quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Por que Jesus Cristo é o único fundamento da nossa fé? Parte final: Jesus Cristo, a única pedra angular



“Por isso, na Escritura diz: eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. 1 Pedro 2:6”

Meus amigos leitores, estamos concluindo a série de mensagens que mostram porque Jesus Cristo é o único fundamento da nossa fé! Hoje trataremos especificamente de Cristo, de modo que você perceba que somente Ele é digno de sua adoração.

A primeira observação que faço é que Jesus Cristo é Deus: “Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20”. Ao contrário do que muitas doutrinas pregam, Jesus Cristo é Deus (Deus Filho), e por meio dele obtivemos reconciliação com o Deus Pai!

Agora por que Jesus é Deus? Única e exclusivamente porque está descrito em 1 João 5:20? Ora, para que alguém possa ser Deus, é necessário que se tenha os quatro atributos exclusivos da divindade. Veremos se Jesus os possui:

1. Eternidade
“Respondeu-lhes Jesus: em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU. João 8:58”. Jesus existia antes de todas as coisas! Ele é sempiterno, juntamente com o Deus Pai e o Espírito Santo!
A Palavra de Deus fala que Jesus é antes de todas as coisas e que todas as coisas subsistem nele: “Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas. Colossenses 1:16,17”.

2. Onipotência
A Palavra de Deus declara que Jesus Cristo tem autoridade sobre todas as coisas: “E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Mateus 28:18”; e que o nome de Jesus é sobre todo nome, onde todos, no céu, na terra, e debaixo da terra se curvarão diante Dele: “Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:9-11”.

3. Onisciência
Jesus Cristo sabe todas as coisas; ele sabe do que precisamos e vive a interceder por nós junto ao Deus Pai: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25”. Jesus sabe de todas as coisas, e a sua graça e intercessão nos revestem constantemente!

4. Onipresença
Jesus Cristo está em todos os lugares! Está em mim, está em você, está na China, no Japão ou no Canadá! A Palavra de Deus fala que Cristo estará conosco em quaisquer lugares que formos: E eis que estou convosco todos os dias; até a consumação dos séculos. Mateus 28:18b”.

Da análise dos 4 atributos exclusivos da divindade, não dá pra duvidar da deidade de Cristo! E por ser Ele Deus, somente ele poderá ser o único fundamento da nossa fé!

Além disso, Jesus Cristo é infinitamente superior aos anjos: “E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: e todos os anjos de Deus o adorem. Ora, quanto aos anjos, diz: quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros faz labaredas de fogo. Mas do Filho diz: o teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do teu reino. Hebreus 1:6-8”. Jesus é superior a todos nos céus, na terra e debaixo da terra, porque ele é Deus!

Os espíritas visitam o túmulo de Allan Kardec no Cemitério do Père Lachaise em Paris; os hinduístas visitam, em Nova Delhi, um jardim (Raj Ghat) ao redor do local onde Gandhi foi cremado; os islâmicos visitam a casa de Maomé, na cidade de Medina, onde este está sepultado; os budistas visitam o túmulo de Buda em Kushinagar, na Índia; contudo meus irmãos, o túmulo de Jesus Cristo está vazio! O nosso Deus não está morto! Ele é Deus vivo! Ele está vivo e somente ele é digno de nossa adoração, somente Jesus Cristo é o único fundamento da nossa fé!

Não podemos colocar como fundamento da nossa fé alguém que também errou; somente quem não teve pecado pode ser o fundamento da nossa fé! Porque aquele que peca também carece de salvação. Jesus nunca pecou: “Porque não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15”.

JESUS É A PRINCIPAL PEDRA DE ESQUINA, A PEDRA ANGULAR.

Pedra angular é a principal pedra de uma construção, ela sustenta toda a construção.

Como era identificada uma pedra angular pelos construtores àquela época?

Os construtores e peritos saíam observando as rochas. Quando eles viam uma grande pedra, diziam: bem, ali existe uma possibilidade de haver uma boa pedra de esquina. Eles possuíam umas marretas de pedra, cuja pedra dessa marreta foi retirada de uma pedra de esquina de outras construções. Então eles cortavam essa pedra em formato pontiagudo (pedra da marreta), e começavam a golpear aquela possível pedra de esquina com a tal marreta. Golpeavam várias e várias vezes. Se aquela pedra trincasse ou rachasse, não servia como pedra de esquina. Meus caros, Jesus Cristo foi moído, foi castigado, foi maltratado, foi crucificado na cruz do calvário, chegou a suar sangue, Jesus tomou pedrada; mas Cristo não “trincou” nem “rachou”. Ele suportou todas aquelas marretadas para expiar nossos pecados! Cristo é a nossa pedra angular.

Depois das marretadas, continuavam os testes para saber se aquela pretensa pedra de esquina estava apta a ser uma autêntica pedra angular. Eles colocavam galhos e folhas secas sobre aquela pedra, e ateavam fogo! Se aquela pedra, com todo o calor do fogo que estava sobre ela, viesse a rachar ou a trincar, também não estava apta a ser uma autêntica pedra de esquina. Jesus passou pela prova do fogo! Em Mateus 4, Jesus passou 40 dias e 40 noites de jejum no deserto. Jesus estava num momento de grande necessidade física. Jesus foi tentado pelo diabo durante todos os 40 dias. No final dos 40 dias, o diabo deu a cartada final dizendo: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Mateus 4:3”. Mas Jesus respondeu: “Está escrito: nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:4”. Então o diabo lança mais uma seta inflamada: “Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: aos anjos dará ordens a teu respeito; e eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Mateus 4: 5,6”. Então Jesus replicou: “Também está escrito: não tentarás o Senhor teu Deus. Mateus 4:7”. Mais uma vez o diabo tenta a Cristo: “Novamente o diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Mateus 4:8,9”. Então Jesus ordenou-lhe: “Vai-te Satanás, porque está escrito: ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Mateus 4: 10”. Jesus passou pela prova de fogo! Jesus Cristo não rachou nem trincou com o calor das tentações malignas! Ele é a verdadeira e autêntica pedra de esquina!

Mas havia ainda a terceira prova para se verificar se uma pedra poderia ser uma autêntica pedra de esquina. Logo após esse aquecimento por meio do fogo, logo após atearem fogo com galhos e folhas secas para verem se a pedra trincaria ou racharia, imediatamente eles jogavam água sobre aquela pedra, para verificar se com a mudança de temperatura, com o choque térmico, a pedra racharia. Jesus também passou pela prova do frio! Jesus foi para uma tumba fria, um lugar solitário e frio; Cristo passou pela prova do frio. Mas ao terceiro dia, a tumba não pôde conter o Deus vivo, poderoso, ressurreto. Ele venceu a morte! E é por isso que Jesus é a principal pedra de esquina, ele passou pela prova da martelada, venceu a prova do fogo e nem o frio da morte foi capaz de conter o Deus todo poderoso, Filho do Deus vivo!

Meus amigos, espero verdadeiramente que você edifique a sua casa sobre a verdadeira rocha, a verdadeira pedra de esquina: Jesus Cristo, o Nazareno!

Desejo que você tenha um excelente dia, desfrutando da segurança de uma vida com Cristo!

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram torrentes, sopraram ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mateus 7:24,25”.

Grande Abraço,

Hélio Roberto.

Fonte: Estudos do Pastor Silas Malafaia

Um comentário:

  1. Hélio, que belo e profundo este estudo, adorei!!
    Que Deus continue te dando as palavras certas para colocar aqui!

    Abraços!

    ResponderExcluir