homem se realize no céu, mas que a vontade de Deus se realize na terra. Não somos seres humanos vivenciando uma experiência espiritual; somos seres espirituais vivenciando uma experiência humana. Afinal, somos filhos do Deus todo-poderoso.

O profeta Eliseu, clamou a Deus e o Senhor curou uma criança que já estava morta: “Quando Eliseu chegou à casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. Então ele entrou, fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor. (...) então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos. 2 Reis 32, 33, 35b”.

O profeta Elias, antes que o fogo descesse do céu e consumisse o holocausto, prostrou o rosto em terra e clamou ao Senhor! Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: O SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. (...) Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 1 Reis 18: 36,38”

Sansão, quando já havia perdido suas forças, orou com todo seu coração ao Senhor, e este o restabeleceu mais uma vez: Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos. Juízes 16:28”

Deus nos ouve! O que precisamos fazer é passar mais tempo com os joelhos no chão conversando com Ele do que tentando ser donos da verdade, tentando burlar nossa insuficiência de fazermos algo sozinhos. Dois versículos traduzem bem essas duas verdades: “Porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto. Mateus 6:36b” e “Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filipenses 4:13”.

Que seu dia seja abençoado, a partir de um verdadeiro diálogo com Deus! Ele sabe do que precisamos, mas quer ouvir a nossa voz. Deus quer que confiemos nele plenamente. Converse com Deus, e descubra as maravilhas que Ele tem reservado pra você!

“Do meio da angústia invoquei o Senhor; o Senhor me ouviu, e me pôs em um lugar largo. Salmo 118:5”

Grande abraço,

Hélio Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário