segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A importância do nascimento de Jesus para humanidade



“Enquanto estavam ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz, e teve o seu filho primogênito, envolvendo-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. (...) O anjo, porém, disse-lhes: não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: é que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2:6-8; 10; 11

Sem dúvida nenhuma, esse foi o acontecimento mais importante da raça humana! O plano de Deus foi perfeito desde o início, e o nascimento de Jesus é mais uma prova da divina sapiência de Deus!

Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crê não pereça: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna. João 3:16”. Meus caros, o amor de Deus por nós é tão grande que não é possível descrevê-lo: Deus amou o mundo de tal maneira...

Além disso, precisamos entender, de fato, a mudança que o nascimento de Cristo gerou na humanidade. Cristo Jesus, além de nos ensinar o espírito da Lei, e não apenas a letra da Lei mosaica, Ele veio para nos reconciliar com Deus: E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação. Romanos 5:11”.

Antes da vinda de Cristo, o mundo vivia sob o julgo da pena da lei adâmica, pela qual o homem foi condenado a morte. Assim, a partir da pena da lei adâmica, todo homem estava condenado à morte. Contudo, com Cristo, a humanidade pôde receber vida, e vida eterna. Alguém pode dizer: mas Deus muda as suas leis? E eu digo: a pena da lei adâmica ainda existe! Todos estamos condenados à morte. Entretanto, Deus nos deu uma remição; deu-nos Jesus Cristo, pelo qual o mundo conheceu a vida eterna: “Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e o dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Romanos 5:17”. Jesus veio, sobretudo, para nos dá uma chance de nos reconciliarmos com Deus! Jesus é o caminho pelo qual o homem foi liberto da morte!

O nascimento de Jesus Cristo foi, sem sombra de dúvidas, a maior graça que o mundo já experimentou!

Além de nos reconciliar com Deus, Cristo veio a nos ensinar sobre as verdades do coração de Deus. Infelizmente, os judeus haviam se perdido na interpretação fundamentalista da Lei mosaica. Jesus Cristo mesmo disse que não veio abolir a Lei, mas sim cumpri-la: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas, não vim destruir, mas cumprir. Mateus 5:17”. Todavia, Jesus veio cumprir e, sobretudo, ensinar-nos, o Espírito da lei, uma vez que o povo se perdia e se limitava na letra, na interpretação fundamentalista da lei de Deus. Não foi por acaso que Paulo nos advertia e ensinava sobre o perigo de se viver em cima de uma interpretação literal: “O qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:6”. Assim, Cristo veio a nos mostrar o espírito da lei mosaica, uma vez que o povo de Deus se perdia na miudeza da letra, sendo como sepulcros pintados de cal, brancos por fora, mas podres por dentro: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia. Mateus 23:27”.

Meus amigos, não podemos deixar passar a oportunidade de nos entregarmos inteiramente a Cristo! Deus nos deu o caminho para a vida eterna: Jesus Cristo de Nazaré! Aproveitemos!

Espero que você tenha um maravilhoso dia, entregando-se verdadeiramente a Jesus Cristo, livrando-se, assim, dos grilhões da condenação eterna e das fechaduras da morte! Jesus venceu a morte, para que você também possa vencê-la nele, no Cristo Jesus!

 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1”

P.S.: Esse foi um tema sugerido por um leitor do blog. Caso você deseje ler uma mensagem sobre um tema de seu interesse, envie um e-mail para blogpensamentododia@gmail.com com o tema proposto que pediremos a Deus a orientação e capacitação para elaboração da mensagem sobre o tema sugerido.

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O amor do marido para com sua esposa



“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” Efésios 5:25

Quantos casamentos não passam de um relacionamento de primavera, não durando nem um ano sequer? Não quero me ater, nessa mensagem, à infidelidade ou às mazelas mais comumente vistas em relacionamentos conjugais; mas a mensagem que Deus colocou no meu coração se refere a casamentos destruídos em virtude do fanatismo religioso.

Quantas contendas existem em um lar cristão em virtude de desavenças dogmáticas? Precisamos, primeiramente, estabelecer uma escala de valores: primeiro vem Deus, depois a Família, e em seguida, a Igreja.

O versículo-chave nos ensina que devemos amar nossas esposas como Cristo amou a Igreja. Que responsabilidade tremenda! Cristo amou a Igreja por meio do sacrifício! Quantos maridos simplesmente acham, a partir de uma visão machista e egocêntrica, que são donos de suas esposas e que estas devem viver para servi-los? Ora, Cristo veio para ser servido? Ou para servir? Então por que alguns homens acham que são os donos do mundo, fazendo com que suas esposas vivam um martírio diário para atender aos seus desejos? Maridos assim, embora achem que estão sob a vontade de Deus, infelizmente descumprem as Sagradas Escrituras diariamente, a começar pelo seu próprio lar!

Deus não deseja separar marido e mulher! Mas, infelizmente, não é raro encontrarmos casais se separando com o álibi de que estão cumprindo a vontade de Deus. Que pena! O marido honra efetivamente a Deus quando se entrega verdadeiramente à sua mulher! Quando sente as dores dela; quando vive as alegrias dela; quando o que lhe faz mais feliz é ver o sorriso no rosto dela. Esse é o amor que vem de Deus! Não a máscara do machismo que coloca a esposa sob o pesado jugo da imposição marital. A Palavra de Deus nos ensina que o verdadeiro amor não olha para os seus próprios interesses: “Não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita o mal; 1 Coríntios 13:5”.  Aquele que somente cobra que sua esposa atenda a seus desejos egoístas, não pratica o amor instituído por Deus!

O casamento é algo tão sagrado para Deus, que o relacionamento do Cristo com a Igreja é comparado ao matrimônio: “Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhes a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou. Apocalipse 19:7”.

Ora, desde o início Deus instituiu que o homem deveria ter uma esposa: “Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; Gênesis 2:18a”. “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. Gênesis 3:24”. Contudo, esse homem deve entender que a vontade de Deus é que ele ame verdadeiramente a sua esposa, sacrificando-se inteiramente. Quando amamos nossas esposas como Cristo amou a Igreja, estamos a fazer, no cerne dessa atitude, a vontade de nosso maravilhoso Deus!

Que espécie de sacrifício é esse que, não raramente, observamos nos lares que se dizem cristãos da atualidade? Maridos que colocam suas esposas para servi-los como se suas escravas fossem? Maridos que na hora do relacionamento sexual “usam” suas esposas como se seu prazer fosse a única coisa que importasse? Maridos que só pensam em suas vontades, sempre querendo que suas esposas se sacrifiquem, sem ao menos moverem uma palha para cumprir o amor sacrificial que Deus nos ensina que devemos ter para com nossas esposas? E o pior, tais maridos acreditam que estão sob a égide de Deus. Que ardilosa mentira! Como podem estar sob a bênção de Deus se são como carrascos dentro de seus próprios lares? Onde a pessoa que eles deveriam mais amar é maltratada e colocada em uma situação de servidão! Como pode um lar que vive mais de discussões do que de paz estar sob a bênção de Deus? Deus não quer separar casal nenhum; por isso mesmo que Ele não pode ser usado como motivo para que haja contenda entre um casal, com justificativas do tipo: se você não for à minha Igreja, separaremo-nos!; se você não for da minha Igreja, não teremos filhos!; se você não for da minha Igreja, é porque você não segue a Deus! Isso, na verdade, trata-se de uma venda nos olhos dessas pessoas, que impede que o Espírito Santo haja verdadeiramente no coração delas. Quando abrem os olhos para Deus, começam a perceber que Deus quer, antes mesmo de um estrito cumprimento dogmático, um casamento cheio de amor e sacrifício do marido para com sua esposa!

Quantas vezes maridos reclamam da comida de suas esposas? Comida essa que é preparada com todo amor e dedicação. Isso é de um egocentrismo sem igual! São, na verdade, seres individualistas que não praticam o amor que vem do coração de Deus!

Meus caros, suas esposas são um presente enviado diretamente por Deus! Cuide desse presente! Ela é frágil e precisa de você. Faça o seu papel como homem de Deus e pare de achar que ela é uma marionete que deve seguir as ordens de seu mentor. Ela merece todo o amor que possa vir do seu coração! Isso é ser marido sob os preceitos de Deus! Você tem sido assim? Ou tem aberto a Bíblia, estudado, aprendido tudo sobre Deus, mas continua desdenhando a sua mulher? Se você faz isso, não há outro nome para você, senão: hipócrita! Você pode até enganar a todos com essa falsa religiosidade, mas Deus que tudo vê não se esquecerá dessa cruel servidão imposta por você!

Espero verdadeiramente que você tenha um excelente dia; começando esse dia dizendo para sua esposa apenas uma coisa: eu te amo verdadeiramente, e me sacrificarei por você o quanto for necessário, enquanto em mim houver fôlego de vida!

 “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente. Colossenses 3:19”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ganância



“O Seol e o Abadom nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem.” Provérbios 27:20

Quantas pessoas perdem suas vidas em busca de mais e mais dinheiro? Perdem sua saúde para ganhar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde! Parece um tanto tolo, você não acha?

Contudo, isso é real e atual. A Sociedade contemporânea aprova a ganância intitulando-a de “ambição”. Dizem que a ambição é o primeiro passo para o sucesso. Será? Depende de qual sucesso estamos falando!

Vocês já pararam para observar quantas pessoas devolvem, por exemplo, um troco recebido a mais? Quantas pessoas, ao encontrarem uma carteira cheia de dinheiro, procurariam seu dono para devolvê-la, inclusive com dinheiro que lá havia? Quantas pessoas seriam capazes de cometer crimes e atrocidades se isso lhes trouxesse uma considerável quantia em dinheiro? Quantas mulheres vendem seus corpos em revistas pornográficas por determinada monta de dinheiro? Esses são os valores de nossa Sociedade atual!

Deus nos ensina que a ganância é idolatria: “Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais: a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3:5”.

Infelizmente, esse é um mal que tem afetado, inclusive, várias Igrejas. Não raramente encontramos Igrejas que parecem verdadeiros centros comerciais. Obreiros têm colocado de lado a ética e os preceitos de Deus em uma busca desenfreada pela influência e sucesso. Observo que o que realmente falta em determinadas Igrejas é mais joelhos no chão e menos holofotes e promoção individual!

Certo provérbio árabe diz o seguinte: “A mãe da ganância é o desejo ilícito, sua filha é a injustiça, e sua amiga é a violência.

Não é de se espantar que as fiéis acompanhantes da ganância são a injustiça e a violência, com uma espécie de filosofia de que os fins justificam os meios para alcançar este fim, mesmo que, para isso, vidas tenham que ser destruídas. Isso é mais uma prova de que o mundo está cada vez mais necessitado da presença de Deus!

Por outro lado, não é pecado desejar ter uma boa condição financeira; Abraão e Davi eram homens abastados. Contudo, também eram homens tementes a Deus. Não desejavam mais do que precisavam e, ainda assim, Deus os fartava com o melhor da terra. O pecado é colocar o dinheiro e a ganância à frente de tudo, inclusive de Deus. Esse é um gravíssimo erro! Deus pode nos suprir em tudo que precisamos: “E disse aos seus discípulos: por isso vos digo: não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. (...) Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Lucas 12:22,30,31”.

Nesse feriado estive com minha esposa na casa de um casal de amigos. Então, ouvimos um maravilhoso testemunho de como Deus proveu uma bênção financeira de onde não se imaginava. Isso é tremendo! É um exemplo de como Deus age em nossas vidas; mas para isso, precisamos colocá-lo em primeiríssimo lugar em todas as coisas! Quantos testemunhos como esse acontecem na vida daqueles que têm verdadeira comunhão com Deus? Inúmeros! Isso também pode acontecer com você! Substitua a ganância pela adoração e submissão a Deus, e Ele fará maravilhas em sua vida!

Você quer uma receita para se livrar da ganância? John Wesley, fundador da Igreja metodista, ensinava as pessoas a:

Fazer todo o bem possível,
Usando de todos os meios possíveis,
De todas as maneiras possíveis,
Em todos os lugares possíveis,
Em todo tempo possível,
A todas as pessoas possíveis,
Enquanto for possível.

Sem dúvida, uma receita infalível para curar a ganância!

Que você tenha um maravilhoso dia, dando o lugar de honra ao Senhor dos senhores: Jesus Cristo de Nazaré, Filho do Deus Altíssimo! Ele sabe do que você precisa; confie Nele e veja as maravilhas de uma verdadeira comunhão com Deus!

 “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vivendo sob a baliza da mentira



“Há quem se faça rico, não tendo coisa alguma; e quem se faça pobre tendo grande riqueza.” Provérbios 13:7

O Livro dos Provérbios foi registrado pelo Rei Salomão por volta do ano 900 a.C. e seus ensinamentos, devidamente inspirados pelo Espírito Santo de Deus, batem à nossa porta com verdades e situações nas quais muitos vivenciam no seu dia-a-dia, em 2.900 anos depois que foram escritos!

Infelizmente, existem pessoas que vivem de mentiras e em mentiras. Fazem-se de ricas para agradar determinada camada social, tentando vender uma posição na qual não se encontram. Por outro lado, existem aqueles verdadeiramente abastados que se travestem de pobres para que não hajam investidas contra os seus “amados” bens. Essas pessoas mentem tanto, que até elas mesmas começam a acreditar em suas mentiras.

Não precisamos provar nada para ninguém, principalmente quanto a nossos bens. Se você, para freqüentar determinado grupo social, precisa se vestir de uma posição na qual você verdadeiramente não se encontra, saiba que esse grupo não é o seu lugar e não merece a sua companhia! Nossos verdadeiros amigos não olham para nossas posses, eles gostam de nossa companhia e nós gostamos da companhia deles. O Cristão verdadeiro não se esconde atrás de uma falsa posição social para ser “aceito” em determinado grupo. Quantas pessoas se enchem de dívidas para ostentar uma posição na qual não se podem manter? Enchem-se de artefatos de luxo, faltando o básico, como a alimentação, em suas casas. Isso é triste!

Ontem assisti uma reportagem que falava das mentiras de homens e mulheres nas redes sociais com a finalidade de se mostrarem mais atraentes a outras pessoas. Homens e mulheres mentiam quanto aos seus empregos e forma física. Alguém pode dizer: Ah, eles só querem se sentir melhor! E eu digo: qualquer coisa ou situação que faça você se sentir melhor a partir de uma mentira não vem de Deus! Deus é a face da verdade: “Respondeu-lhes Jesus: eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; João 14:6a”; sabemos que o diabo é o pai da mentira: “vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44”. Essas foram as palavras de Jesus Cristo para os judeus que se diziam filhos de Deus, mas viviam alicerçados em mentiras!

Precisamos fazer da Palavra de Deus o verdadeiro alicerce para nossas vidas e de nossas famílias: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mateus 7:24,25”. Essa rocha é a Palavra de Deus; ela deve ser o alicerce para nossas vidas. Saiba que da Palavra de Deus não provém mentiras! Então, viver de acordo com a verdade é nada mais que seguir a vontade daquele que nos criou, o qual abomina a mentira.

Eu mesmo tinha um problema sério com mentiras. Entretanto, quando vi na Palavra de Deus que essa era uma atitude que desagrava a Deus, procurei viver de acordo com a verdade, independentemente das conseqüências. Esqueça as mentiras já contadas: Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17”, e passe a viver sob a baliza da verdade. Peça perdão a Deus pelas mentiras que já saíram de sua boca e não cometa o mesmo erro novamente. Viva sob os preceitos de Deus, e a verdade é um deles. Você pode ter toda certeza de que as pessoas te admirarão muito mais pelo que você verdadeiramente é!

Desejo que você tenha um ótimo dia, decidindo não mais ser escravo da mentira, onde o maior enganado é você mesmo! Deus quer que você seja quem você é. Isso é motivo de orgulho, não de vergonha! Você tem grande valor para Deus, e Ele te conhece em cada milímetro; então, por que querer parecer ser, para os outros, algo que você não é?

 Melhor é o que é estimado em pouco e tem servo, do que quem se honra a si mesmo e tem falta de pão. Provérbios 12:9”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quando desejamos impor nossa vontade a Deus



“Dei-te um rei na minha ira, e tirei-o no meu furor.” Oséias 13:11

É impressionante como as pessoas apenas se lembram de Deus em momentos de dificuldades. E o pior, desejam moldar a vontade de Deus às suas vontades.

Quantas pessoas, vivendo uma vida de avareza, clamam e clamam a Deus para, por exemplo, ganharem na Mega-Sena? Para acharem uma mala cheia de dinheiro? Para passarem num concurso público sem estudar? Isso é uma triste realidade de pessoas que se dizem cristãs.

O verdadeiro cristão é aquele que submete a sua vontade à vontade de Deus! Quem somos nós para, em nossa ínfima cognição, querermos sobrepor os pensamentos do Deus altíssimo?

O nosso Deus e Pai nos ama tanto que prefere não fazer a nossa vontade, por já saber o resultado daquilo que pedimos, preservando-nos de um mal maior. Alguém pode perguntar: que mal há em ganhar na Mega-Sena? Eu respondo: será que essa pessoa se lembraria de Deus novamente após ter ficado milionário? Com certeza o maior tesouro é aquele que é guardado eternamente, ou seja, a comunhão e salvação por meio de Jesus Cristo! Por que os pedintes frenéticos da Mega-Sena não pedem a Deus maior comunhão com Ele? Por que não se colocam à disposição de Deus para o crescimento do Reino? Mas não! Egocentricamente só conseguem olhar para o próprio umbigo, achando que Deus honrará quem só pensa em si mesmo. Este é um grande engano! Deus dá honra a quem merece honra!  O que você tem feito para o cumprimento da vontade de Deus? O que você tem feito para o crescimento do Reino de Deus? Nada? Essa vida é a oportunidade que você tem de mostrar para Deus que é digno de estar com Ele; não a desperdice com coisas vãs e vis.

Warren W. Wiersbe disse que “um dos julgamentos mais dolorosos que Deus manda sobre seu povo é deixá-lo conseguir o que quer.” Não queira impor a sua vontade a Deus. Seja como um filho obediente que ama e respeita o seu Pai; submeta seus desejos ao Deus Todo Poderoso! Ele sabe tudo o que precisamos, e nos ama infinitamente para não nos deixar sem o provimento do que necessitamos, basta confiarmos plenamente nele!

Deus provinha diariamente o pão para o povo de Israel durante a travessia no deserto. Toda manhã surgia o maná de Deus, com um delicioso sabor de azeite: “Quando desapareceu a camada de orvalho, eis que sobre a superfície do deserto estava uma coisa miúda, semelhante a escamas, coisa miúda como a geada sobre a terra. E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: que é isto? Porque não sabiam o que era. Então lhes disse Moisés: este é o pão que o Senhor vos deu para comer. Êxodo 16: 14,15”.

Contudo, o povo de Israel preferiu comer carne ao invés de receber com amor e gratidão o pão diário que Deus enviava diretamente dos céus: “Ora, o vulgo que estava no meio deles veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel também tornaram a chorar, e disseram: quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça, e dos pepinos, dos melões, dos porros, das cebolas e dos alhos. Mas agora a nossa alma é seca; coisa nenhuma há senão esse maná diante dos nossos olhos. Números 4:4-6”. Que povo mal-agradecido! Deus provinha o seu alimento todo dia pela manhã, e eles não paravam de reclamar! Será que você tem agido assim? Reclamando diariamente de Deus sem olhar o que Ele tem feito por você?

Ora, Deus atendeu ao que aquele povo mesquinho estava pedindo: “Pelo que o Senhor vos dará carne, e comereis. Não comereis um dia, nem dois dias, nem cinco dias, nem dez dias, nem vinte dias; mas um mês inteiro, até vos sair pelas narinas, até que se torne coisa nojenta; porquanto rejeitastes ao Senhor, que está no meio de vós. Números 11: 18b-20”.

Depois que Deus fez a vontade deles, Ele desceu a sua mão sobre esse povo, pelo grande pecado que eles haviam cometido: “Quando a carne ainda estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, acendeu-se a ira do Senhor contra o povo, e feriu o Senhor ao povo com uma praga mui grande. Números 11:33”. Precisamos entender que Deus sempre estará agindo para o nosso bem. Devemos dar graças por tudo que o Senhor tem nos dado, mesmo que ainda não tenhamos percebido!

Desejo que você tenha um ótimo dia, e um excelente fim de semana, sabendo que a melhor e mais segura situação que existe no mundo é a total dependência de Deus! Dependa do Senhor e você sempre terá o melhor dos céus, sempre terá um maná preparado diretamente pelas de Deus para a sua vida!

 “Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:9”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Será que você é capaz?


“Então Moisés disse a Deus: quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? Respondeu-lhe Deus: certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte.” Êxodo 3: 11,12

Quem é você? Quem você acha que é para acreditar que é capaz de algo? Quem te disse que você pode alguma coisa? Esses são os questionamentos ardilosos que o inimigo de nossas vidas tenta semear em nossa mente e coração.

Qual têm sido as suas respostas para estes questionamentos? Você os tem recebido? Ou você os tem rejeitado?

Por vezes, devido às dificuldades da vida, podemo-nos deparar com momentos em que achamos que não somos absolutamente nada, num é verdade? Pois é... Esses são momentos extremamente perigosos. Entretanto, saiba que Deus não o fez para viver em uma via de pessimismo e de baixa estima. Nosso Senhor nos fez para sermos vitoriosos: “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37”.

Certa feita William Douglas disse a seguinte frase: se você acha que pode, ou se você acha que não pode, você está certo. Eu digo o seguinte: se você acha que pode, ou se você acha que não pode, Deus sabe que você pode!

Você sempre será capaz de vencer os seus obstáculos, independente de quais sejam eles. Sabe por quê? Porque Deus está com você! No versículo-chave (Êxodo 3: 11,12), Deus estava falando para Moisés que o tinha escolhido, e que ele era quem Deus usaria para libertar o povo de Israel da servidão imposta pelos Egípcios. E qual foi a reação de Moisés? Ele tentou convencer a Deus de que ele não era capaz: “Então Moisés disse a Deus: quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?”; mas nesse momento Deus o confortou dizendo: certamente eu serei contigo”.

Meu caro, não importa como você se encontra, Deus estará ao seu lado!  Não importa onde você se encontra, Deus estará com você! Não imposta como você esteja se sentindo, Deus te fortalecerá! Talvez você esteja achando que não serve para nada; que é um “Zé ninguém”; que não é capaz de fazer nada dar certo. Eu te digo: isso é uma mentira venenosa e traiçoeira!

Você sempre terá valor para Deus; Ele conhece todas as suas capacidades, ainda que você não as esteja vendo. Saiba que você tem valor! Você tem um valor tão alto, que o preço pago pela sua vida foi o sacrifício do Filho de Deus, Cristo Jesus! Agora você entende quão importante você é para Deus? Se algo difícil o está afligindo em sua caminhada, saiba que essa é a promessa de Deus: certamente eu serei contigo. Deus está no controle de todas as coisas. Saiba que essas dificuldades são apenas fases a serem vencidas, ou você acha que há algo impossível para Deus? Clame pela ajuda e companhia de Deus, e você receberá toda força necessária para vencer todo e qualquer obstáculo!

Esse é o caminho: Jesus Cristo! Ele sabe que você é capaz. Então? Em quem você vai acreditar? Naqueles que tentam te colocar para baixo? Ou Naquele que te criou e te conhece de todas as formas, ângulos e dimensões: o Deus Todo Poderoso?

Desejo que você tenha um ótimo dia, decidindo não aceitar as mentiras do inimigo, mas sim a certeza do amor de Deus por você, amor esse que reconhece todo o valor que você tem! E esse valor é enorme, saiba disso! Afinal, você é simplesmente filho do Criador do mundo e de tudo que nele há!

 “Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filipenses 4:13”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Honrar Pai e Mãe



“Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale e devorados pelos filhos da águia.” Provérbios 30:17

Realmente me assusta o que vem acontecendo nos dias atuais com relação à atitude de filhos para com seus pais. Acabou o respeito! Acabou a honra que o filho deve a seus pais! Acabou a admiração dos filhos para com os seus pais; hoje em dia, os filhos admiram os colegas, porque “pegam” mais e mais mulheres; admiram o brigão do bairro, porque ele é o valentão que agride todo mundo; admiram tudo, menos a seus pais.

Contudo, esse tipo de atitude tem sérias conseqüências. A Palavra de Deus instituiu como mandamento honrar pai e mãe: Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dará. Êxodo 20:12”.

Na antiga aliança, os filhos que maldiziam aos seus pais eram penalizados com a morte. Não defendo que devemos instituir a pena capital para o desacato aos pais, mas a Bíblia nos mostra com clareza a importância que Deus dá a este assunto: “Qualquer que amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele. Levítico 20:9” e “Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedeça à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e que, embora o castiguem, não lhes dê ouvidos, seu pai e sua mãe, pegando nele, o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; e dirão aos anciãos da cidade: este nosso filho é contumaz e rebelde; não dá ouvidos à nossa voz; é comilão e beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; Deuteronômio 21:18-21a”.

Certamente, um filho que não respeita os seus pais, não respeitará um professor, ou um policial, ou quem quer que seja. É chocante constatar que vivemos em tempos de desrespeito total, ao ponto de uma criança de 10 anos atirar em uma professora na sala de aula. Que mundo é esse no qual vivemos? Que tempos terríveis são esses?

Na verdade, o que falta é a presença de Deus nas famílias da atualidade. Falta o pai chegar para o filho e ensinar sobre a vontade de Deus! Sobre a importância de se obedecerem aos preceitos divinos! Confluindo com essa ausência, a Sociedade ovaciona aqueles que, deliberadamente, desrespeitam seus pais. Hoje não está na moda não discutir com o pai; não está na moda acatar a decisão do pai; não está na moda se submeter à autoridade do pai. Que pena, em virtude disso, os lares estão cada vez mais estraçalhados.

Outra situação que me faz amargar por dentro é saber que um filho teve a coragem de internar seu pai em um asilo só para não ter o “trabalho” de cuida daquele que doou sua vida inteira para lhe sustentar, educar e ajudar a ser alguém na vida. É digno de pena um filho que toma uma atitude dessas. Mas Deus não está de olhos fechados, e a sua Palavra será cumprida no dia do julgamento final! Amém!

A Palavra de Deus nos ensina, na posição filhos, o tipo de atitude que devemos sustentar perante nossos pais: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. Efésios 6: 1-3”.

Nossos pais aqui na terra foram designados por Deus para nos amar e cuidar. Precisamos honrá-los, respeitá-los e amá-los verdadeiramente!

São inadmissíveis situações em que filhos passam anos brigados com seus pais. Simplesmente estão desprezando a vontade e os preceitos de Deus! O Deus Todo Poderoso é repleto de amor por todos nós, mas também é juiz para aqueles que desdenham da sua Palavra.

Que você tenha um excelente dia e uma ótima semana, na certeza de que Deus dá grande importância ao relacionamento entre pais e filhos, devendo estes honrarem e respeitarem os seus pais, assim como preconiza a Palavra de Deus.

 O insensato despreza a correção de seu pai; mas o que atende à admoestação prudentemente se haverá. Provérbios 15:5”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Será que Deus pode nos transformar?


“Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. (...) Moisés disse ainda: rogo-te que me mostre a tua glória.” Êxodo 3:6; 33:18

A primeira parte dos versículos de hoje (Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. Êxodo 3:6) retrata o primeiro encontro de Moisés com Deus. Deus escolheu Moisés para resgatar o povo de Israel que sofria sob a chibata dos egípcios. Já a segunda parte dos versículos (Moisés disse ainda: rogo-te que me mostre a tua glória. Êxodo 33:18) nos mostra um dos diversos diálogos de Moisés com Deus, já durante à travessia do deserto.

Em um primeiro momento, quando Deus revela a Moisés que ele foi o escolhido por Deus para libertar o povo de Israel da servidão imposta pelos egípcios, sua primeira reação foi a de recusa. Recusa não por maldade ou por desinteresse, mas sim por medo! Moisés temeu a missão que Deus o estava designando. E isso não é tão diferente do que ocorre nos tempos de hoje não! Quantas pessoas recusam se aproximar de Deus temendo, quem sabe, uma espécie de julgamento, em virtude de seus erros, por parte de Deus? A verdade é que Deus espera que nos rendamos aos seus pés, não que venhamos a sentir medo dele.

Moisés temeu não conseguir realizar a vontade de Deus. Contudo, quer queiramos, quer não, a vontade de Deus sempre se cumprirá. Que certeza maravilhosa!

Já em um segundo momento, observamos um Moisés totalmente diferente do relatado no primeiro encontro com Deus. Vemos um Moisés querente da presença do Senhor, ao ponto de pedir para ver a face de Deus! O que aconteceu? Como pode alguém mudar tanto? Como pode um homem ser transformado dessa forma?

Deus tem poder para mudar qualquer pessoa!

No ínterim entre esses dois momentos, observamos que Deus foi agindo na vida de Moisés constantemente. Moisés foi desenvolvendo uma intimidade com o Senhor; e à medida que essa intimidade crescia, ele queria cada vez mais estar na presença de Deus, ao ponto de querer contemplar a Sua face! Quantos de nós desejamos cada vez mais estar na presença de Deus? Quantos de nós já desejou ver a face de Deus? Poucos, infelizmente! Por quê? Talvez por medo, ou por não semearem um relacionamento com o Senhor.

Saiba que Deus transforma qualquer pessoa! Não importa a condição que ela esteja. Deus pode curar qualquer enfermidade; pode transformar o medroso em corajoso; pode resgatar a vida de um ébrio; pode mudar totalmente a vida daqueles que praticam pecados sexuais, sendo, portanto, escravos deles; pode curar um dependente químico; enfim, Deus pode resgatar e transformar totalmente a vida de qualquer um de seus filhos. Mas tem uma coisa que Deus não pode fazer: mentir! Deus nunca mente; e se Ele não mente, concluímos que o que Ele fala é verdade. Assim, acredite nas promessas de Deus e permita que Ele possa transformar você! A Palavra de Deus diz: “Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Tiago 4:8a”. Você quer ser transformado pelo poder de Deus? Chegue-se a ele, que ele se chegará a você! Jesus Cristo nos revelou que há imensa alegria nos céus quando um pecador que se arrepende de seus pecados: “Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende. Lucas 15:10”; arrependa-se de seus pecados e goze da Misericórdia de Deus!

Deus está à espera de nossa humildade e de nossa confissão! Confissão de que dependemos incondicionalmente dele; confissão de que não somos nada sem Ele; confissão de que renunciamos a tudo que o desagrada; confissão de que queremos conhecer o seu amor por nós e ter intimidade e relacionamento com ele!

Que você tenha um maravilhoso dia, pensando se você quer ou não ser transformado por aquele que verdadeiramente pode te moldar com um oleiro molda o barro informe, transformando-o em um belo e maravilhoso vaso. Desejo verdadeiramente que você decida não ser um monte de barro sem forma, mas um maravilhoso vaso moldado diretamente pelas mãos do maior oleiro, e que este vaso permaneça sempre cheio da Glória de Deus!

“Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. Jeremias 18:6b”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

As conseqüências da Embriaguez


“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio.” Provérbios 20:1

Infelizmente, o Brasil está em 1º lugar no consumo de bebidas destiladas no mundo!

Esse é um tema bem recorrente nos dias atuais. De fato, a indústria do álcool está cada vez mais forte no mundo, e milhares de pessoas estão incluindo o álcool em suas vidas cada vez mais cedo.

Algumas pessoas proclamam a seguinte tese: mas a Bíblia não proíbe a bebida! Isso é, em partes, verdade. O que a Bíblia Sagrada, ou seja, a Palavra de Deus condena é a embriaguez. Somente há proibição total do vinho em duas situações: (1) nos casos de sacerdotes servindo em santuários: “Falou também o Senhor a Arão, dizendo: não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da revelação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso pelas vossas gerações. Levítico 10:8-10” e (2) quando as pessoas tivessem feito voto de nazireu: “Disse mais o Senhor a Moisés: fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: quando alguém, seja homem, seja mulher, fizer voto especial de nazireu, a fim de se separar para o Senhor, abster-se-á de vinho e de bebida forte. Números 6: 1-3b”.

Entretanto, seguindo raciocínio de que não é proibido beber, precisamos entender que nem eu nem você temos uma válvula em nossos corpos que possa mensurar exatamente a hora de parar de beber para que não nos embriaguemos. Na verdade, isso é apenas uma falácia daqueles que querem justificar atitudes das quais não conseguem se afastar.

Como diz o provérbio japonês: “Primeiro o homem toma um trago, depois o trago toma outro trago; por fim, o trago toma o homem”.

Quantas pessoas perdem suas vidas diariamente por causa do excesso de bebida? Quantas famílias são exterminadas em virtude do álcool? Quantas mortes ocorrem por causa da mistura álcool x direção? Quantos filhos têm o seu maior exemplo, o de seu pai, simplesmente destruído em virtude do álcool? Meus amigos, esses não são motivos suficientes pra que repensemos nossos conceitos quanto à embriaguez?

Segundo a Associação Brasileira de Alcoolismo, somente no ano de 2009, o Brasil já registrava mais de 10 milhões de alcoólatras, fora aqueles que consumiam álcool, sem desenvolver, ainda, uma doença! É muita gente escrava desse mal!

Também é impressionante a quantidade de pessoas que começam a fazer uso excessivo de álcool a partir do exemplo que viram durante toda a vida. Viam seus pais constantemente embriagados, tomando aquele cenário como verdade e exemplo, infelizmente! Saiba que o que fazemos dentro e fora de casa é o exemplo que damos a nossos filhos!

A Palavra de Deus nos adverte que devemos nos afastar da embriaguez: “E não vos embriagueis com o vinho, mas enchei-vos do Espírito. Efésios 5:18”. A Palavra de Deus também nos mostra as conseqüências do uso de bebidas alcoólicas:

Causa desequilíbrio: “Balançam e cambaleiam como ébrios, e perdem todo o tino. Salmo 107:27”

Leva à pobreza: “Quem ama os prazeres empobrecerá, quem ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá. Provérbios 21:17”

Faz com que o bebedor se afaste da obra de Deus: “Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! Têm harpas e alaúdes, tamboris e pífanos, e vinho nos seus banquetes; porém não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das mãos dele. Isaías 5:11,12”

A bebida causa nudez: “Regozija-te, e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz; o cálice te passará a ti também; embebedar-te-ás, e te descobrirás. Lamentações 4:21”.

A Palavra de Deus nos traz o mandamento de jamais sermos bêbados: “Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. Romanos 13:13”.

Meus caros, essas passagens estão na minha Bíblia e na sua Bíblia também! Não podemos nos enganar com a idéia de que a Palavra de Deus nos foi dada apenas para nos confortar. É principalmente um manual de vida, com disposições que devemos cumprir! Afinal, esses são os preceitos do nosso Deus! Quem você deseja realmente seguir? Deus? Ou os prazeres desse mundo? O que você acha que vale mais a pena para sua vida? A decisão é sua!

Fanatismo! Esse é o discurso de muita gente com relação à postura de não mais beber. Contudo, eu afirmo que não é fanatismo, é submissão e amor em cumprimento dos preceitos de Deus! Isso é ser um cristão verdadeiro! Seja um cristão verdadeiro e se livre das algemas da bebida!

Talvez essas palavras não agradem muita gente. Eu não me importo! Não escrevo para agradar, mas para esclarecer sobre os preceitos de Deus!

Desejo verdadeiramente que você tenha um excelente dia! Abstendo-se de toda e qualquer espécie de bebedeira, como também ajudando àqueles que já se encontram escravos desse mal, levando a mensagem de Deus e o seu poder transformador!

“Olhai para vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha como um laço. Lucas 21:34”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.