quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Os Falsos Profetas



“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” 1 João 4:1

Meus amigos, esse é um assunto que vem me incomodando muito; incomodando no sentido de uma necessidade de escrever sobre esse mal que tem se mostrado cada vez mais presente nos dias atuais.

Não é raro encontrarmos doutrinadores e pregadores que distorcem a Palavra de Deus, sem qualquer pudor, em prol de seus próprios interesses. E o pior: mais e mais pessoas seguem esses pregadores, ou porque lhe é mais conveniente em virtude do que eles pregam, ou por que estão de fato sendo enganadas.

A Palavra de Deus nos adverte, em vários trechos bíblicos, sobre o cuidado que devemos ter com falsos profetas e falsas doutrinas. Somente com o estudo da Palavra de Deus é que conseguiremos discernir o que realmente vem de Deus, uma vez que os enganadores são extremamente ardilosos, colocando suas mentiras lado a lado com a verdade bíblica, sendo que, com o tempo, começam a substituir a verdade por suas venenosas mentiras.

Meus caros, esses falsários conhecem a verdade sobre Deus; contudo, deliberadamente pregam uma mentira com o intuito de angariar proveito individual a partir da promoção pessoal ou de determinada heresia que esteja na “moda” da época. Sabe o que é mais comum? Essas pessoas com suas bocas professam a Deus, mas com suas atitudes simplesmente negam tudo o que falam! Quantos são os casos de pedofilias, furtos de dízimos e ofertas, homossexualismos, adultérios e prostituições que são registrados como atitudes frequentes de pessoas que se dizem pregadores da Palavra de Deus? Que por vezes ocupam cargos de liderança em Igrejas? Não são tão remotos assim! A mídia e as notícias confirmam isso: líderes religiosos ficando milionários com dinheiro santo! E Palavra de Deus já nos advertia sobre isso: “Afirmam que conhecem a Deus, mas pela suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra. Tito 1:16”. Não me refiro ao pecado proveniente de uma tentação temporária, mas sim de uma conduta rotineira e deliberada.

O profeta Miquéias, que viveu entre 750 e 680 a.C., já nos advertia sobre a intenção maligna que aflorava em determinados sacerdotes e profetas, em busca de vantagens pessoais: “Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam aos Senhor, dizendo: não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá. Miquéias 3:11”.

Isso é uma maldição! A Justiça de Deus prevalecerá sobre essas pessoas: “Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas. 2 Pedro 2:17”.

Paulo nos ensina qual deve ser a postura de um verdadeiro pregador de Deus: “Pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a Palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus. 2 coríntios 4:2”.

Não tem fórmula mágica! Apenas buscando a verdade na Palavra de Deus é que conseguiremos discernir o que realmente vem de Deus! Doutrinas heréticas surgem a cada dia como uma epidemia que se alastra sem controle; e seus “cabeças” são levantados como verdadeiras celebridades do mundo da fé! E o pior disso tudo é que pessoas que precisam de um verdadeiro apoio ficam como marionetes no meio dessa verdadeira bandidagem.

Hoje em dia presenciamos, inclusive em canais abertos de televisão, cowboys que curam com o seu próprio suor; sacerdotes que utilizam seus paletós para “derrubar” seus fiéis; cristãos que rastejam (literalmente) como cachorros emitindo sons de animais com o álibi de que se trata da manifestação do Espírito Santo; pregadores que ensinam a idolatria deliberadamente como sendo a coisa mais correta do mundo; sermões que declaram que quem pagar mais receberá mais bênçãos de Deus. Isso tudo me enoja! São, na verdade, filhos do maligno que vão ser julgados por estar distorcendo a Palavra de Deus! Como pode o Espírito Santo de Deus fazer alguém engatinhar como um cachorro? Deus não faz esse tipo de coisa; Ele nos levanta; fortalece-nos; Ele não nos faz agir como bichos nem como ridículos perante os outros!

PRECISAMOS ABRIR NOSSOS OLHOS ESPIRITUAIS!

Você quer saber se a conduta de determinado profeta vem de Deus? Busque na Palavra de Deus! Paulo nos ensinou que devemos sempre examinar na Palavra de Deus: “Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda a avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. Atos 17:11”.

Meus amigos, isso é de extrema importância! Precisamos conhecer mais a Palavra de Deus, pois somente assim conseguiremos perceber aquilo que vem de Deus e aquilo que vem do inimigo para nos enganar!

Espero que você tenha um maravilhoso dia, começando a dar a devida importância que a Palavra de Deus merece, para que possamos estar seguros para andar no caminho que realmente aponta para a vontade do nosso Deus Todo Poderoso!

 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Mateus 7:15”

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário