sábado, 31 de dezembro de 2016

Virada do ano. 7 ondinhas e roupa branca, pode?


“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Jo 8:32

Queridos irmãos, longe de querer espiritualizar tudo, não podemos, por outro lado, desdenhar as questões espirituais. De forma avassaladora, a ignorância tem levado muitos ao sofrimento, ao afastamento de Deus, à idolatria e toda espécie de abominações segundo os parâmetros do Senhor.

Nessa última mensagem de 2016, quero tratar de algumas tradições bem presentes na cultura brasileira relacionadas ao ano novo, inclusive, algumas delas, praticadas por irmãos em Cristo.

Não é novidade para ninguém que, no Brasil, há a velha tradição de se pular 7 ondinhas na praia quando o relógio marca meia-noite do dia 31/12 para 01/01. Mas qual a origem e significado desse ritual?

Vamos lá. A primeira coisa a ser dita é que esse ritual está direcionado à Iemanjá. Iemanjá é a divindade associada à água salgada no Brasil. É a mãe dos outros orixás. Geralmente é representada sob a forma de sereia: cabeça, tronco e busto femininos e apêndice caudal de peixe. Sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, das Candeias, do Carmo ou da Piedade, recebe oferendas rituais levadas ao mar por embarcações. Seus alimentos sagrados são o pombo, a canjica, o galo e o bode castrado. Dança vestida de azul, imitando o movimento das ondas do mar.

Esta entidade está associada à prática de rituais ligados à Umbanda. Mas por que 7 ondas? Segundo a seita em questão, 7 é um número que representa Exu, filho de Iemanjá. Além disso, quando se pula as 7 ondas no mar, invoca-se os poderes de Iemanjá para abrir caminhos para o próximo ano.

Ora irmãos, clarividente é que esse ritual se trata de adoração a demônios, contrariando os preceitos e mandamentos de nosso Senhor Jesus! O próprio Apóstolo Paulo nos ensinou que o que é oferecido a ídolos, é oferecido a demônios: “Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios”. 1 Co 10:20

Não pratique essa adoração a demônios! Iemanjá trata-se de um demônio! Adore apenas ao Senhor Jesus, pois só Ele é Deus e digno de adoração!

A segunda tradição que desejo tratar nesse breve ensaio é a prática de se vestir roupas brancas na virada do ano, algo até inofensivo, à primeira vista. Mas qual a origem e significado dessa tradição?

A tradição de se usar branco durante o réveillon veio do Candomblé. Isso porque em meados dos anos 1970 alguns praticantes da religião, que tinham o costume de comemorar a virada do ano da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, usavam a cor branca como representação da paz e da purificação enquanto jogavam flores para Iemanjá, a rainha do mar, segundo a cultura. 

Dado a grande influência católica no povo brasileiro, e considerando o intrínseco sincretismo religioso que há entre o catolicismo e o candomblé, muitos evangélicos que se converteram do catolicismo ainda carregam a cultura de vestir o branco, de forma supersticiosa, na virada do ano.

Irmãos, Jesus veio para nos libertar de todo e qualquer cativeiro! Precisamos estar atentos para que não venhamos a estar em práticas ligadas a demônios por pura ignorância ou superstição.

Você não precisa pular 7 ondas, o que você precisa e dobrar seus joelhos e agradecer a Jesus por tudo que Ele é e por tudo que Ele fez por você! Agradeça pelo ano de 2016 e entregue o ano de 2017 nas mãos do Amado de nossa alma, nosso Senhor Jesus!

Você não precisa usar roupas brancas de forma supersticiosa na virada de ano. Veja, não que seja proibido você usar qualquer coisa, afinal, Jesus nos tornou livres. O que não pode é que haja no seu coração a ideia de que isso te trará “sorte” ou tenha algum poder quanto ao ano seguinte.

Queridos, libertem-se das tradições internalizadas em épocas distantes de Jesus. Ademais, Paulo nos ensina que devemos nos apartar de toda e qualquer aparência do mal: Abstende-vos de toda a aparência do mal. 1 Ts 5:22

Veja, você já foi vestido de vestes resplandecestes lavadas pelo sangue de Jesus: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”. Ap 3:5. Você já venceu e, no mundo espiritual, já está purificado em Cristo

Oro a Deus que, em 2017, você seja mais cheio do Espírito Santo e que o conhecimento de Deus tome conta de sua vida, para que possamos adorar ao nosso Senhor Jesus com todas as nossas forças, amando-O, honrando-O, louvando-O e prostrando-nos a Ele por ser o nosso Deus: “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo; Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados”; Cl 1:9-14

Tenham todos um excelente 2017!

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Jo 14:6

Grande Abraço,


Hélio Roberto.
Twitter: @heliorsousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário