“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” 1 João 5:4
Em um mundo extremamente cético e científico, falar de fé, por vezes, acaba sendo algo extravagante e diferente. Contudo, a fé é simplesmente a forma mais linda de se entregar inteiramente ao Senhor.
Mas o que é fé? A Palavra de Deus, em Hebreus 11:1, diz que “fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a provas das coisas que não se vêem”. Firme fundamento das coisas significa dizer que fé é o alicerce, a base, a coluna, a certeza daquilo que se espera. Na verdade, quando se tem fé, apenas esperamos chegar a hora de algo acontecer sem que a dúvida nos acometa. Prova das coisas que não se vêem! Prova é o meio pelo qual se ratifica alguma coisa; é algo que dá veracidade a um fato; é algo que torna um evento duvidoso em verdade absoluta. Isso é prova; e a nossa fé torna algo invisível em real e inquestionável!
Precisamos entender de todo coração a verdadeira força que a nossa fé tem.
Quando testemunhamos milagres, alguns podem dizer que foi a nossa fé, simples e unicamente, que operou aquele milagre. Isso não é e nunca foi verdade. Somos limitados: “porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto. Mateus 5:36b”. Na verdade, a nossa fé é parte essencial na execução de milagres, entretanto, essa fé deve estar direcionada a Alguém que possa realmente agir ativamente, e esse alguém é, senão, Deus! Ora, pode alguém ter fé em uma estrela, ou em uma pedra, ou em uma árvore. De certo que milagres não acontecerão, visto que a fé é o meio pelo qual se sensibiliza o coração de Deus, e não o coração de uma estrela, ou de uma pedra, ou de uma árvore, uma vez que estes nada podem!
Jesus quando curava – e era Ele quem curava – dizia que a fé daquela pessoa a teria curado. Na verdade, o Senhor dizia que através da fé daquele irmão, Ele – o Cristo – o havia curado, pois Deus conhece verdadeiramente cada célula do nosso corpo e cada pensamento que nos pertence.
“Disse-lhe Ele: filha, a tua fé te salvou, vai-te em paz, e fica livre desse teu mal. Marcos 5:34”. Quem curou foi Jesus, mas antes Ele sondou o coração e a fé daquela mulher.
Nesse trecho da epístola de João, acima citado, vemos que somos vitoriosos por sermos filhos de Deus! Que coisa maravilhosa! Precisamos viver essa verdade.
Pergunto-me porque alguns cristãos são tão fracos! Vemos, e não de forma rara, feiticeiros e esotéricos se mostrando bem mais fortes que os cristãos. Por quê? Porque quem se utiliza do pouco que tem, utiliza-se mais do que aquele que não se utiliza, em nada, do muito que tem. Deus é forte, mas seu povo, por vezes, apresenta-se como fraco. Ora, precisamos nos utilizar das maravilhas de Deus! Deus é o nosso muito! Não podemos abrir mão disso! Somos filhos de Deus e vencedores! Precisamos tomar o lugar que nos é de direito! Precisamos parar de choramingar e levantar a cabeça, na certeza de que nada nos deterá, porque já fomos proclamados vitoriosos em Cristo!
Conta-se que um soldado do exército de Alexandre, O Grande, não lutava com bravura e sempre ficava para trás quando deveria avançar. O grande general abordou-o e perguntou:
- Qual o seu nome, soldado?
- Meu nome é Alexandre – o homem respondeu.
O general olhou-o diretamente nos olhos e disse com firmeza:
- Ou você vai à luta ou você muda de nome!
Qual é o nosso nome? “Filhos de Deus – aqueles que são nascidos de novo e pertencem a Deus”. Como dizia o teólogo americano Warren W. Wiersbe: “nosso nome trás consigo a certeza da vitória. Ser nascido de Deus significa ter parte na vitória de Deus.”
Não é a fé em nós mesmos, mas a fé em Jesus Cristo nazareno.
Um veterano da Guerra Civil dos Estados Unidos andava vagando de um lugar para o outro pedindo uma cama para dormir e um prato de comida, sempre falando sobre seu amigo, o “senhor Lincoln”. As seqüelas dos ferimentos de combate não permitiam que ele trabalhasse normalmente, mas não parava de falar do seu amado presidente.
- Você diz que conheceu o presidente Lincoln – disse-lhe um cético – Se isso é verdade, então prove.
Ao que o homem respondeu:
- Sem problemas, eu tenho aqui um pedaço de papel que o próprio senhor Lincoln assinou e me entregou.
- Não sei ler direito – desculpou-se – mas sei que essa assinatura é do senhor Lincoln.
Outra pessoa que estava por perto leu o que se encontrava no papel e perguntou:
- Você sabe o que diz aqui? Você tem direito a uma excelente pensão do governo autorizada pelo senhor Lincoln. Não precisa viver como mendigo! Graças ao senhor Lincoln você é um homem rico!
E eu digo, temos uma ótima pensão autorizada diretamente pelo Senhor Jesus! Não precisamos viver como mendigos ou derrotados! Graças a Jesus Cristo somos milionários! Temos um galardão de maravilhosas bênçãos, preparadas diretamente para nós! Oh que maravilhosa realidade! Que maravilhosa certeza!
Que você tenha um excelente dia, na plena certeza de que, como filho de Deus, você tem lugar de destaque em tudo que fizer, pois você já foi proclamado vitorioso em Jesus Cristo!
“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37”
Grande abraço,
Hélio Roberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário