“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4: 8
Precisamos entender o imenso poder que nossos pensamentos têm. É na mente que organizamos nossas idéias, que decidimos o que fazer sobre determinada situação, que se iniciam pensamentos que podem nos destruir, como também pensamentos que podem nos conduzir à vitória.
A Palavra de Deus nos adverte a tomarmos as rédeas de nossos pensamentos. Podemos chamar de várias formas: “pensamento positivo”; “mente positiva”; “pensamento encorajador”, contudo essas nomenclaturas podem nos induzir ao erro, em virtude de sua iminente relatividade; ou seja, o que pode ser “mente positiva” pra mim, pode não ser pra você. Assim, o que realmente precisamos fazer é fixar o referencial para nossos pensamentos na Palavra de Deus, o que nos deixará bem claro o que verdadeiramente é “positivo” e “encorajador”: “e levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo. 2 Coríntios 10:5b”.
É na nossa mente que as batalhas acontecem. Todo conflito ou vitória se inicia em nossa mente. Precisamos submeter nossos pensamentos aos preceitos de Deus para que tais pensamentos nos conduzam a um caminho de vitória! E digo mais: para não nos conduza a uma dolorosa derrota.
“Semeie um pensamento, colha uma ação.
Semeie uma ação, colha um hábito.
Semeio um hábito, colha um caráter.
Semeie um caráter, colha um destino!”
No versículo-chave (Filipenses 4: 8) encontramos a palavra “puro”. Tal termo se refere à pureza moral. Devemos ocupar a nossa mente com o que é moralmente puro. Não quero dizer que devamos viver em uma espécie de “bolha”, mas que não devemos nos envolver com questões amorais, de modo que possamos resguardar nossos pensamentos ao que efetivamente nos fará bem.
Além do termo “puro” encontramos a expressão “de boa fama”. Entendo que “de boa fama” quer dizer aquilo que é digno de comentário. Não falo de fofocas ou da mania de espalhar notícias ruins que a maioria das pessoas tem. Falo de levar notícias boas; de semear algo bom. Como está cada vez mais incontrolável o ímpeto das pessoas em disseminar tragédias e notícias cada vez mais chocantes. Precisamos policiar nossa mente para o que é verdadeiramente digno de nosso comentário!
A Palavra de Deus nos ensina o cuidado que devemos ter com nossa mente. Quando nos revestimos com a armadura de Deus, não podemos esquecer do capacete da salvação; ou seja, ao ser salvo (Porque: todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:13), devemos pensar como tal, ou seja, como uma criatura salva pela graça de Deus, isso é o nosso capacete da salvação. Ao entendermos nossa salvação e moldarmos nossos pensamentos a partir dessa baliza, tomamos posse do capacete da armadura de Deus: “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Efésios 6:17”, o qual protege nossa mente do que não é bom. Queira isso; faça a sua parte e deixe que Deus fará a dele!
Que você tenha um excelente dia e um ótimo fim de semana, submetendo seus pensamentos ao que realmente agrada a Deus; afinal, os pensamentos são a porta de entrada para o que é bom, como também para o que é mau. Que você somente permite que passe por essa “passagem” apenas aquilo que é bom e agradável a Deus!
“Abstende-se de toda espécie de mal. 1 Tessalonicenses 5:22”
Grande Abraço,
Hélio Roberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário