sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Semeando o Perdão

“Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.” Mateus 6:14

Eu perdôo! Essa é a resposta da maioria das pessoas. Mas você consegue pedir perdão? Na relação do perdão, em uma visão limitada e mundana, quem perdoa assume uma posição de superioridade, enquanto quem pede perdão assume uma posição de inferioridade.

No entanto, o perdão é algo vindo diretamente do coração de Deus. Deus é o principal exemplo da prática do perdão verdadeiro. Perdoar significa verdadeiramente esquecer. Por vezes, dizemos que perdoamos, mas mantemos um registro de erros cometidos por outrem, e, na primeira oportunidade, “arrotamos” tudo aquilo que estávamos guardando e apenas esperando a hora “certa” de falarmos. Isso não é perdão. Isso é falsidade! É enganação! É hipocrisia!

Deus quando nos perdoa, esquece daquela transgressão, daquele pecado! Diz-se que Deus joga no “mar do esquecimento” nossos pecados perdoados, e o Espírito Santo coloca uma placa que diz: “proibido pescar”!

O versículo citado acima (Mateus 6.14) não quer dizer que Deus somente nos perdoará se perdoarmos quem nos pediu perdão, porque isso iria de encontro à Graça e Misericórdia de Deus que são infinitas e incondicionais. Na verdade, o versículo ensina que Deus nos perdoa; assim, devemos seguir o que Ele nos ensina, perdoando nossos ofensores, até porque o perdão é um ato legítimo de verdadeiro amor: amor ágape (amor de Deus).

Quando alguém diz que não consegue perdoar, na realidade ela fala: “não quero perdoar”. O perdão é um ato de vontade! Decida perdoar e rejeitar todo rancor, ódio ou ressentimento que possa existir no seu coração. Se você acha que não consegue, peça o auxílio de Deus. Ajoelhe-se diante do Senhor e dispa-se de toda vergonha, colocando diante Dele todas as suas necessidades. Digo mais, até mesmo quando você estiver teoricamente “certo”, ou seja, mesmo quando alguém o tiver ofendido, peça perdão! Coloque a humildade diante do orgulho e seja um exemplo de verdadeiro cristão! Qual desses sentimentos você acha que reflete a vontade de Deus? A humildade ou o orgulho?

Uma coisa é fato: o ato de não perdoar nunca ensejará uma pacificação! Sejamos pacíficos! “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9”. Amemos nosso próximo de todo coração. E para espargirmos esse amor, precisamos estar conciliados uns com os outros. Seja verdadeiramente filho de Deus, seguindo e obedecendo a Sua vontade e seguindo o exemplo do Senhor dos senhores: Jesus Cristo de Nazaré: “Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Lucas 23:34a”

Que você tenha um excelente dia, sabendo que o perdão é a forma mais sublime e transparente de se demonstrar o amor ágape a um irmão. Que possamos estar a praticar esse ato de verdadeiro amor, para honra e glória Daquele que nos ensina todas as verdades celestiais: Cristo Jesus!!!

Grande abraço,

Hélio Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário