quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Deus existe? Parte 7 – Argumento da Contingência


Queridos amigos, dando continuidade à nossa série de argumentos (baseados na razão) sobre a existência de Deus. Hoje, apresentaremos o sétimo argumento. Lembre-se o que disse John Stott: “Crer é também pensar”. Deus lhe deu uma mente e inteligência! Use-a e cresça! Não use sua inteligência para contrapor Deus, você nunca conseguirá isso, mas a use para se aproximar de Deus.

Parte 7 – Argumento da Contingência

A fórmula básica desse argumento é simples.

1.      Se algo existe, tem de existir também aquilo que foi necessário para que esse algo surgisse.
2.      O universo – o grupo de seres no espaço e no tempo – existe.
3.      Portanto, tem de existir o que foi necessário para trazer o universo à existência.
4.      O que foi necessário para que o universo existisse não pode estar dentro do universo nem limitado por espaço e tempo.
5.      Portanto, o que foi necessário para que o universo viesse à existência tem de transcender tanto o espaço como o tempo.

Se alguém negasse a primeira premissa, insistindo que X não necessita que sua causa geradora exista, lembraríamos que algo foi necessário para trazer X à existência, logo há uma condição ou várias condições imediatas para a existência de X. Então, é correto afirmar que X existe apenas se Y existir; que, sem Y, não pode haver X.

A negação da primeira premissa é baseada no seguinte raciocínio errôneo e contraditório: X existe. X só pode existir se Y existir, mas Y não existe. Essa afirmação é absurda! É indispensável que subsista o que foi necessário para trazer o universo à existência.

Mas o que foi necessário para que isso acontecesse? Dissemos que o universo é o grupo de seres no espaço e no tempo. Consideremos um ser semelhante a esse: nós mesmos. Existimos e somos, pelo menos em parte, materiais. Isso significa que somos finitos, limitados e passíveis de mudança, porque a matéria está sujeita à mudança e à limitação. Pelo fato de sermos limitados e estarmos em transformação, sabemos que, neste exato momento, somos dependentes de seres [e fatores] externos a nós para termos nossa existência.

Não nos referimos aos nossos pais ou avós. Eles podem não estar mais vivos, mas nós existimos agora mesmo. Neste instante, dependemos de muitas coisas para que possamos existir – por exemplo, do ar que respiramos. Ser dependente dessa maneira é ser contingente. Existimos apenas se algo mais existir agora mesmo. Entretanto, nem tudo pode ser assim porque, do contrário, tudo precisaria receber existência, mas não haveria nada capaz de fornecê-la. Não haveria aquilo que é necessário para que qualquer coisa existisse. Portanto, tem de haver algo que não exista condicionalmente; algo que não exista apenas se algo mais também existir; algo que exista por si mesmo. O que é necessário para esse algo existir tem de estar nesse próprio Ser.

Diferente de uma realidade material mutável, não há distância, por assim dizer, entre o que esse Ser é e o fato de que ele existe. Obviamente, o grupo de seres mutáveis no espaço e no tempo não poderia ser esse tipo de ser. Portanto, o que é necessário para que o universo exista não pode ser idêntico ao próprio universo ou a alguma parte dele.

Questão:
Mas por que deveríamos chamar essa Causa de Deus? Talvez exista algo desconhecido que dê base para o universo mutável no qual vivemos.

Resposta:
Esse “algo desconhecido’ é Deus. O que nós humanos conhecemos diretamente, pelos nossos sentidos, é o mundo mutável em que habitamos. Também sabemos que é necessário existir algo para que o universo exista. Portanto, sabemos que esse universo mutável (o todo ou qualquer parte dele) não pode ter em si próprio o que é necessário para promover sua existência. A despeito disso, não temos um conhecimento direto sobre a Causa das coisas mutáveis. Sabemos apenas que é necessário existir uma Causa e que essa Causa não pode ser finita nem material – que ela tem de transcender tais limitações. Logo, o que essa causa derradeira é em si própria permanece, até então, um mistério.

Podemos investigar a Causa usando a razão, mas há muito mais que Deus tornou conhecido a respeito de si pela revelação. Entretanto, as evidências investigadas também contribuíram para o conhecimento real de que o universo foi criado e que é mantido por uma Causa que não possui os limites da matéria e do tempo, que transcende o tipo de existência que nós humanos conhecemos diretamente. E esse conhecimento certamente é digno de ser obtido.

Podemos chegar à conclusão de que a morte de alguém foi por assassinato, e não por acidente, sem saber exatamente que a cometeu e por quê. Isso pode deixar-nos frustrados e insatisfeitos, mas pelo menos sabemos que linha de investigação seguir; e sabemos que alguém cometeu o ato. O mesmo acontece com as evidências que nos permitem saber que, a cada momento, a existência do universo é um ato criativo de um Doador que transcende todos os limites materiais e espirituais.

Essas evidências não nos dizem muito a respeito de quem é esse Doador; entretanto, apontam numa direção bastante definida. Sabemos que o Doador da existência não pode ser material. Sabemos que é uma Pessoa e tem inteligência, vontade de espírito. Sabemos que a Causa das coisas a transcende e não pode ser menor do que elas; ao contrário, tem de ser infinitamente maior do que as mesmas. O quanto e de que maneira não sabemos. Até certo ponto esse Doador permanece desconhecido à razão humana. E não deveríamos esperar que fosse diferente [uma vez que somos limitados, e Ele ilimitado, infinito]. Contudo, a razão pode pelo menos cooperar para que saibamos que Alguém realizou o ato. E isso é de grande valor.

Fonte: Peter Kreeft e Ronald K. Tacelli.

Deus é maravilhosamente grande e extraordinário, o qual revelou seu incomensurável amor por meio de seu filho amado Jesus Cristo. Coloque sua mente cativa a Ele, e Ele te mostrará Suas maravilhas!
Tenha um excelente 2016, cheio de graça e mais presença e submissão a Deus!

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” João 8:58

Abraços,


Hélio Roberto.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Heresias da Atualidade - Parte 1: A Rosa Ungida da Universal


Irmãos, começo essa post de hoje com a afirmação de que é a mais pura verdade que o povo está sofrendo e caminhando para o inferno por falta de conhecimento. A quantidade de filhos de Satanás, pregando tudo menos o nome de Jesus, vem tomando uma proporção cada dia maior.

O Senhor tem me incomodado para não deixar de mostrar as heresias e enganos que estão cada vez mais presentes nas igrejas de hoje. Então, dou início a uma série de postagens sobre as heresias da atualidade.

Hoje vou falar um pouco sobre uma das maiores heresias da atualidade: A campanha da Rosa Ungida da Igreja Universal, em Pernambuco e no Brasil.

Para quem não conhece, essa tal campanha diz que você deve ir à Igreja para receber a famigerada rosa, e ela (a rosa) terá o mesmo papel que a cruz de Cristo, tendo poder para curar, libertar, trazer prosperidade e tudo mais. Como sempre, não que o Edir Macedo seja alguém sem nenhum conhecimento, mas sim pela satânica motivação de manipular, mais uma vez a doutrina da Universal é totalmente contra as Sagradas Escrituras. Apenas para título de informação, Pastores da Universal são proibidos de cursar uma faculdade de Teologia, visto que o próprio Edir Macedo disse que elem têm sua própria teologia! E tem mesmo: teologia do inferno!

A tal campanha da rosa se fundamenta em um texto extraído do livro de Cantares: “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.” Cantares 2:1, fazendo uma interpretação totalmente avessa ao que as Escrituras dizem. Nesse texto, Rosa de Sarom é uma comparação que a esposa de Salomão faz sobre si, dizendo que ela é para o seu marido, Salomão, como uma Rosa de Sarom, como os lírios dos vales. O que tem isso haver com a cruz de Cristo?

Queridos, não se enganem, o diabo tem enganado o povo de Deus! Nessa tal campanha não se houve falar do nome de Jesus! Fetiches e superstições têm tomado o lugar da Bíblia e da sã Doutrina! Saiba que tudo aquilo que se coloca no lugar da Palavra de Deus e de Cristo não vem de Deus! Isso é uma forma de as pessoas utilizarem amuletos, com uma falsa e podre casca como se estivesse vindo de Deus! ACORDA POVO! PARE DE SER ENGANADO, EM NOME DE JESUS!

E tem mais. O início do programa tem os comentários de uma ex-sensitiva, que escuta os depoimentos com as dificuldades das pessoas, dando seu parecer segundo as experiências outrora vividas na mão do diabo. Meu Deus! O que é isso? Quer dizer que não é o Espírito Santo que dá a direção e Jesus Cristo que tem autoridade para desfazer o mal? Então o que João escreveu não é verdade? Para isso se manifestou o Filho de Deus, para desfazer as obras do diabo.” 1 Jo 3:8b. E o pior são os conselhos da tal ex-sensitiva! Ela fala impondo maldição sobre as pessoas, trazendo suas “verdades” do ocultismo para as vidas daqueles que ligam.

O filho do capeta que está à frente dessa verdadeira manipulação maligna é o que se diz pastor Allan Sena, de Pernambuco. Fala com um discurso manipulatório e cheio de falácias e sofismas. Esse herege esqueceu que é ao nome de Jesus que cabe toda honra e glória! Que é o nome de Jesus que tem toda autoridade nos Céus, na Terra e embaixo da Terra! Manipulador que pagará diante de Deus pelo engano imposto sobre as pessoas! Afinal, meu bom Mestre Jesus foi categórico para com esse tipo de lobo: “Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar.” Mateus 18:6

Por fim, o que me deixa mais estupefato, é que esse tipo de doutrina diabólica atrai milhares e milhares de pessoas, cegos sendo guiados por lobos, cujo fim é a morte, sendo, ao final, indesculpáveis, visto que as Escrituras estão disponíveis e o Espírito Santo também O está a todos que o busquem com um coração sincero!

Não se volte para isso meu querido! Volte-se para Cristo, pois Ele é o único que pode trazer algo de Deus para você! Jogue fora todo ponto de contato, ocultismo, superstição e todo tipo de doutrina diabólica que têm tentado substituir a cruz de Cristo. Que Deus te abençoe poderosamente, em nome de Jesus!

Tenha um excelente dia!

Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência. 2 Timóteo 4:1,2



Hélio Roberto.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A maravilhosa Graça de Deus


Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Romanos 5:1, 2

É comum que alguém que conhece o Senhor Jesus busque viver uma vida em Santidade, e é, de fato, esse sentimento que deve imperar no coração do crente. Entretanto, por vezes, deparamo-nos com situações em que pecamos contra Deus, e não adiante muito dizer que isso não se aplica a mim, vez que a própria Escritura já deixou claro que todos pecam, e que aquele que diz não ter pecado é mentiroso: “Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” 1 Jo 1:10

Nesse sentido, alguns eventos de caráter espiritual podem ocorrer durante esse processo. O mais comum, para aquele que quer, de fato, viver uma vida santa, e porventura vem a pecar, é a acusação do diabo, com setas inflamadas cheias de maldade, tentando infiltrar em nossas mentes que não temos nada de santidade e que não somos dignos de falar de Jesus, visto que pecamos. Não se engane meu querido irmão, toda batalha espiritual acontece na mente!

Algo que pode vir a acontecer também é que você pode até não ter pecado, mas ainda assim o diabo o acusará! Satanás envia laços e setas inflamadas em nossas mentes fazendo-nos acreditar que aquilo vem de nós, mas está vindo dele, e a partir daí, começam novamente as acusações, de modo que você se sente o pior cristão desse mundo! Isso já aconteceu com você?

Mas eu tenho algo pra te falar sobre isso! Satanás já está derrotado! Você tem a mente de Cristo, então comece a rejeitar as maldades e acusações do diabo e pense como Cristo pensava! Saiba quem você é e que existe um maravilhoso Deus que não dorme a cuidar de você.

Saiba que achar que sua santidade vem dos seus altos padrões, impostos por você mesmo, chama-se “legalismo”, e vai te levar a uma profunda tristeza, vez que você imporá a si mesmo padrões que não conseguirá atingir por suas próprias forças. Não estou dizendo para que você não seja santo, mas te alertando que a força para ser santo não vem do seu braço!

Saiba que a Graça de Deus está de braços estendidos para te abraçar. É o Espírito Santo quem te santifica, e quando você pecar, peça perdão a Deus, e Ele te acolherá. Não se imponha um peso que nem o próprio Deus lhe impõe. Fique feliz por saber que Jesus já pagou o preço de sua redenção! Ô glórias! “Portanto, agora nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus, quem não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:1

Com relação aos ataques na mente, lembre-se de que a Palavra de Deus é a nossa poderosa arma para vencer essa batalha. Utilize-se do escudo da fé e proteja-se; mas lembre-se de que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus. Ore colocando todo pensamento cativo à obediência de Cristo rejeitando todo pensamento que não vem da parte de Deus. Mantenha uma vida de consagração por meio de jejum e muita Bíblia! Esse é o caminho para sair vitorioso das terríveis batalhas que ocorrem no campo da sua mente!

Saiba que Deus mantém em paz aquele que mantém a mente firme no Senhor: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti.” Isaías 26:3

Você sempre tem uma escolha. Qual será a sua? Vai acreditar nas mentiras do diabo e trazê-las para sua vida, destruindo-a? Ou vai crer na verdade de Deus e viver em paz e alegre em Cristo Jesus?

Que você possa entender que Deus já venceu! Que Jesus é SENHOR e tem domínio sobre todas as coisas e sobre todo o Reino Espiritual e material, e mais: Ele é seu Salvador! Fique em paz!


Hélio Roberto.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Debate no Programa "Na Moral" da globo - Pr Silas Malafaia

Acabei de assistir ao debate sobre moralidade e homossexualismo no programa "Na Moral" da globo, com a participação do Pr Silas Malafaia.

Primeiramente, o Pr Silas está de parabéns pela coragem e determinação na defesa dos valores cristãos e da organização familiar.

Só tem moral para falar do Pr Silas quem defende o evangelho e os valores cristãos mais do que ele, porque ficar sentadinho no bando da igreja sendo crente 007 e não se posicionando é muito fácil, e sendo assim, não tem moral para falar do Pr Silas Malafaia.

Por outro lado, gostaria de fazer uma observação a todo o povo cristão. Se vocês observarem, a desembargadora que estava presente no debate era claramente uma ativista gay, defendendo o homossexualismo e suas vertentes com unhas e dentes. Mas qual é o ponto em que eu quero chegar? É o seguinte:

Ei você crente, saiba que precisamos ocupar os cargos de alto escalão do nosso país, de modo que possamos defender com igualdade os nossos valores. Enquanto ficamos achando que concurso público e estudar é coisa do diabo, aqueles que querem destruir a família vão tomando conta dos cargos estratégicos e de autoridade nesse país!

Vamos estudar sim e conquistar os cargos de destaque nesse país, de modo que possamos viver, inclusive em nossos trabalhos, o evangelho de Cristo! Quem não se esforça para alcançar algo, vive sob a égide de quem se esforçou!

Esse era o recado que eu queria deixar para os crentes, e lembrem-se: "Para os Crentes" (antes que um bando de gente que não é crente venha falar... Isso não é para vocês, é para os crentes!). Vamos nos preparar e conquistar! Vamos sair da inércia e começar a defender nossos valores! Vamos estudar sim e levar os valores de nosso Senhor por onde passarmos! Vamos almejar os Tribunais, Senado, Câmara, Magistratura, Universidades, Ministério Público, TCU, Agências Reguladoras, AGU, e demais Órgãos! Assim vamos sair da inércia e diminuir os ataques que estamos sofrendo, ao viver sob as decisões de quem não tem Cristo!

Você já imaginou você sendo um juiz e fazendo uma oração pedindo a orientação e sabedoria de Deus diante de um julgamento? Precisamos honrar e levar Deus por onde passarmos...

Pensem nisso! Boa noite a todos!

Hélio Roberto.