quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O mal da preguiça



“Passei junto ao campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem falto de entendimento. (...) Assim sobrevirá a tua pobreza como um salteador, e a tua necessidade como um homem armado” Provérbios 24:30, 34

Infelizmente, preguiça é um mal que acomete um número cada vez maior de pessoas.

Mas o que dizer ao preguiçoso? Há um ditado bem comum que diz o seguinte: “Deus ajuda quem cedo madruga.” Isso quer dizer, na verdade, faz a tua parte que eu te ajudarei!

O homem precisa ser proativo, responsável; precisa fazer valer aquilo que ele recebe de Deus, executando, pelo menos, a sua parte! Incomoda-me o fato de algumas pessoas não pararem de murmurar da situação em que estão, porém sem a mínima coragem de moverem uma palha rumo a uma mudança de vida; e a maioria delas, não faz, não porque esteja incapacitada ou coisa do tipo, mas porque não conseguem vencer a preguiça, ou melhor, não querem se vir livres da preguiça.

A Palavra de Deus nos ensina que para o preguiçoso é esperada a pobreza e a necessidade. Ora meus amigos, quantas pessoas deixam as oportunidades passarem na sua frente por causa da cancerosa inércia que estão acostumadas? Quantas pessoas não conseguem mudar a sua vida, por esperarem que tudo caia do céu? Meus caros, isso é uma insanidade, pra não dizer que é uma falta de vergonha!

E o pior é que encontramos pessoas preguiçosas também para com as coisas de Deus. Quando se fala em servir ao Senhor, muitos são os motivos e as justificativas cada vez mais criativas que são apresentadas na intenção de se esquivar do trabalho servil ao Senhor; e não raramente escondendo a preguiça como verdadeiro motivo. Meu caro, não se engane, se você não fizer a obra de Deus, Deus escolherá outro em seu lugar! Se Paulo fosse preguiçoso, o evangelho de Jesus Cristo nunca teria sido pregado àquela região como foi; Paulo andava por toda parte levando a Palavra de Deus, com afinco e alegria pelo que estava fazendo! Deus não se apraz com acomodados e preguiçosos! Deus quer excelência em suas coisas! Precisamos jogar fora toda preguiça e desânimo que venham a se colocar entre nós e as coisas de Deus!

Precisamos seguir o exemplo de Josué: “Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24:15”.

Desejo que você tenha um maravilhoso dia, sabendo que Deus quer a sua pró-atividade e a sua excelência no servir ao Senhor, e onde há servidão a Deus não há lugar para a preguiça ou qualquer outra desculpa que queira afastar-nos de Deus.

“E o Senhor expulsou de diante de nós a todos esses povos, mesmo os amorreus, que moravam na terra. Nós também serviremos ao Senhor, porquanto ele é nosso Deus. Josué 24:18”.

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário